Quando os nossos filhos crescem, uma preocupação que geralmente surge diz respeito à sua carreira profissional. Com tantas opções e incertezas diante de mercados diversos ficamos em dúvida de como ajudá-los. Mas ainda existem muitos ramos promissores e interessantes para explorar.

Nesse sentido, com o avanço da tecnologia, a programação se tornou um dos ramos protagonistas no mercado e o profissional pode contar com uma gama de possibilidades de atuação. Então, se o seu filho ou filha costuma se relacionar bem com aparatos tecnológicos, continue neste artigo que mostrará como motivá-los e convencê-los a estudar programação. Confira a seguir!

Conheça o trabalho do programador

A área da programação, hoje, é uma das mais relevantes do mercado, uma vez que as novas tecnologias da informação permeiam toda a nossa vida pessoal e profissional. Mas você sabe qual trabalho o especialista desse ramo desenvolve? O programador é a pessoa responsável por criar, desenvolver e manter diversos programas (softwares) em sistemas, ou para sua utilização em dispositivos como computadores, ou smartphones.

Para realizar esse trabalho, são utilizadas linguagens de programação, como o JavaScript, HTML, C++, entre outros. A partir dos comandos gerados, programas, sites, sistemas e aplicativos são criados e melhorados, o que garante ao programador uma atuação ampla e um mercado com grandes demandas.

Dessa forma, o programador pode atuar nas grandes empresas que comandam redes sociais, sites de buscas, produtoras de jogos, e em outras organizações que lidam com coleta, análise e tratamento de dados, fundamentais para a tomada de decisão e conquista dos objetivos.

Ramos de atuação do profissional da programação

Como podemos perceber, um programador, por poder lidar com várias linguagens, tem possibilidade de atuar em diversas áreas, o que pode ser muito interessante para quem está pensando a ingressar nessa carreira. Veja algumas delas:

Desenvolvedor Mobile

O desenvolvedor mobile é responsável pela criação de aplicativos em dispositivos móveis. Quem deseja atuar nessa área precisa, além de conhecimento em programação, dominar linguagens como Java e saber sobre estruturas e frameworks.

Hoje, podemos perceber um interesse muito grande dos jovens por smartphones e tablets, o que pode ser um grande motivador para convencê-los a trabalhar nessa área.

Desenvolvedor Web

Como o próprio nome sugere, o desenvolvedor web cuida do desenvolvimento da estrutura de um website. Essa tarefa exige que seja feita a organização, a criação e a manutenção de determinado site ou aplicativo e quem deseja atuar nessa área precisa dominar algumas linguagens como HTML, C++ e JavaScript.

Esse ramo da programação possui três subdivisões. Confira as funções que cada uma delas possui:

  • Front-End: relaciona-se com os aspectos visuais da página, que permite a interação do usuário com o site ou programa. Ou seja, está diretamente relacionado com a experiência do usuário;
  • Back-End: aqui, o trabalho é voltado para a estrutura do site e ao apoio ao usuário. É aquela parte do site que ninguém tem acesso — que não é vista, a não ser pelo programador —, mas que é responsável pelo ordenamento e armazenamento das informações;
  • Full Stack: o trabalho de Full Stack envolve tanto o Front-End quanto o Back-End. Ou seja, além de organizar os dados para que o navegador os acesse, desenvolve a parte interativa do site.

    Front-End e Back-End

    Desenvolvedor de jogos

    Seu filho ou filha é do tipo que pode passar horas na frente do videogame? Então, a programação pode ser a carreira ideal para eles. Uma das possibilidades de atuação desse profissional é nas produtoras de jogos, cujo trabalho envolve a criação de códigos — que dará forma ao jogo —, o desenho e o teste dos games.

    Para que um jogo seja criado, pessoas de diversas áreas precisam estar envolvidas, então, o programador lidará diariamente com roteiristas, designers, por exemplo. Esse espaço multidisciplinar gera muita motivação e troca de conhecimentos, o que faz dessa uma das áreas mais ricas de se atuar.

    Estúdios de jogos que contratam programadores

    Segundo relatório publicado pela New Zoo — empresa de análise e inteligência de mercado de games —, o mercado de games vem crescendo exponencialmente desde a pandemia, devendo alcançar o lucro de 219 bilhões de dólares até 2024. Muitas empresas vem se destacando nesse cenário. Confira algumas delas, que recrutam profissionais de todo mundo.

    Garena

    Garena Games
    Garena é uma desenvolvedora de jogos e editora de jogos online gratuitos de Singapura. É o braço de entretenimento digital da controladora Sea Ltd, que anteriormente se chamava Garena.

    Garena é uma desenvolvedora de jogos, responsável pelo lançamento de games famosos, como League of Legends, Fifa 2023, Heroes of Newerth e Free Fire, que conta com mais de 150 milhões de usuários.

    Rockstar Games

    Rockstar Games
    Rockstar Games, Inc. é uma produtora e publicadora de jogos eletrônicos fundada em 1994. Conhecida por ter criado grandes nomes dos jogos eletrônicos, a Rockstar é criadora das famosas séries Grand Theft Auto, Red Dead, Midnight Club, Bully, Max Payne e Manhunt.

    A Rockstar foi fundada em 1994 e se destaca por desenvolver jogos como GTA (Grand Theft Auto). Apesar de a sua sede ficar em Nova Iorque, é composta por várias empresas e estúdios ao redor do mundo.

    Bethesda Softworks LLC

    Bethesda Softworks LLC
    A Bethesda Softworks LLC é um braço de publicação norte-americano de jogos eletrônicos sediada em Rockville, Maryland, como subsidiária do Xbox Game Studios desde 2020. Foi fundada em junho de 1986 por Christopher Weaver como uma divisão da Media Technology e em 1999 tornou-se uma subsidiária da ZeniMax Media.

    Outra produtora de games que contrata programadores de vários países é a Bethesda Softworks LLC. subsidiária do Xbox Game Studios, é responsável por lançamentos famosos, como Hi-fi Rush, Readfall e Starfield.

    Vantagens de estudar programação

    Com o avanço da tecnologia, o mercado de programação ganha força a cada dia. Além disso, as possibilidades de atuação são inúmeras e bastante flexíveis. Elencamos outras vantagens de atuação nessa área para que você apresente ao seu filho ou à sua filha.

    A Programação está presente em quase tudo

    Ao prestarmos mais atenção, podemos perceber que a programação está presente em vários lugares. Podemos perceber a presença do trabalho de um programador quando acessamos a internet pelo computador ou smartphone, ou ao compramos uma roupa em um e-commerce e ainda, assistindo aulas EaD.

    Isso faz com que entendamos a importância dessa área para toda a sociedade e para o desenvolvimento da economia de um país. Portanto, é possível afirmar que a programação é uma área fundamental em qualquer lugar do mundo.

    Desenvolvimento de habilidades interpessoais

    Tomada ágeis de decisão, relacionamento com clientes, comunicação e trabalho entre equipes fazem parte das funções do programador. Por isso, ter que lidar com uma série de pessoas cotidianamente, acaba desenvolvendo as suas habilidades interpessoais.

    Além disso, a programação é uma área que exige atualização constante, colocando o profissional no hábito da aprendizagem.

    Outro fator importante no desempenho dessa tarefa é a capacidade de pensar logicamente, o que faz com que a resolução de possíveis problemas aconteça por etapas, de modo pragmático. Tudo isso é capaz de desenvolver, no profissional, inúmeras características de valor para o mercado.

    Flexibilidade

    A pandemia acelerou um fenômeno que já estava em curso: o teletrabalho, ou home office. Uma das áreas que mais se beneficiaram desse modelo foi a da tecnologia e, hoje, muitos desenvolvedores podem realizar as suas atribuições em casa.

    Isso não quer dizer apenas que um profissional pode ser contratado por qualquer empresa do seu país, mas também por qualquer uma das mais variadas partes do mundo. Esse cenário possibilita um aumento significativo de oportunidades e crescimento profissional, fundamental para qualquer especialista.

    Possibilidade de atuação sem diploma

    Um dos maiores atrativos da área de programação reside no fato da dispensa de diploma de nível superior. Os maiores centros de tecnologia do mundo já têm adotado essa prática, que aumenta a quantidade de candidatos, que, por sua vez, têm a oportunidade de mostrar as suas competências na prática.

    No entanto, é imprescindível ao aspirante a programador conhecimento na área. E isso pode ser facilmente obtido por meio da grande oferta de cursos no mercado, que oportunizam ao estudante o conhecimento nas diversas linguagens utilizadas no mercado.

    Jovem adolescente programando

    A importância dos pais na motivação da educação formal dos filhos

    Estudar é uma ação que demanda esforço e nem sempre estamos necessariamente dispostos a realizá-la. Além disso, dependendo do estágio do nosso desenvolvimento, focar em determinada tarefa pode ser algo difícil, por isso é tão importante a presença dos pais no processo de educação formal dos seus filhos.

    Dessa forma, estar presente significam entre outras coisas, abrir-se ao diálogo para que sejam compreendidas as características peculiares da criança ou do adolescente. Fazendo isso, é possível perceber quais as suas dificuldades e traçar, junto a eles, os melhores caminhos para superá-las.

    Sabemos que a escola também tem um papel importante nesse processo e deve atuar em conjunto com a família. No entanto, os pais são pessoas próximas, cuja convivência diária abre portas para o trabalho de motivação nos estudos.

    Dicas para motivar os filhos nos estudos

    Seja para exercer programação ou qualquer outra área, motivar a educação formal das crianças e adolescentes deve ser constante e cuidadoso. Para isso, os pais precisam perceber as particularidades de cada filho e ajudá-lo no que for necessário. Veja algumas dicas que separamos para você:

    Mostre disposição para ajudar

    Dedicar-se aos estudos e manter uma disciplina para poder construir uma carreira profissional sólida tem seus altos e baixos. Por isso, é fundamental que os pais fiquem por perto, demonstrando para os seus filhos que estão dispostos a ajudar, caso eles sintam que algumas dificuldades não possam ser superadas sozinha.

    Essa ação ajuda a criança ou adolescente entender que os processos têm seus entraves, mas isso não significa que eles sejam incapazes de realizar determinadas tarefas. Verifique quais as principais queixas e oriente-os da melhor maneira.

    Estabeleça algumas metas

    Metas são pequenos passos que levarão a um objetivo maior. Elas são essenciais para que possamos progredir, mesmo que lentamente. Portanto, defini-las ajudará o seu filho a dar os próximos passos e superar possíveis adversidades.

    Nessa etapa, as recompensas podem ser um grande agente motivador, desde que a meta seja conquistada. No entanto, é importante deixar claro que as tarefas devem ser realizadas, independente dessa prática.

    Ofereça materiais de estudos da área

    A área da programação, assim como muitas outras, exige atualização constante. Como sabemos, a evolução da tecnologia promove inovações o tempo inteiro e se manter informado a respeito é essencial. Por isso, ofereça livros ou revistas que tratem do tema de um modo instigante. Assim, seu filho pode fazer do estudo um grande hobby e, ao mesmo tempo, preparar-se para a sua carreira.

    A área da programação se mostra muito promissora, além de ser bastante vasta e interessante. Por isso, é muito importante que os pais saibam orientar os filhos na escolha por essa área, apresentando as vantagens da profissão, as possibilidades de atuação, principalmente para uma geração altamente conectada e com muita facilidade de se relacionar com tecnologia.

    Quer saber mais sobre as possibilidades da área da programação e como aprender a fazer esse trabalho? Conheça nossos cursos!