Quer ter acesso a todos os cursos desse Guia?

Guia de Scrum

Com o aumento das exigências dos clientes e prazos cada vez mais curtos, encontrar opções para possibilitar o projeto, implementação e implantação de um sistema com mais qualidade e em menos tempo é fundamental. Veja a Guia Completa sobre Scrum!

Introdução ao Scrum

O Scrum é uma metodologia ágil de desenvolvimento e gestão de projetos que, apesar de não ser restrita à indústria de software, é mais conhecido e empregado nesse meio. Também chamado de framework, o Scrum propõe uma série de atividades e ferramentas que podem ser usadas e adaptadas à realidade de cada projeto para garantir o sucesso no que diz respeito à entrega de valor dentro dos prazos estabelecidos.

Se você está conhecendo o Scrum, acesse os artigos abaixo, que apresentam uma introdução ao framework e ao desenvolvimento ágil:

Para ter o primeiro contato com esse conceito e conhecer de forma mais aprofundada desse amplo universo, sugerimos os posts abaixo:

Scrum Master

O Scrum prevê papéis que devem ser desempenhados por membros da equipe a fim de obter os melhores resultados dentro do projeto. Um desses papéis é o Scrum Master, que atua com uma postura de liderança, gestão e resolução de problemas, visando sempre o bom desempenho do time.

Nos artigos a seguir você compreenderá melhor a função desse papel dentro do Scrum:

Para aqueles que atuam nessa função e desejam se destacar no mercado, além de se aperfeiçoar no desempenho do papel existe uma certificação que você pode conhecer melhor no artigo abaixo:

Product Owner

Outro papel que compõe o Scrum é o Product Owner. Este é responsável por definir os itens que irão compor o Product Backlog (tarefas/funcionalidades a serem executadas) e ordená-las por prioridade. Ele faz a comunicação entre os clientes e a equipe, traduzindo os requisitos de negócio em itens do backlog.

No curso abaixo você conhecerá esse papel e suas atribuições:

Veja também nos artigos a seguir conteúdos que lhe ajudarão a definir o melhor Product Owner para seu projeto, bem como se aprimorar nessa função:

Planning Poker

O Planning Poker é uma técnica usada para estimar e planejar atividades. A partir de um jogo de cartas baseado na sequência de Fibonacci a equipe pode atribuir pesos/valores a cada atividade prevista, definindo a quantidade de trabalho necessária para concluí-la. A partir disso pode-se planejar quais tarefas poderão ser executadas dentro de um período de tempo, evitando imprevistos e estouro de prazos.

eXtreme Programming - XP

O XP (eXtreme Programming) é outra metodologia de desenvolvimento ágil, mais focada em projetos de software. Devido às suas propostas distintas, o XP e o Scrum podem ser usados em conjunto, adaptando o melhor de cada um às necessidades do projeto e da equipe.

Nos conteúdos a seguir você conhecerá melhor as características dos dois:

Kanban

O Kanban é uma técnica de organização e planejamento de trabalho que consiste, basicamente, da organização visual das tarefas a serem feitas, em andamento e concluídas. Normalmente para isso são usados quadros físicos com post-its ou softwares especializados.

Quando usado dentro do Scrum, o Kanban facilita a gestão das tarefas e comunicação entre a equipe, que consegue visualizar rapidamente o status de cada atividade.

Engenharia de Requisitos

Sendo o Scrum uma metodologia amplamente utilizada no desenvolvimento de software, saber efetuar o levantamento de requisitos de forma eficiente e alinhada com as práticas do framework é fundamental para o sucesso do projeto.

Os artigos abaixo tratam dessa etapa, concentrando-se em como trabalhar de forma ágil, gerar o product backlog, entre outras dicas.

Gestão de equipes

A gestão da equipe é fundamental para garantir a produtividade e alcançar o sucesso em todo projeto. Nos artigos abaixo você confere conteúdos sobre esse assunto dentro do contexto do Scrum:

Nesse contexto, um grande desafio é lidar com equipes remotas e geograficamente distribuídas, assunto abordado nos artigos abaixo:

Testes no Scrum

A realização de testes está presente em todo o ciclo de vida das aplicações e tem por objetivos principais: garantir o bom funcionamento dos softwares e que este atende aos requisitos especificados. Veja como lidar com testes em projetos no qual está sendo aplicado o Scrum:

Gestão de projetos

A utilização do Scrum interfere diretamente na gestão dos projetos, definindo atividades e papéis que devem ser executados/desempenhados a fim de obter êxito. Nos links abaixo você verá como realizar a gestão eficiente de projetos nos quais se está empregando o Scrum:

PMBOK/PMI

O PMBOK (Project Management Body of Knowledge), produzido pelo PMI (Project Management Institute) é um guia com um conjunto de conceitos, ferramentas e técnicas que tratam da gestão de projetos e como ela deve ser feita. Os conhecimentos adquiridos desse guia podem ser usados em conjunto com o Scrum, como você pode ver nos links a seguir:

CMMI

Nesta seção você encontra artigos que lhe guiarão na integração do CMMI (Capability Maturity Model Integration) ao Scrum, unindo a metodologia ágil às práticas de evolução da maturidade dos processos.

MPS.BR

O MPS.BR (Melhoria de Processos do Software Brasileiro) é um movimento e um conjunto de práticas para a melhoria da qualidade do software no cenário brasileiro. Integrar esse modelo em projetos que usam o Scrum é possível e você verá como nos links a seguir:

Praticando

Nada melhor para fixar o conhecimento do que praticar, certo? Nesta seção separamos alguns conteúdos para que você possa aplicar na prática o que aprendeu até aqui.

Conteúdo extra

Nesta seção separamos alguns conteúdos adicionais para que você continue aperfeiçoando seus conhecimento sobre a utilização do Scrum em seus projetos de software:

Mais sobre Engenharia de Software

Além dos vídeos e artigos contidos nesse guia, a DevMedia publica com frequência novos conteúdos sobre engenharia de software, os quais você encontra nos Guias de Consulta abaixo:

Você também pode listar todo o conteúdo de Engenharia de Software clicando aqui.

Black November

Desconto exclusivo para as primeiras 200 matrículas!

<Perguntas frequentes>
Carreira
Por onde devo iniciar os estudos?

Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.

Em quanto tempo vou me tornar um programador?

O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.

Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?

Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.

Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?

A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.

Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?

Didática e Metodologia Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.

O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?

Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.

Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?

  1. Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
  2. Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
  3. Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens

A plataforma oferece certificados?

Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.

A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?

Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.

A DevMedia me forma como programador Full Stack?

Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!

Tem horário para as aulas?

Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.

Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?

Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.

Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?

Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.

Eu consigo estudar pelo celular?

Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.

A DevMedia tem aplicativo?

Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.

Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?

Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.

Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?

Oferecemos dois tipos de planos: o plano recorrente e o plano anual. No plano recorrente, a cobrança é lançada mensalmente no cartão de crédito, necessitando apenas do limite para uma parcela. No plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX ou no Boleto parcelado (sujeito à analise de crédito)

Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?

Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.

A plataforma tem planos vitalícios?

Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.

A DevMedia tem fidelidade?

Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.

Como funciona o cancelamento?

Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias, tanto no plano anual quanto no plano recorrente. Após esse período, se você estiver no plano recorrente e optar por cancelar antes de completar 12 meses, há uma taxa de 10% sobre o valor total. No plano anual, não há multas adicionais, mas o valor pago não é reembolsável.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.

A renovação é automática?

Sim, nosso plano anual renova automaticamente após 12 meses, proporcionando conveniência e continuidade no seu aprendizado. Na renovação automática não é debitado do seu cartão as 12 parcelas. Para facilitar e não prejudicar o seu limite, a renovação é feita no modelo recorrente, cobrando uma mensalidade a cada mês.
Além disso, a renovação não tem fidelidade, oferecendo total flexibilidade. Você também tem a liberdade de desativar a renovação automática a qualquer momento, garantindo controle absoluto sobre sua assinatura.

Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?

Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar