Como o Cordova utiliza HTML, CSS e JavaScript para criar aplicativos mobile, temos a facilidade de poder acessar o projeto a partir do browser para testar seu funcionamento, sem que seja necessário sempre executá-lo em um emulador ou dispositivo. Para isso temos o comando cordova serve, que veremos em detalhes neste documento.
cordova serve
O cordova serve inicia um servidor web local para que possamos acessar o projeto diretamente do browser e verificar seu funcionamento. Sua sintaxe é a seguinte:
cordova serve [porta]
Caso o parâmetro porta não seja informado, o Cordova iniciará o servidor web na porta 8000. A partir daí poderemos acessar o projeto na URL http://localhost:[porta]/[plataforma]/www.
O comando serve só será executado se houver ao menos uma plataforma instalada no projeto. Como vimos na URL, é necessário informar a plataforma que desejamos acessar no browser, uma vez que é possível customizar o projeto para o Android, iOS, etc.
Para visualizar as plataformas disponíveis basta executar o seguinte comando, que listará os nomes das plataformas:
cordova platform list
A partir daí podemos adicionar uma das plataformas ao projeto, da seguinte forma:
cordova platform add nome_da_plataforma
Agora, com uma plataforma instalada no projeto podemos executar o comando cordova serve.
Exemplo prático
Nas Figuras 1 e 2 temos exemplos práticos de uso do cordova serve. Neste caso, primeiramente adicionamos a plataforma browser, da seguinte forma:
cordova platform add browser
Em seguida executamos o cordova serve. Na primeira figura executamos o comando na porta padrão, enquanto na segunda informamos a porta por parâmetro.
Nota: note que nos dois casos para encerrar a execução basta pressionar CTRL + C.Agora basta acessar http://localhost:8000/browser/www e teremos o seguinte resultado (browser é a plataforma que está instalada e 8000 é a porta escolhida) presente na Figura 3:
Ao acessar a aplicação no browser e verificar novamente o console poderemos ver algumas mensagens de log, como mostra a Figura 4 a seguir. Essas mensagens indicam as requisições que estão sendo feitas ao servidor web (páginas, arquivos de imagem, etc).