Primeiramente vamos criar um banco, depois as tabelas e consequentemente os relacionamentos.
Primeira Parte: Criar o banco de dados.
Crie um banco de dados, vamos fazer uso do assistente para a criação do banco, clique com o botão direito do mouse sobre a pasta DATABASES e escolha a opção NEW DATABASE..., em seguida abrirá um assistente de criação do banco, como mostra a figura 1:
Na opção Database Name escolha o nome do banco que irá ser criado, em seguida clique em OK, concluído.
Antes de iniciar a criação das tabelas, nunca esqueça de entrar no contexto do banco a ser utilizado.
Segunda Parte: Criar as tabelas do banco.
Vamos criar nossa primeira tabela para o banco LOJA, o nome da mesma será CLIENTES, expanda pasta do banco, clique com o botão direito do mouse sobre a pasta TABLES e escolha a opção NEW TABLE, em seguida abrirá um assistente de criação da tabela, como mostra a figura 2:
Para informações mais detalhadas de como criar tabelas, aconselho a leitura deste artigo.
crie a segunda tabela com o nome de PRODUTOS com as seguintes especificações, como mostra a figura 3:
Antes de concluir a criação da tabela PRODUTOS, clique sobre a coluna PRO_ID, vá até a COLUMN PROPERTIES que fica logo abaixo do assistente de criação da tabela e mude a opção IDENTITY SPECIFICATION para YES, com isso ele será auto-incremento, como mostra a figura 4:
Crie a terceira tabela com o nome de ESTOQUE, com as seguintes especificações, como mostra a figura 5:
Antes de concluir a criação da tabela ESTOQUE, mude a opção para aceitar o auto-incremento como foi mostrado na tabela PRODUTOS.
Crie a quarta tabela com o nome de PEDIDOS, com as seguintes especificações, como mostra a figura 6:
Antes de concluir a criação da tabela PEDIDOS, mude a opção para aceitar o auto-incremento como foi mostrado nas tabelas PRODUTOS e ESTOQUE.
Crie a quinta tabela com o nome de ITENS_PEDIDO, com as seguintes especificações, como mostra a figura 7:
Terceira Parte: Criando relacionamentos entre as tabelas.
Agora vamos criar os relacionamentos entra as tabelas, quero informar que principal ideia do artigo é apenas demonstrar como isso é feito na pratica, sem muitos detalhes sobre cada relacionamento.
Para dar inicio ao processo, no próprio Management Studio, expanda o banco onde foram criados as tabelas, em seguida com o botão direito do mouse clique sobre a pasta DATABASE DIAGRAMS, escolha a opção NEW DATABASE DIAGRAMS, antes de aparecer o assistente aparecerá uma janela, clique em YES para dar inicio ao processo de criação dos relacionamentos.
Aparecerá uma janela para você adicionar a tabelas, como mostra a figura 8:
Para ter uma visão ampla do seu banco de dados, adicione todas as tabelas, isso vai depender de como você queira trabalhar, veja na figura 9 o exemplo do nosso caso:
Vamos visualizar a tabela PRODUTOS, veja na figura 9, o campo PRO_ID também existe na tabela ESTOQUE, ou seja, o campo PRO_ID na tabela ESTOQUE será a chave estrangeira desse relacionamento, neste caso, clique nesse campo e arraste com o mouse até o campo PRO_ID na tabela PRODUTOS.
Depois que você clicar e arrastar aparecerá um assistente, criando um relacionamento e informando os campos e tabelas inseridos e quem estará com a chave primaria e estrangeira, como mostra a figura 10:
Para concluir clique em OK, agora existe um relacionamento entre as duas tabelas.
Não irei entrar em detalhes sobre os relacionamentos das outras tabelas, apenas será mostra o diagrama com todas as tabelas e seus relacionamentos, como mostra a figura 11:
Com isso finalizo este artigo, espero ter ajudado e até um próximo artigo.