Quando estamos configurando pela primeira vez ou fazendo modificações no ambiente de desenvolvimento é importante saber se dispomos de todos os requisitos para criar as aplicações com Cordova. Para isso existe o comando cordova requirements, que será explicado neste documento.
cordova requirements
O comando cordova requirements imprime na tela os requisitos necessários para desenvolver aplicações para cada plataforma adicionada ao projeto, tais como versões dos SDKs e ferramentas adicionais que devem ser instaladas.
A sintaxe desse comando é a seguinte e ele deve ser executado na pasta do projeto:
cordova requirements [plataforma]
Se executarmos o comando sem argumentos ele imprimirá os requisitos necessários para o uso de todas as plataformas instaladas no projeto. Contudo, se informarmos a plataforma ele imprimirá os requisitos apenas para essa opção específica.
É importante observar que o comando cordova requirements só funcionará se houver ao menos uma plataforma adicionada ao projeto. Para visualizar as plataformas disponíveis basta executar o seguinte comando:
cordova platform list
A partir daí podemos adicionar uma das plataformas ao projeto, da seguinte forma:
cordova platform add nome_da_plataforma
Esse comando configura nosso projeto para que ele possa ser compilado para determinada plataforma, mas não faz a instalação dos pré-requisitos, como Java JDK, Android SDK, Windows SDK, etc. Por isso, após configurar o projeto para rodar naquela plataforma usamos o cordova requirements para saber se as ferramentas necessárias para essa compilação estão instaladas.
Exemplo prático
Na Figura 1 podemos ver o resultado da execução do comando cordova requirements em um projeto no qual havia sido instalada a plataforma Android. Note que a plataforma não foi especificada no comando, mas como ela estava instalada no projeto os requisitos para seu uso foram impressos.
Nesse caso é possível observar informações sobre o uso do Android SDK, do Java JDK e outras ferramentas necessária ao desenvolvimento para Android.