Quando executamos os comandos cordova build, ou cordova prepare + cordova compile, são gerados na pasta build de cada plataforma os pacotes referentes ao aplicativo compilado. No entanto, às vezes é necessário apagar esses pacotes e gerá-los novamente. Nesse caso podemos executar o comando cordova clean, que veremos em detalhes neste documento.
cordova clean
O comando cordova clean limpa os arquivos de compilação do projeto para uma plataforma, apagando a pasta build que é gerada dentro de platforms/[android, ios, etc]. Sua sintaxe é a seguinte:
cordova clean [plataforma]
Se executarmos o comando sem argumentos ele fará a limpeza da pasta build de todas as plataformas. Porém, se desejarmos efetuar a limpeza para apenas uma plataforma, basta informá-la como argumento.
Exemplo prático
Na Figura 1 podemos ver a estrutura de um projeto recém criado e compilado para a plataforma android (lado esquerdo), e o mesmo projeto após a execução do comando cordova clean android (lado direito).
Note que a pasta platforms/android/build foi removida após o clean. Agora, ao executar o comando cordova build ou cordova run os pacotes de cada plataforma serão gerados novamente, considerando as versões mais recentes dos arquivos utilizados.
O comando cordova build compila a aplicação para a plataforma informada. Por exemplo, cordova build android compila o projeto para Android. Já o comando cordova run também compila a aplicação para plataforma informada e além disso a executa após a compilação. Por exemplo, cordova run android compila e executa a aplicação no Android.