De que se trata o artigo: Neste artigo veremos como extrair os requisitos de usabilidade de uma aplicação, além de apresentar alguns artefatos de forma a agilizar a extração facilitando o trabalho do engenheiro de usabilidade.

Para que serve: Apresentar como é importante desenvolver sistemas com boa usabilidade e mostrar como esse fator é um diferencial em diversos tipos de aplicações nos dias de hoje.

Em que situação o tema é útil: Na extração de requisitos de usabilidade para desenvolvimento de quaisquer sistemas do tipo Client/Servidor ou Web. Além disso, o tema visa conscientizar as empresas de desenvolvimento que fornecer aplicações com melhor usabilidade é um diferencial no mercado.

Revista Engenharia de Software 13
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O conceito de usabilidade surgiu da necessidade de facilitar o manuseio de aplicações complexas, como sistemas para foguetes, aviação, trens, usinas, etc., proporcionando maior segurança para a vida humana. Com o passar do tempo o conceito foi difundido em outras áreas, como aplicações Client/Server e Web Sites, visando melhorar as características dos produtos tornando-os mais rentáveis. Mas como identificar que um software é mais usual do que outro? Neste artigo, será explicado como extrair os requisitos de usabilidade para o desenvolvimento de sistemas, obtendo informações objetivas e relevantes de como melhorar o manuseio de um produto, aumentando conseqüentemente sua rentabilidade.

Para extrair os requisitos de usabilidade de um sistema é necessário estudar quatro fatores responsáveis em direcionar o entendimento do desenvolvedor no momento da concepção do produto. Esses fatores podem ser expressos por meio de artefatos que deverão explicar sobre o perfil do usuário, a análise de tarefas, a plataforma em que o produto funcionará e os princípios gerais de design. Antes de explicar esses artefatos, será feito um overview sobre cada um deles:

  • Perfil do usuário: artefato indicando um estudo do público alvo que utilizará o software. As informações relevantes servirão para modificar a concepção do produto;
  • Análise de tarefas: artefato mostrando quais as ações mais críticas (importantes) o usuário fará no sistema. Em um Web Site de E-commerce, por exemplo, uma das tarefas mais críticas seria o cadastro do usuário e todo o ciclo de abertura e fechamento de pedido;
  • Plataforma utilizada: artefato que descreve as características da plataforma em que o sistema funcionará. Conhecer bem a plataforma é um fator muito importante de forma a identificar quais recursos devem ser ou não utilizados dela;
  • Princípios gerais de design: artefato que avalia o resultado baseado em estudos anteriores que descrevem o design do projeto, formatos, cores, etc. Através deste artefato tem-se um refinamento da solução, atacando realmente o que interessa.

Perfil do usuário

Não existe o melhor tipo de interface para todos os usuários de um sistema. Algumas interfaces podem otimizar o manuseio de uma aplicação para alguns usuários, como podem tornar um sistema extremamente complicado para outros. Por esta razão é necessário realizar um estudo sobre o perfil dos usuários que mais utilizarão a aplicação com o objetivo de que ela fique mais usual para a maioria dos “clientes”. O resultado do estudo sobre o perfil dos usuários é uma lista de requisitos, podendo ser segmentada por categoria (profissão), que servirá para direcionar a construção da interface.

Para iniciar o estudo, recomenda-se que você avalie as características mais comuns entre os usuários da aplicação e em seguida faça alguns refinamentos levando em consideração;

  • Características fisiológicas (atitude, motivação);
  • Conhecimento e experiência (habilidades específicas);
  • Características de trabalho (freqüência de uso);
  • Características físicas (deficientes visuais, daltônicos, etc.).

Essas características podem ser determinadas por meio de entrevistas e/ou questionários. No caso de sistemas desenvolvidos para utilização interna da companhia, várias informações podem ser obtidas através do RH da própria empresa. No caso de sistemas que serão utilizados pelos clientes de uma companhia, entrevistas e ações de marketing podem ser realizadas a fim de que os dados sejam coletados. No final do levantamento, as informações devem ser resumidas com o objetivo de que as conclusões sejam tiradas para compor a lista de requisitos de interface. Em alguns casos é válido dividir essa lista por categoria de usuários como médicos, engenheiros, recepcionistas, técnicos, etc.

É válido destacar que se a empresa deseja lançar um sistema (produto) radicalmente inovador haverá dificuldades para extração dos requisitos de interface, sendo em alguns momentos quase impossível determinar os potenciais usuários para a aplicação. Nesta situação, o produto deve ser lançado e os ajustes na interface devem ser feitos à medida que as características dos usuários forem levantadas com a utilização da aplicação.

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