Classes Wrapper: Explorando as classes que empacotam os tipos primitivos
Trata das classes wrappers, que empacotam tipos primitivos, as diferentes maneiras de criar esses objetos, métodos utilitários que são usados principalmente na conversão entre primitivos e Strings e os recursos boxing/unboxing.
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Do que se trata o artigo: Trata das classes wrappers, que empacotam tipos
primitivos, as diferentes maneiras de criar esses objetos, métodos utilitários que são usados principalmente na
conversão entre primitivos e Strings e os recursos boxing/unboxing.
Em que situação o tema é útil: O uso de classes wrappers é importante
quando precisamos encapsular tipos primitivos, de modo que eles possam participar de funcionalidades
relacionadas à orientação a objetos. Um exemplo disso é seu uso em operações com collections.
Resumo DevMan: Tipos primitivos em Java a tornam uma linguagem híbrida.
Porém, as classes wrappers contornam esse problema, pois permitem que tipos primitivos sejam encapsulados e
possam ser empregados em operações que exijam o uso de objetos, tais como em collections. Nas versões anteriores
a Java 5, no entanto, a utilização desses objetos dava um pouco de trabalho ao programador, que precisava
empacotar/desempacotar explicitamente os valores primitivos. Após essa versão de Java, esse processo se tornou
automático, sendo chamado de boxing/unboxing. São fundamentalmente esses os tópicos abordados nesta matéria,
além da adoção de classes empacotadoras, juntamente com var-args e ampliação, em casos de sobrecarga.
Sempre se ouviu dizer que Java é uma linguagem cujo paradigma é a orientação a objetos. No entanto, também se sabe
que comumente lidamos nas aplicações com os tipos denominados primitivos. E lidar com tipos
primitivos juntamente com objetos sempre foi uma necessidade do desenvolvedor. Mas, antes de Java 5, tais tipos não
poderiam ser adicionados em um ArrayList, por exemplo, pois o método add() desse collection aceita apenas objetos como
argumento. Assim, o código da Listagem 1 não funcionará em versões de Java anteriores a 1.5.
Listagem 1. Tentando adicionar um primitivo em um collection.
int i = 5;
ArrayList a = new ArrayList();
a.add(i);
A solução para isso é tratar os primitivos como objetos usando o que chamamos classes wrapper
(empacotadora). Há uma classe wrapper correspondente a cada tipo primitivo em
Java. Uma classe empacotadora encapsula um único valor de um tipo de dado primitivo. Por exemplo, a classe Integer
deve tratar um valor int.
Uma outra situação em que as classes wrapper são úteis é quando precisamos converter um
objeto em um tipo de dado primitivo. Por exemplo, digamos que em nossa aplicação, uma interface gráfica do usuário
solicite que seja digitada a idade de uma pessoa em uma caixa de texto JTextField. Contudo, sabemos que caixas de
textos retornam seu conteúdo em uma String, o que requer uma conversão para int de maneira que possamos realizar
cálculos com a idade na aplicação.
Para completar os casos que justificam o uso de classes empacotadoras, citamos o fato de que os primitivos não têm
métodos. Os métodos relacionados a um tipo primitivo encontram-se na classe wrapper
correspondente. Dessa forma, se for necessário manipular um tipo primitivo em nossa aplicação, devemos consultar a
documentação da classe empacotadora referente ao tipo, para verificar se a operação que desejamos é oferecida por
algum método da classe.
As classes wrapper existem desde a versão 1.1 da linguagem, mas só a partir da versão
1.5 que foram implementados os recursos de boxing e unboxing, que estudaremos neste artigo. Além disso, iremos apresentar o uso dessas
classes em situações como: instanciação, sobrecarga e conversão de tipos, entre outras. Veremos que os recursos de
boxing e unboxing são os que permitem que o código da
Listagem 1 funcione nas versões mais recentes de Java.
Visão geral das classes wrapper
Cada tipo primitivo em Java possui uma classe empacotadora correspondente. Por exemplo, a classe wrapper para int é Integer, para float é Float, e assim por diante, conforme pode ser
visto na Tabela 1. Observe que o nome do tipo primitivo é simplesmente o mesmo nome da classe wrapper em minúsculas, exceto o tipo char, que corresponde a Character, e int, cuja
classe correspondente é Integer. Na Tabela 1 podemos observar também quais os possíveis argumentos que podem
ser passados ao construtor de cada classe.
Tabela 1. Classes wrapper e seus construtores.
Primitivo
Classe Wrapper
Argumentos do construtor
boolean
Boolean
boolean ou String
Byte
Byte
byte ou String
Char
Character
char
double
Double
double ou String
Float
Float
float, double ou String
Int
Integer
int ou String
Long
Long
long ou String
short
Short
short ou String
As classes wrapper são parte do pacote java.lang, o qual é importado por default em todos os programas Java. Dessas classes, as numéricas – Byte, Short, Integer, Long, Float e Double –
estendem a classe Number. Number é uma classe abstrata e
também é superclasse de ...
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Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos dois tipos de planos: o plano recorrente e o plano anual. No plano recorrente, a cobrança é lançada mensalmente no cartão de crédito, necessitando apenas do limite para uma parcela. No plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX ou no Boleto parcelado (sujeito à analise de crédito)
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
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A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias, tanto no plano anual quanto no plano recorrente. Após esse período, se você estiver no plano recorrente e optar por cancelar antes de completar 12 meses, há uma taxa de 10% sobre o valor total. No plano anual, não há multas adicionais, mas o valor pago não é reembolsável.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
A renovação é automática?
Sim, nosso plano anual renova automaticamente após 12 meses, proporcionando conveniência e continuidade no seu aprendizado. Na renovação automática não é debitado do seu cartão as 12 parcelas. Para facilitar e não prejudicar o seu limite, a renovação é feita no modelo recorrente, cobrando uma mensalidade a cada mês.
Além disso, a renovação não tem fidelidade, oferecendo total flexibilidade. Você também tem a liberdade de desativar a renovação automática a qualquer momento, garantindo controle absoluto sobre sua assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
Eu sabia pouquíssimas coisas de programação antes de começar a estudar com
vocês, fui me especializando em várias áreas e ferramentas que tinham na plataforma, e com essa
bagagem consegui um estágio logo no início do meu primeiro
período na faculdade.
Estudo aqui na Dev desde o meio do ano passado!
Nesse período a Dev me ajudou a crescer muito aqui no trampo. Fui o primeiro desenvolvedor contratado pela minha
empresa. Hoje eu lidero um time de desenvolvimento! Minha meta é continuar estudando e praticando para ser um
Full-Stack Dev!
Economizei 3 meses para assinar a plataforma e sendo sincero valeu muito a
pena, pois a plataforma é bem intuitiva e muuuuito
didática a metodologia de ensino. Sinto que estou EVOLUINDO a cada dia. Muito
obrigado!
Nossa! Plataforma maravilhosa. To amando o curso de desenvolvimento
front-end, tinha coisas que eu ainda não tinha visto. A
didática é do jeito que qualquer pessoa consegue aprender. Sério, to apaixonado,
adorando demais.
Adquiri o curso de vocês e logo percebi que são os melhores do Brasil. É
um passo a passo incrível. Só não aprende quem não quer.
Foi o melhor investimento da minha vida!
Foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida e tenho aprendido
bastante com a plataforma. Vocês estão fazendo parte da minha jornada nesse mundo da
programação, irei assinar meu contrato como programador
graças a plataforma.
Wanderson Oliveira
Comprei a assinatura tem uma semana,
aprendi mais do que 4 meses estudando outros cursos. Exercícios práticos que não tem
como não aprender, estão de parabéns!
Obrigado DevMedia, nunca presenciei uma plataforma de ensino tão presente na vida acadêmica de
seus alunos, parabéns!
Eduardo Dorneles
Aprendi React na plataforma da DevMedia há cerca de 1 ano e meio... Hoje estou há 1 ano empregado trabalhando 100% com
React!
Adauto Junior
Já fiz alguns cursos na área e nenhum é tão bom quanto o de vocês. Estou aprendendo
muito, muito obrigado por existirem. Estão de parabéns... Espero um dia conseguir um emprego na
área.