Conceitos da Linguagem Java.
POO
Programação Orientada a Objetos. Este tipo de programação trata os elementos da linguagem de maneira semelhante aos objetos reais.
Packages
É semelhante ao conceito de biblioteca de funções, sendo que um package (pacote) é um conjunto de classes, que ficam num diretório com o mesmo nome do pacote. O package default é o java.lang.*; que é adicionado a todo arquivo java mesmo que o programador não o referencie. O .* diz ao java para incluir todas as classes do pacote.
Classes
É um conjunto de objetos com características comuns. Uma classe é como um modelo para a criação de objetos, que tem as mesmas características da classe à qual pertence.
Objetos
É um elemento de uma classe. Temos uma classe "gatos" que é formada pelos objetos "gato". Todos os objetos tem em comum o fato de serem gatos (mesma espécie), mas podem ter características diferentes entre si. Objetos tem variáveis e métodos como também classes.
Instância
Uma instância de uma classe é um novo objeto criado dessa classe, com o operador new. Instanciar uma classe é criar um novo objeto do mesmo tipo dessa classe. Uma classe somente poderá ser utilizada após ser instanciada.
Métodos
Os métodos representam os estados e ações dos objetos e classes.
Variáveis
As variáveis e constantes representam as características dos objetos.
Packages
Classes - Objetos - Métodos e variáveis.
Interface
É a declaração de um conjunto de constantes e métodos sem qualquer implementação, usando a palavra implements. É o conjunto de requisições que um objeto pode atender.
Superclasse
Todas as classes são criadas tendo outra como base. A classe que gerou a outra é chamada de superclasse. E fazemos referência à supercasse de uma classe usando a palavra extends. A classe gerada é chamada de subclasse. Toda classe tem uma subclasse. Quando não declaramos explicitamente a superclasse a super default é a object.
Construtores
São usados para inicializar objetos. É o método que tem o mesmo nome da sua classe. Não pode ter um tipo de retorno e é chamado pelo operador new.
Polimorfismo
É a capacidade de um método executar a ação adequada dependendo do tipo de objeto.
Threads
São fluxos de execução paralelos, executando cada um tarefas diferentes. Em máquinas com dois ou mais processadores a execução pode ser simultânea e em máquinas com um único a execução será simulada, dividindo o tempo de processamento.
Herança
Quando a subclasse herda as características da superclasse. Denota especialização.
Encapsulamento
É o empacotamento (encapsulamento) de variáveis e métodos, ocultando a implementação do usuário. Representa reutilização, segurança e facilidade de manutenção.
Coleta automática de Lixo
Após processar o fecha-chaves do método main a linguagem libera a memória dos objetos até então em uso.
Dicas sobre Classes
- Sempre que possível use variáveis private;
- Nunca deixe de inicializar variáveis;
- Dividir classes grandes;
- Quando temos um programa composto por vários arquivos e o principal (aquele que contém o métod main) chama classes existentes nos demais, basta compilar o arquivo principal que os demais serão compilados;
- A palavra-chave this representa o objeto atual.
Links Úteis
- LINQ e C#: Efetuando consultas com Lambda Expressions:
Aprenda a realizar algumas consultas comuns e muito úteis em C# com LINQ e Lambda Expressions. - FireDAC: Como acessar Banco de Dados com Delphi:
Neste curso você aprenderá como acessar um banco de dados MySQL no Delphi utilizando a biblioteca FireDAC. - PHP: break/continue:
Aqui apresentamos as estruturas de controle break e continue. Com elas podemos interromper uma estrutura de repetição ou mover o cursor para a próxima iteração.
Saiba mais sobre Java ;)
- Carreira Programador Java:
Nesse Guia de Referência você encontrará o conteúdo que precisa para iniciar seus estudos sobre a tecnologia Java, base para o desenvolvimento de aplicações desktop, web e mobile/embarcadas. - Linguagem Java:
Neste Guia de Referência você encontrará todo o conteúdo que precisa para começar a programar com a linguagem Java, a sua caixa de ferramentas base para criar aplicações com Java. - JSF - JavaServer Faces:
Neste Guia de Referência você encontrará todo o conteúdo que precisa para conhecer o JSF, especificação Java que traz conceitos do padrão MVC e que facilita a construção de interfaces web utilizando componentes.