Este artigo apresenta uma visão geral de Cloud Computing, ou Computação na Nuvem, assunto que vem ganhando muito destaque nos últimos anos e que ainda gera muita polêmica. Uma de suas promessas é aumentar a eficiência do uso de servidores, disponibilizando seus recursos na forma de serviços. Além disso, através de Cloud Computing as aplicações tendem a ser vistas e comercializadas de uma nova maneira.
Para que serve
No modelo de aplicações tradicional, uma das dificuldades encontradas diz respeito à aquisição de licenças de software, que por vezes se tornam complicadas e caras. Cloud Computing endereça esse problema, apresentando estruturas de pagamento onde o cliente tenha acesso a recursos potencialmente ilimitados, mas pague apenas por aquilo que realmente utilizar.
Em que situação o tema é útil
Cloud Computing é promovida como sendo uma abordagem que possui um custo-benefício mais rentável em relação ao modelo tradicional, principalmente quando comparada a manutenção de infra-estruturas de grande porte, que normalmente acabam excedendo as necessidades computacionais e ficam ociosas na maior parte do tempo.
Resumo do DevMan
Manter um data center com
servidores físicos e sistema operacional, onde rodam as aplicações que são
finalmente acessadas pelos dispositivos clientes, demanda um investimento
considerável, e empresas de menor porte sequer possuem combustível financeiro
para investir nesse tipo de infra-estrutura. Cloud Computing diminui esses
custos, pois oferta desde recursos computacionais, como processamento e
armazenamento, até aplicações corporativas como serviço, sem a necessidade de
aquisição de licenças, sendo entregue e gerenciado através da internet por
fornecedores que cobram somente por sua utilização.
Autores: Evertom Coimbra de Araujo e Fábio Augusto Pandolfo
Cloud Computing (Computação na Nuvem) é notoriamente um dos temas de maior hype (excessiva publicidade em torno de uma ideia) dos últimos tempos, e um conceito tão amplo que acaba gerando um pouco de confusão até mesmo entre especialistas, pois existem diferentes definições e opiniões sobre o assunto.
Em 2008, o CEO (Chief Executive Officer) da Oracle Larry Ellison criticava toda a questão, dizendo que o termo Cloud Computing estava sendo utilizado em demasia, e aplicado a tudo no mundo da informática. Por mais controverso que possa parecer, o mesmo vem sendo lembrado pela inclusão de artigos, podcasts, eventos e até mesmo um fórum sobre Cloud Computing no site da Oracle.
...