Desenvolvendo sistemas em PalmOS utilizando POO
Moacir Alves Pereira
Consultor de Sistemas de Mobilidade da RUNNING
Sabemos o quanto é trabalhoso desenvolver sistemas para tecnologia PalmOS, utilizando C++. Quem já não ficou horas e horas tratando de eventos do pequeno conjunto de objetos que compõem uma tela de cadastro e toda gama de API do PalmOS? Foi pensando nisso que esse artigo foi desenvolvido. Nele estarei abordando os primeiros passos para construção de uma simples tela de cadastro utilizando a ferramenta IDE CodeWarrior 9.0 e tecnologia POO, com o objetivo de gerar uma maior afinidade com as ferramentas em questão. Na próxima edição tratarei de assuntos um pouco mais complexos como a implementação de bancos de dados nessa plataforma de desenvolvimento. Por enquanto vamos nos prender ao básico dessa aplicação, levando em consideração os seguintes tópicos explicativos na seqüência:
· Iniciando a construção do projeto
· Desenhando a tela de cadastro
· Implementando as funcionalidades do cadastro
Iniciando a construção do projeto
Vamos iniciar a construção do projeto utilizando o assistente “Object Library for Palm OS Application Wizard”, como ilustrado na figura 1, informando o nome do nosso projeto e, em seguida, clicando no botão OK.
Figura 1
Feito isso, o assistente informa o nome do aplicativo que está sendo criado (figura 2). Aceitamos a sugestão e clicamos em “Avançar” nas demais telas até finalizar. Em seguida clique em “Concluir” para que o assistente crie a base da aplicação.
Figura 2
Na finalização do assistente teremos a estrutura do sistema conforme ilustrado na figura 3.
Figura 3 Estrutura criada pelo assistente
Desenhando a tela de cadastro
Para iniciar o desenho da tela utilizaremos a ferramenta PilRC Designer clicando na opção menu PalmOS à launch PilRC Designer.
Em seguida incluiremos os seguintes objetos no formulário, alterando suas propriedades, como ilustrado na figura 4, e depois salvamos.
Label à ID = lblNOME
Text = Nome
Field à ID = fldNOME
Label à ID = lblENDERECO
Text = Endereço
Field à ID = fldENDERECO
Button à ID = btnFirst
Text = <<
Button à ID = btnPrevous
Text = <
Button à ID = btnNext
Text = >
Button à ID = btLast
Text = >>
Figura 4 Disposição dos objetos na tela
Implementando as funcionalidades do cadastro
Agora vamos implementar a codificação necessária, alterando a classe CMainForm do arquivo MainForm.h, como ilustrado abaixo na figura 5:
Figura 5 Implementação dos objetos na classe CMainForm do arquivo MainForm.h.
Figura 6 Implementação dos eventos dos objetos no arquivo MainForm.cpp.
Conclusão
Com essas informações você já está apto a desenvolver
simples telas de cadastro para PalmOS, usando a ferramenta IDE Code Warrior
9.0, com tecnologia POO. Esse já é o primeiro passo para estabelecer uma boa
interface ao sistema móbile. Na próxima edição me aprofundarei um pouco mais no
assunto e traçarei as diretrizes para a implementação de banco de dados
utilizando a mesma ferramenta. Até lá.