Neste artigo vamos criar uma aplicação completa de microblog utilizando ASP.NET. Este artigo será dividido em 3 etapas, sendo que nesta primeira vamos basicamente estruturar o HTML da aplicação utilizando tableless. Veremos boas práticas, compatibilidade com navegadores e JavaScript, incluindo o uso de AJAX.
Para que serve
O objetivo desta série de artigos é abordar todas as etapas de um projeto web, desde a criação do layout, montagem do HTML, criação da base de dados, estruturação da camada de acesso a dados, integração dos objetos com a camada de apresentação e finalmente a criação de serviços REST para expor informações desejadas.
Em que situação o tema é útil
Saber todas as etapas de um projeto web é essencial para qualquer programador. Desde a montagem do HTML a partir de uma imagem criada por um designer até a publicação no servidor de produção, existem muitas atividades que um bom desenvolvedor deve conhecer. Atrás de um exemplo prático veremos diversas boas práticas que podem lhe ajudar e muito a desenvolver produtos com mais qualidade.
Resumo do DevMan
Neste artigo vamos construir um microblog do início ao fim. Desde os conceitos mais básicos, passando pelo layout, montagem do HTML, banco de dados, camada de acesso a dados, integração com telas de apresentação, utilização de AJAX e até mesmo a criação de um serviço REST. É fundamental para qualquer profissional de TI conhecer as principais etapas de um projeto web. Nestes três artigos, veremos em detalhes como criar as principais partes que englobam o projeto, desde o “papel em branco” até a publicação da aplicação pronta em produção.
Diversos leitores me escrevem com dúvidas sobre integração ou com dificuldades de visualizar um projeto como um todo. Alguns desenvolvedores são muito bons com base de dados, mas não conseguem montar um HTML, por exemplo. Nestes três artigos pretendo dar uma visão global de um projeto web, desde a folha de papel, rabiscada em um “guardanapo”, até a entrega do projeto pronto para produção.
Conhecer todas as etapas de um projeto certamente é algo que leva tempo, e conseguir fazer bem todas elas é um desafio constante. Espero que com estes três artigos possamos criar juntos um produto de qualidade e que seja apreciado pelos usuários.
O Projeto – DevTwit
Muitos conhecemos e utilizamos os chamados “microblogs”, ferramentas sociais para comunicação com quantidade de caracteres limitada. Em um microblog o usuário pode se cadastrar, pesquisar outras pessoas e seguí-las. Ao seguir uma pessoa, o usuário passa a ler todas as mensagens enviadas por ela. O usuário também pode enviar suas próprias mensagens, que por sua vez serão lidas pelas pessoas que o seguem. Funcionalidades que giram em torno deste cenário são bem-vindas, como pesquisa de usuários, pesquisa de mensagens, entre outras. Algumas destas funcionalidades estarão disponíveis também através de serviços web, ou seja, outros sistemas poderão ser integrados com o DevTwit. Para estes serviços utilizaremos REST. Nesta primeira etapa do artigo vamos focar na interface e usabilidade do sistema.
Por onde começar um projeto web?
Esta pergunta é capaz de gerar muita discussão. Não existe uma única resposta correta, pois tudo depende muito do projeto, da equipe, do cliente, do prazo, metodologia utilizada etc. Metodologias ágeis de desenvolvimento de software pregam que devemos entregar o mais rápido possível, com o máximo de qualidade, o que mais gera valor para o cliente, e deixá-lo informar os próximos itens mais importantes, baseados na última entrega, para que então a equipe informe o que conseguirá entregar em um período pré-determinado.
Saber por onde o projeto deve começar pode ser uma decisão tomada em conjunto com o cliente, levando em conta o que agrega mais valor ao seu negócio e também o que a equipe será capaz de entregar. Com base nisso, vamos analisar agora alguns cenários.
Faz sentido começar pelo serviço web?
Serviços web são meios de fazer com que sistemas se comuniquem através de mensagens. Hoje em dia os tipos de serviços web, ou web services, mais comuns são baseados em princípios REST ou SOAP (RPC). Ao longo dos três artigos veremos as diferenças entre eles, portanto não se preocupe com isto agora.
Nós programadores podemos achar meio estranho começar pelo serviço web, uma vez que não temos a base de dados criada, o layout, a interface, e nem conhecemos direito as funcionalidades ainda. Então, como podemos começar pelo serviço web?
Imagine que o seu cliente exponha o seguinte cenário. Nós temos um prazo de três semanas para colocar a primeira versão deste projeto em produção, sendo cada semana um ciclo. Ele tem um parceiro estratégico que precisa integrar o sistema dele com o DevTwit. Ele já informou que precisa de duas semanas para integrar. Por onde faz mais sentido começar o projeto neste cenário? Certamente pelo serviço web. Neste caso seriam levantadas as funcionalidades necessárias para o serviço web, para que pelo menos a criação das interfaces dos serviços sejam criadas, mesmo que os dados sejam fictícios, ou seja, sem necessariamente termos a base de dados.
Com a interface do serviço pronta, o parceiro do cliente pode começar a integrar seu sistema com o DevTwit, pois neste momento não interessa para ele se as mensagens recebidas vêm de uma base de dados, de um arquivo XML, ou estão fixas no código. O que ele precisa saber, em um nível mais baixo, são os nomes dos “nós do XML”, o endereço de acesso, qual a tecnologia utilizada, enfim, tudo para que ele consiga em duas semanas integrar o seu sistema com o DevTwit.
Poderíamos neste caso criar endereços permitindo que o parceiro crie novos usuários, vincule-os a outros usuários, adicione novas mensagens, receba uma lista das últimas mensagens e assim por diante. Mesmo sem banco de dados nem objetos criados, estes métodos podem ser escritos como “esboços” (ou stubs), retorno apenas mensagens pré-definidas pois, nesta etapa inicial, o que importa para o parceiro é ter um endereço de serviço sobre o qual ele possa simular a sua integração.
À medida que o DevTwit for ganhando corpo, ou seja, que tiver uma base de dados e métodos funcionais, o serviço vai ao mesmo tempo ganhando vida, pois seus métodos passam a realmente executar as operações que se propõem a executar, mas baseados na mesma interface criada anteriormente.
Nota do DevMan
RPC (Remote Procedure Call) significa chamada de procedimento remoto é utilizado para criação de aplicativos cliente/servidor. O RPC é um estilo (sendo o SOAP o protocolo utilizado) para criação de aplicativos cliente/servidor no qual um proxy (objetos locais que permitem acesso ao servidor) é utilizado para permitir que métodos (funções ou procedimentos) sejam invocados de outra máquina como se estivessem trabalhando localmente.
Nota do DevMan
REST significa Representational State Transfer e é um conjunto de diretrizes de desenvolvimento de software para distribuição de sistemas hipermídia que trabalham em cima do HTTP. Quando utilizamos SOAP, na maioria dos casos, os dados empacotados são transferidos usando o protocolo HTTP. Neste caso, HTTP é utilizado apenas para transporte, já que ambos os lados (cliente e servidor) precisam conhecer SOAP para desempacotar e utilizar os dados. Em serviços construídos com REST (conhecidos também como serviços RESTful) não existe a necessidade do empacotamento dos dados transferidos pois a própria estrutura do HTTP é utilizada.
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<Perguntas frequentes>
Carreira
Por onde devo iniciar os estudos?
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos o plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
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