Atenção: esse artigo tem três vídeos complementares.
Clique e assista o primeiro!
Clique e assista o segundo!
Clique e assista o terceiro!
Delphi Prism e ASP.NET – Parte 1
Delphi Prism e ASP.NET – Parte 2
Delphi Prism e ASP.NET – Parte 3
Delphi Prism e ASP.NET – Parte 4
Delphi Prism e ASP.NET – Parte 6
Delphi Prism e ASP.NET – Parte 7
Lançado pela Embarcadero, o Delphi Prism é a nova forma de desenvolver aplicações para o .NET Framework e Mono utilizando o Object Pascal e o IDE do Visual Studio. Nesta série de artigos, veremos como utilizar o Delphi Prism para criar um site de E-Commerce usando a tecnologia ASP.NET.
Para que serve
O objetivo principal desta série de artigos é familiarizar os desenvolvedores Delphi Win32 com o ambiente de desenvolvimento do Delphi Prism, o IDE do Visual Studio, bem como introduzir o desenvolvimento de aplicações Web. Dessa forma, faremos vários comparativos entre os dois IDEs e também entre os Frameworks ASP.NET e VCL, servindo como um excelente guia para diminuir a curva de aprendizado ao se aprender ASP.NET baseando-se nos seus prévios conhecimentos em Delphi Win32 (Desktop).
Em que situação o tema é útil
Esta série será muito útil para quem nunca desenvolveu aplicativo algum para Web, nem mesmo teve um primeiro contato com o Delphi Prism / Visual Studio. Ao desenvolver aplicações para Web, ganhamos inúmeras vantagens se compararmos ao ambiente Desktop: Deploy simplificado, uso de computação nas nuvens, não há necessidade de instalações visto que os usuários acessam um mesmo servidor na internet, não há dependência do sistema operacional, pois usamos um browser, não há preocupação com backups nos clientes, nem altos custos para manutenções e visitas aos clientes etc.
Resumo do DevMan
No primeiro artigo desta série, tivemos uma introdução ao Delphi Prism, seus objetivos e propósitos. A seguir partimos para a criação do banco de dados no SQL Server usado ao longo desta série. Na segunda parte iniciamos a criação do Web Site, aproveitando para falar dos fundamentos do ASP.NET e Visual Studio, sempre comparando-os com a VCL e RAD Studio, com o intuito de facilitar o aprendizado. Vimos a estrutura básica de um Web Site e iniciamos a construção do layout básico do site de E-Commerce (chamado “Computer Store”), bem como o sistema de navegação. Na parte 3, vimos como construir a página principal do site, exibindo a lista de produtos, mostrando como fazer a conexão com o banco de dados. Na parte anterior vimos dois importantes passos do site, tarefas comuns realizadas em qualquer tipo de aplicação Web que trabalhe com banco de dados: pesquisas com parâmetros. Nesta parte da série, vamos adicionar uma das principais funcionalidades do site, a possibilidade do usuário adicionar produtos a um carrinho de compras.
Neste artigo vamos falar muito de ADO.NET, tanto os componentes do provider para SQL Server quanto da classe DataSet. Esta classe faz parte do grupo de componentes desconectados. Podemos comparar o DataSet ao ClientDataSet da VCL do Delphi Win32, pois permite armazenar dados em memória. Porém, de nada adianta colocarmos estes dados em memória se não persistirmos esses dados no servidor de alguma forma, visto que, após processar uma requisição, o ASP.NET destrói tudo da memória (devido a sua natureza state-less). Para isso, veremos como usar o objeto Session, que permite gerenciar uma sessão de usuário.
Um DataSet pode conter dados vindos de praticamente qualquer banco de dados, utilizando para isso uma “ponte” através de um Managed Provider, como para o SQL Server que estamos utilizando até aqui. Assim como o ClientDataSet, um DataSet independe de fonte dados, podendo conter dados vindos de arquivos XML, Web Services, criados somente em memória (estilo tabelas temporárias – o que faremos aqui) entre outros.
...