Aplicativos que rodam no iOS nos dispositivos iPhone e iPad eram, até certo tempo atrás, desenvolvidos com a linguagem de programação Objective-C. Mais recentemente, a Apple criou uma nova linguagem para o iOS e OS X, a linguagem Swift, que demonstra ser mais intuitiva e produtiva para os desenvolvedores, isso sem comentar a simplicidade de desenvolver aplicativos utilizando ela.
Segundo a Apple, o iOS 8 é a versão com mais recursos para desenvolvedores desde o lançamento da App Store. Vejamos a seguir algumas novidades para os desenvolvedores e usuários em relação aos recursos e novas APIs:
Ø Aumento do número das opções de compartilhamento para que usuários tenham mais lugares para compartilhar o que for necessário como fotos, vídeos, sites e outros conteúdos com sites de mídia social, como o Facebook e o Twitter;
Ø Possibilidade de colocar marca d'água em documentos, adicionar um item a uma lista de desejos ou traduzir um texto;
Ø A central de notificações também teve melhorias, por exemplo, o desenvolvedor pode adicionar widgets que avisam e mostram o status de uma app;
Ø Os desenvolvedores podem criar novos teclados que o usuário instala e usa em todo o seu sistema. Uma vez que eles estejam disponíveis, pode ser escolhido o layout ou modo de digitar preferido do usuário.
Também foram inseridos novos kits e APIs para desenvolvedores de jogos, possibilitando a criação de jogos 2D ou 3D com maior aproveitamento de processamento. Vejamos a seguir alguns dos principais kits de desenvolvimento de jogos no iOS 8:
- Metal: os desenvolvedores podem criar jogos de alta complexidade. Ele foi aprimorado para que a CPU e a GPU trabalhassem em conjunto para chegar ao melhor desempenho possível. O Metal também foi estruturado para multithreading e vem com várias ferramentas para definir tudo que for necessário com a IDE Xcode;
- SpriteKit: os desenvolvedores criam jogos em 2D de alto desempenho, mas que consomem menos bateria. O iOS 8 traz vários aperfeiçoamentos que deixam os jogos em 2D ainda melhores. Essas novas tecnologias ajudam os personagens dos jogos a se movimentar com mais naturalidade. Fica mais fácil para os desenvolvedores colocar campos de força, detectar colisões e gerar novos efeitos de iluminação nos jogos;
- SceneKit: permite renderizar cenas de jogos em 3D para efeitos mais casuais. Ele possui mecanismos e maneiras mais fáceis para definir as ações de objetos em 3D. Além disso, os desenvolvedores podem tirar proveito da total integração com o SpriteKit e usar seus materiais nos jogos em 3D.
Outra novidade é a Swift. Ela é uma nova linguagem de programação desenvolvida pela Apple para que desenvolvedores possam desenvolver apps facilmente para dispositivos com sistema da Apple, neste caso para os sistemas iOS e MAC OS X. Trata-se de uma linguagem com características para o desenvolvimento de aplicações robustas. Fazendo uma pequena comparação entre a linguagem Objective-C e Swift, o Swift apresenta uma sintaxe mais agradável para programar e é de fácil aprendizado por parte de programadores iniciantes e também para quem vem de outras linguagens de programação.
Um ponto importante a ser destacado no desenvolvimento com Swift é que se pode facilmente agregar bibliotecas desenvolvidas em Objective-C em projetos com Swift. Desta forma, você pode facilmente aprimorar suas Apps com Swift.
Projeto de exemplo Swift com iOS 8 no simulador do iPhone
Antes de iniciamos a configuração necessária para o desenvolvimento de aplicações com Swift e iOS 8, é importante conhecer o Xcode e os requisitos para desenvolver os apps.
Xcode é a IDE para desenvolvimento de aplicações para os sistemas iOS e MAC O ...