Usando a Classe Scanner no Java
Quando se começa a conhecer os princípios da programação, com o tempo surge a vontade do desenvolvedor iniciante a trabalhar com programas no modo texto (console). Com esse princípio, muitos começam a usar a classe Scanner, pois tem justamente a finalidade de facilitar a entrada de dados no modo Console. Essa classe apareceu a partir do Java 5, antes dessa versão era complicado criar programas que recebiam valores de variáveis no modo Console.
Conceito da Classe Scanner no Java
O significado da classe Scanner para muitos no começo é um pouco complicado de entender, mas com o tempo o programador acaba se acostumando com a sua definição. Um scanner de texto simples pode analisar os tipos primitivos e strings usando expressões regulares.
A classe Scanner tem como objetivo separar a entrada dos textos em blocos, gerando os conhecidos tokens, que são sequências de caracteres separados por delimitadores que por padrão correspondem aos espaços em branco, tabulações e mudança de linha.
Com essa classe podem ser convertidos textos para tipos primitivos, sendo que esses textos podem ser considerados como objetos do tipo String, InputStream e arquivos.
Saiba mais: Entrada de Dados: Classe Scanner
Na Prática
Antes de tudo, é necessário saber algumas funções e aspectos que essa classe tem para exercer o funcionamento dentro do esperado. Quando invocada a classe Scanner, o compilador pedirá para fazer a seguinte importação:
import java.util.Scanner;
Como descrito na introdução, essa classe ajuda na leitura dos dados informados. Para fazer essa ação na prática, é necessário criar um objeto do tipo Scanner que passa como argumento o objeto System.in dentro construtor, do seguinte modo:
import java.util.Scanner;
public class TestaDeclaracaoScanner {
public static void main(String[] args) {
//Lê a partir da linha de comando
Scanner sc1 = new Scanner(System.in);
String textoString = "Maria Silva";
//Lê a partir de uma String
Scanner sc2 = new Scanner(textoString);
}
}
import java.util.Scanner;
public class ContaTokens {
public static void main(String[] args) {
int i = 0;
Scanner sc = new Scanner(System.in);
System.out.print("Digite um texto:");
while(sc.hasNext()){
i++;
System.out.println("Token: "+sc.next());
}
sc.close(); //Encerra o programa
}
}
O objeto System.in é o que faz a leitura do que se escreve no teclado. Veja abaixo como são invocados alguns dos métodos principais que correspondem com a assinatura que retorna um valor do tipo que foi invocado. Ou seja, para cada um dos primitivos existe uma chamada do método para retornar o valor especificado na entrada de dados, sempre seguindo o formato nextTipoDado().
Scanner sc = new Scanner(System.in);
float numF = sc.nextFloat();
int num1 = sc.nextInt();
byte byte1 = sc.nextByte();
long lg1 = sc.nextLong();
boolean b1 = sc.nextBoolean();
double num2 = sc.nextDouble();
String nome = sc.nextLine();
Como a classe Scanner trabalha com entrada de dados, sempre é uma boa prática fazer o uso do try/catch para que os sistemas fiquem bem construídos. A Figura 1 mostra o exemplo do erro quando o código não tem tratamento de exceção. Nesse caso, o usuário tenta inserir letras em uma linha que esperava ler o valor do tipo double.
Métodos da Classe
Na tabela abaixo são apresentados os principais métodos da classe Scanner.
Método | Descrição |
---|---|
close() | Fecha o escaneamento de leitura. |
findInLine() | Encontra a próxima ocorrência de um padrão ignorando máscaras ou strings ignorando delimitadores. |
hasNext() | Retorna um valor booleano verdadeiro (true) se o objeto Scanner tem mais dados de entrada. |
hasNextXyz() | Retorna um valor booleano como verdadeiro (true) se a próxima entrada a qual Xyz pode ser interceptada como Boolean, Byte, Short, Int, Long, Float ou Double. |
match() | Retorna o resultado da pesquisa do último objeto Scanner atual. |
next() | Procura e retorna a próxima informação do objeto Scanner que satisfazer uma condição. |
nextBigDecimal(), nextBigInteger() | Varre a próxima entrada como BigDecimal ou BigInteger. |
nextXyz() | Varre a próxima entrada a qual Xyz pode ser interceptado como boolean, byte, short, int, long, float ou double. |
nextLine() | Mostra a linha atual do objeto Scanner e avança para a próxima linha. |
radix() | Retorna o índice atual do objeto Scanner. |
remove() | Essa operação não é suportada pela implementação de um Iterator. |
skip() | Salta para a próxima pesquisa de um padrão especificado ignorando delimitadores. |
string() | Retorna uma string que é uma representação do objeto Scanner. |
Vamos mostrar alguns exemplos práticos do que pode ser feito com a classe Scanner.
As Listagens 5 e 6 fazem uso da programação orientada a objetos (POO). O objetivo é mostrar o que se pode fazer usando as lições básicas aprendidas na manipulação de objetos. Os métodos setters (setNomeAtributo) guardam o valor digitado que depois são usados para gerar a saída de cada objeto criado na lista.
public class Pessoa {
private Integer codigo;
private String nome;
private String endereco;
private Integer idade;
public Integer getCodigo() {
return codigo;
}
public void setCodigo(Integer codigo) {
this.codigo = codigo;
}
public String getNome() {
return nome;
}
public void setNome(String nome) {
this.nome = nome;
}
public String getEndereco() {
return endereco;
}
public void setEndereco(String endereco) {
this.endereco = endereco;
}
public Integer getIdade() {
return idade;
}
public void setIdade(Integer idade) {
this.idade = idade;
}
@Override
public String toString() {
return "Código: "+codigo+ "" +
"\n"+ "Nome: "+nome+"" +
"\n"+"Endereço: "+endereco+"" +
"\n"+"Idade: "+idade+"\n";
}
}
Na Listagem 6 é praticado um pouco de orientação a objetos. Esse código mostra que podem ser armazenados vários objetos Pessoa em uma lista e mais tarde impressos seus dados.
Faça um teste, insira dois ou mais cadastros e logo após escolha a opção 2. Nesse caso, serão impressos todos os objetos Pessoa guardados na lista.
import java.util.ArrayList;
import java.util.List;
import java.util.Scanner;
public class TestaPessoaScanner {
public static void main(String[] args) {
dadosPessoas();
}
public static void dadosPessoas(){
Scanner sc = new Scanner(System.in);
Pessoa pessoa;
List<Pessoa> listaPessoas = new ArrayList<Pessoa>();
int opcao = 0;
do {
System.out.println("## Escolha uma das opções abaixo ##");
System.out.println("Opção 1 - Cadastra pessoas");
System.out.println("Opção 2 - Imprime pessoas cadastradas");
System.out.println("Opção 0 - Sair do programa");
System.out.println("_______________________");
System.out.print("Digite aqui sua opção: ");
opcao = Integer.parseInt(sc.nextLine());
if(opcao == 1){
//Cria um novo objeto
pessoa = new Pessoa();
System.out.print("Digite o código: ");
pessoa.setCodigo(Integer.parseInt(sc.nextLine()));
System.out.print("Digite o nome: ");
pessoa.setNome(sc.nextLine());
System.out.print("Digite o endereço: ");
pessoa.setEndereco(sc.nextLine());
System.out.print("Digite a idade: ");
pessoa.setIdade(Integer.parseInt(sc.nextLine()));
System.out.println();
//Guarda o objeto pessoa em uma lista.
listaPessoas.add(pessoa);
}else if(opcao == 2){
if(listaPessoas.isEmpty()){
System.out.println("Não existem pessoas cadastradas, pressione uma tecla para continuar!");
sc.nextLine();
}else{
System.out.println(listaPessoas.toString());
System.out.println("Pressione um tecla para continuar.");
sc.nextLine();
} }
} while (opcao != 0);
sc.close();
}
}
Para concluir, vamos mostrar um recurso bem interessante que é possível fazer com a classe Scanner. A Listagem 7 mostra a possibilidade de ler o conteúdo de um usando Java.
import java.io.File;
import java.io.FileNotFoundException;
import java.util.Scanner;
public class LerArquivo {
public static void lerTexto(String nomeArquivo){
try {
File arquivo = new File(nomeArquivo);
Scanner sc = new Scanner(arquivo);
while(sc.hasNext()){
System.out.print(sc.nextLine());
}
sc.close();
} catch (FileNotFoundException e) {
e.printStackTrace();
}
}
public static void main(String[] args) {
lerTexto("poema.txt"); //trocar pelo caminho do arquivo desejado.
}
}
A Figura 2 mostra a localização do arquivo que fica dentro da pasta do pacote, o conteúdo do arquivo e a saída.
Conclusão
Então foi mostrada a importância do uso da classe Scanner, sobre a qual foram apresentados conceitos, características, métodos e muitas práticas. Um dos objetivos foi de trabalhar com POO, justamente para mostrar para os iniciantes o pequeno esforço que pode ser feito e a imensidão de conhecimento que pode ser adquirido em um simples exemplo.
Fico por aqui e espero que tenham gostado, até a próxima.