O Scrum é um framework para o gerenciamento de projetos ágeis. Por ser ágil, ele prioriza a satisfação dos clientes entregando o software com maior rapidez e qualidade. O framework Scrum é leve e de fácil entendimento e pode ser utilizado em diversos tipos de desenvolvimento como, por exemplo: em sistemas embarcados, aplicações para redes de computadores, software comercial, websites, aplicações para telefones celulares e smartphone, controladores de satélite, entre outros.
O Scrum apresenta diversas características, as principais são:
- A participação dos clientes no projeto;
- Entregas frequentes e intermediárias com as funcionalidades finalizadas;
- Planos de mitigação de riscos;
- Os problemas não são ignorados;
- A evolução do projeto e da equipe é discutida diariamente através de reuniões rápidas;
- Transparência no planejamento e no desenvolvimento da tarefa;
- Os locais e horas de trabalho são estabelecidos;
- Pode ser utilizado em projetos de pequeno e grande porte.
Muitas organizações usam o framework ágil Scrum, entre elas destacam-se: Xerox, HP, Nokia, Yahoo, Microsoft, Once, Google, Philips, Siemens, BBC, Capital One, First American Real Estate, Nielsen Media, HP, Borland, Globo, Abril, UOL, Locaweb, entre outras. O Scrum é composto por práticas como papéis, eventos (atividades básicas) e artefatos. Cada elemento do framework tem um propósito específico e é fundamental para seu uso e sucesso. A Tabela 1 apresenta as práticas do Scrum.
Papéis | Eventos | Artefatos |
---|---|---|
Product Owner | Reunião de planejamento da Sprint | Product Backlog |
Scrum Master | Reunião diária | Sprint |
Equipe | Reunião da revisão da Sprint | Produto ou funcionalidade concluída |
Retrospectiva da Sprint |
Os eventos do Scrum são utilizados para criar uma rotina e reduzir a necessidade de reuniões não estabelecidas no Scrum. Através dos eventos são possíveis as revisões nas tarefas e maior transparência no projeto.
Os eventos são do tipo time-box, ou seja, possuem um tempo máximo definido para não atrasar o andamento do projeto. Quando um evento inicia, a sua duração é pré-estabelecida, não podendo na maioria das vezes, ser reduzida ou aumentada.
No Scrum, as tarefas são desenvolvidas em ciclos de trabalho com duração de uma semana a um mês. Este ciclo é denominado Sprint. As tarefas são administradas pelo Product Owner em uma lista chamada Product Backlog. O Product Backlog nada mais é do que uma lista contendo as características, melhorias, tecnologias e correções. Seus itens possuem os atributos de descrição, importância (prioridades) e estimativa.
Em períodos de tempo, o Product Backlog dá origem a outra lista contendo todas as atividades que serão criadas na Sprint, a lista completa (utilizando fatores como risco, custo, valores e conhecimento) é denominada Sprint Backlog. No final da Sprint tem-se o resultado do trabalho, ou seja, o produto ou a funcionalidade concluída.
...