Também é demonstrada a importância do DQS (Data Quality
Services) no TDQM. A qualidade de dados é fundamental para a qualidade da
informação, que por sua vez é muito importante para sistemas de tomada de
decisão e podem impactar diretamente no desempenho de uma empresa. Ter uma
forma rápida de identificar dados úteis e corretos é a primeira parte deste
processo.
Para um maior controle sobre a qualidade da informação, o melhor a se fazer é partir para um entendimento sobre o que é qualidade e a importância dela no processo produtivo. A qualidade de um produto ou serviço pode ser medida de acordo com a satisfação do cliente, seja em relação às características do produto ou serviço, diferenças que ele possui em relação à concorrência, preço, entre outros.
O controle de qualidade pode ser realizado através de vários indicadores e normas, dentre eles o ISO 9001 e o ISO 14000.
Analisar a qualidade de dados e informação é o primeiro passo antes de qualquer projeto de levantamento de informações, pelo simples fato de que o dado é o insumo básico para estas informações.
Desta forma, destaca-se a importância da qualidade de dados, que em casos de baixa qualidade podem gerar prejuízo nas empresas, além de dificultar o trabalho no levantamento de informações, atrasar projetos, entre outros impactos negativos.
O principal cliente da qualidade dos dados e da informação é o CIO, CEO, diretor, gerente, enfim, a pessoa responsável por fazer a informação se transformar em decisão. Para garantir uma melhor qualidade existem processos, metodologias e ferramentas que irão ajudar a implementar, melhorar e manter a qualidade das informações.
Gerenciamento total da qualidade de dados
Uma destas metodologias pode ser a utilização de TQM ou gestão de qualidade total, onde os termos gestão e qualidade já são de fácil entendimento, restando apenas entender o termo total que se refere ao fato da qualidade poder se estender desde a própria organização (ou instituição) até os fornecedores e parceiros no negócio.
Neste sentido, podemos entender que para gerir a qualidade da informação (IQ) de uma forma total é necessário analisar todos os dados e informações que irão fazer parte da tomada de decisão, e isto envolve informações externas.
Neste artigo iremos usar o termo TDQM para total data quality management, ou gerenciamento total de qualidade de dados.
Para detalharmos mais, os principais fatores que podem impactar na qualidade de dados e consequentemente na qualidade da informação são:
· Precisão: este fator ocorre quando analisamos um conjunto de dados e podemos verificar uma grande variação de valores, prejudicando uma análise de padrões e dificultando a elaboração de um resultado que se transforme em informação.
Exemplos de
problemas com a pre ...