A linguagem Dart surgiu como alternativa ao JavaScript para ser executada em navegadores. Hoje ela é usada na criação de aplicativos em diversas plataformas, inclusive mobile, onde ela é a linguagem oficial do Flutter.
Algumas das características da linguagem Dart são:
- Orientação a objetos;
- É fortemente tipada, embora as declarações de tipo são opcionais;
- Compila código de máquina ARM e x64 para dispositivos móveis, desktop e back-end. E compila JavaScript para web.
O suporte ao Dart é garantido pelo Google que criou e mantém essa linguagem, bem como pela comunidade, visto que o Dart é um projeto gratuito e open source. Atualmente um dos maiores projetos onde ele é utilizado é o Google Ads, em suas versões web/mobile.
Pré-Requisitos
Os pré-requisitos para programar na linguagem Dart são:
Nesse artigo criaremos uma aplicação bem simples que exibe uma mensagem de “Hello World” no prompt de comando ou terminal, conforme a Animação 1.
Para criar esse programa vamos:
- Criar a classe HelloWorld;
- Criar uma instância dessa classe.
Em Dart usamos orientação a objetos ao criar classes e objetos.
Preparando o ambiente de desenvolvimento
Para criar nosso primeiro programa em Dart precisamos instalar duas ferramentas:
- SDK do Dart, que é um conjunto de recursos que nos permite criar e executar aplicações escritas nessa linguagem.
- Editor de códigos para escrever nossos códigos. Aqui vamos usar o Visual Studio Code, que possui extensões para a linguagem Dart.
Para obter o SDK do Dart vamos abrir o navegador e acessar sua página oficial. Nesta página temos três abas com as opções do SDK para as plataformas Windows, Linux e MacOS. Vamos escolher a instalação para Windows. Nesse caso temos duas opções: fazer a instalação pela linha de comando no PowerShell utilizando o gerenciador de pacotes Chocolatey, se tivermos instalado ou baixar um instalador pelo link “Dart SDK Installer for Windows”. Vamos baixar e executar o instalador conforme a Animação 2.
Para verificar a instalação abrimos o prompt de comando e executamos o comando dart --version. O resultado deste comando deve ser semelhante a Animação 3.
Vamos instalar a segunda ferramenta para programarmos em Dart que será o Editor de códigos Visual Studio Code. Clique no botão verde “Download” no alto à direita e você será redirecionado para as opções de download para as plataformas: Windows, MacOS e Linux. Selecione a sua opção e faça o download. Veja a Animação 4.
Ao concluir o download do arquivo podemos instalar o Visual Studio Code. Vamos abri-lo e instalar a extensão para a linguagem Dart, como na Animação 5.
Com esses passos temos nosso ambiente de desenvolvimento pronto.
Criando um projeto e a primeira classe
Para criar um projeto simples como uma aplicação que exibe um texto no prompt de comando, criamos uma pasta para o projeto e com o Visual Studio Code criamos um arquivo nessa pasta com a extensão .dart, conforme a Animação 6.
Antes de começar a escrever o código Dart vamos entender o que é uma classe: na programação orientada a objetos criamos classes que representam objetos do mundo real. As classes são formadas de atributos e de métodos que definem um objeto.
Os atributos são características. Por exemplo uma pessoa tem nome, sexo e data de nascimento, que seriam características ou atributos de um objeto, conforme a Figura 1.
Uma pessoa também tem comportamentos como correr, comer e dormir, que seriam como métodos de um objeto, conforme a Figura 2.
Vamos criar uma classe HelloWorld que terá um atributo:
- mensagem que será um texto.
E terá um método:
- Saudacao que exibe o valor do atributo mensagem.
Veja como fica essa classe na linguagem Dart, conforme a Listagem 1.
class HelloWorld{
String mensagem;
Saudacao() {
print(mensagem);
}
}
Explicando o código:
Linha 1: Cabeçalho da classe HelloWorld.
Linha 2: Atributo mensagem do tipo String.
Linha 4: Método Saudacao.
Linha 5: Comando print, que exibirá no prompt de comando o valor do atributo mensagem.
Criando a instância de uma classe
Para usar a classe que criamos anteriormente temos que criar uma instância dessa classe.
Em Dart declaramos um objeto que recebe a classe com seu construtor () conforme a Figura 3.
O objeto criado possui os atributos e métodos da classe.
Vamos criar um objeto e instanciar a classe HelloWorld conforme a Listagem 2.
main(){
var hello = HelloWorld();
hello.mensagem = "Hello World!";
hello.Saudacao();
}
Explicando o código:
Linha 1: Método main é o ponto de partida de um programa.
Linha 2: Declarando o objeto hello e atribuindo a classe HelloWorld com seu construtor.
Linha 3: Passando o texto Hello World! para o atributo mensagem.
Linha 4: Chamando o método Saudacao para exibir o valor do atributo mensagem no prompt de comando.
Como executar um programa
Agora vamos executar a aplicação. Para isso abriremos o prompt de comando ou o console na pasta do projeto. Executaremos o comando :
dart HelloWorld.dart
Veja a execução do programa conforme a Animação 7.
Parabéns! Você escreveu e executou seu primeiro programa com a linguagem Dart!