Esse artigo busca apresentar soluções a equipes que pretendem aplicar e gerenciar o conhecimento organizacional.

Figura 1: Gestão de conhecimento
A necessidade da gestão de conhecimento é nítida, porém a questão de colaboradores e gestores é como iniciar esse processo. Abaixo estão algumas soluções que facilitam a implantação da gestão de conhecimento em organizações.
Estimular o conhecimento no grupo envolvido é o primeiro passo para a gestão de conhecimento, implantar a política que todos têm algo a oferecer, seja o domínio de ferramentas e linguagem, até as experiências em diferentes áreas.
Ações simples podem contribuir para estimular equipes e a enriquecer de conhecimento a organização:
Crie canais de discussão de interesses comuns de todos os envolvidos

Figura 2: Criar canais de discussão
Os blogs são sugestões que quebram alguns paradigmas, e se inicia a cultura de levantar problemas e melhorias e de discuti-las, destacando que isso só é possível em organizações onde é permitido um canal livre onde o colaborador tem liberdade em contribuir através de suas ideias.
Reuniões para coletar ideias e apresentar diferentes pontos de vistas

Figura 3: Reuniões
Utilização da técnica brainstorming, levantando questões e discutindo, analisando diferentes pontos de vista. Vale destacar que pode ser um hábito, onde em momentos definidos podem ser realizada essas ações. É comum organizações realizarem isso a cada projeto, o que é um ponto positivo, mas é interessante expandir para a organização, auxiliando diferentes setores na tomada de decisão.
COMPARTILHE CONHECIMENTO
Registrar lições aprendidas em todos os projetos realizados na organização

Figura 4: Registrar lições aprendidas
Todos os projetos realizados pela a organização devem ter suas lições aprendidas registradas e discutidas, podendo essas lições serem compartilhadas no que explica o item anterior.
Incentivo a publicação de artigos e participação em projetos
O conhecimento deve ser estimulado, mas deve ter canais de registro. O conhecimento individual enriquece o conhecimento organizacional, por isso a organização deve estimular colaboradores na busca de conhecimento constantemente e alinhar aos objetivos da organização.
Subsídios para formação, eventos da área, onde o conhecimento seja compartilhado

Figura 5: Conhecimento compartilhado
Existem vários eventos de área especifica de interesse de colaboradores, mas que o tempo e o custo para o individuo são altos e inviáveis, mas para a organização acaba não sendo. Por isso as organizações podem transformar o conhecimento individual em organizacional, exigindo o compartilhamento de conhecimento e investindo em quem pode contribuir.
Criar uma biblioteca de conhecimento especialista
Onde todos na empresa saibam a especialidade de seus colegas e possam consulta-los, ou seja, todos os colaboradores podem realizar tarefas de consultorias internas e trabalharem também como mentoring.
Torne todos responsáveis pela organização

Figura 6: Responsáveis pela organização
Não centralize a busca de solução no gestor. Gerenciar uma organização não é uma tarefa muito fácil, e muitas organizações centralizam nesse papel também toda e qualquer busca de solução para tomada de decisão.
A busca de solução deve ser descentralizada, por exemplo, precisamos encontrar uma ferramenta que permita gerenciar projetos mais rapidamente. Esse tipo de problema é típico de organizações de TI, então se cria um estimulo, como premiação para as melhores soluções, tempo adicional para pesquisa e outras formas para que diferentes envolvidos encontrem maneiras de se melhorar o processo e apresente-as. Mesmo que a tomada de decisão seja centralizada, ela é baseada em um embasamento prático. Esses estímulos também são solucionadores de problemas de outros setores, como RH, por melhorar a satisfação e interação dos indivíduos, os tornando fundamentais para as melhorias na organização.
A BOA COMUNICAÇÃO GERA RESULTADOS
Transforme tudo em conhecimento organizacional

Figura 7: Conhecimento
Aquela ideia do colaborador, aquele trabalho extracurricular, aquele projeto interessante de uma nova tecnologia, de um novo produto, deve ter canais para se chegar a estratégia organização.
Muitos colaboradores possuem ideias interessantes que, por falta de estímulo, acabam sendo engavetadas.
A organização pode encontrar alternativas para conhecer e utilizar junto com o colaborador essas boas ideias e concretiza-las.
UTILIZE O CONHECIMENTO COMO ESTRATÉGIA
Contrate e invista em pessoas certas
Reter conhecimento é um problema na organização, o individuo que possui essa característica deve ser identificado antes da contratação, ou antes de investir no mesmo. Infelizmente esse tipo de colaborador bloqueia o processo e o fluxo de compartilhamento de conhecimento, o que acaba resultando em falta de comunição e carência de conhecimento.
A melhor opção é incentivar o compartilhamento de conhecimento, moldando o profissional através de ações e melhorias no processo.
Trabalhe com transparência e dissemine isso na organização
Não importa o problema que haja, deve ser falado sobre ele, resolvido e dado o próximo passo. Isso possibilita uma segurança e confiança dos envolvidos, e não se perde tempo em discussões intermináveis e sem sentido. Comunição caminha junto com conhecimento.
Para todos, a gestão de conhecimento deve ter o mesmo grau de importância
Não adianta implantar no papel o processo de gestão de conhecimento, mas na prática esse não ser respeitado.
DISCURSO E PRÁTICA ALINHADOS
As formas de estimular o conhecimento organizacional são simples, mas os resultados são grandes. Centralizar o conhecimento organizacional ainda é um dos maiores problemas das empresas de TI, onde o mercado inova em uma velocidade maior do que nos outros setores, ter com seus colaboradores um canal de rápido e positivo é estar à frente, descobrir novos mercados, novas tecnologias e ferramentas que melhorem seus resultados.
Se você tem uma maçã e eu tenho uma maçã, e nós trocamos as maçãs, então você e eu ainda teremos uma maçã. Mas se você tem uma ideia e eu tenho uma ideia, e nós trocamos essas ideias, então cada um de nós terá duas ideias. (George Bernard Shaw)
CONCLUSÃO
Muitas dificuldades enfrentadas pelas organizações são resultados da centralização de conhecimento, a hierarquia de decisões e principalmente a falta de uma melhoria na sua politica e gestão.
O mundo atual é movido a conhecimento, assim como o individuo, porém muitas empresas não se adaptaram ao novo mundo, permanecendo no perfil obsoleto, onde os gestores detêm o saber, o que é impossível hoje.
Para empresas que pretendem estar atualizadas e principalmente compostas por colaboradores motivados e incentivados, criar canais onde há troca de informação e conhecimento é fundamental.
REFERÊNCIAS
Leia também: