Inicie a sua carreira programador Full Stack
O que é um programador Full Stack?O que é um programador Full Stack?
Um software, seja ele uma página web ou um aplicativo, pode ser dividido em duas partes: front-end e back-end.
Front-end
O front-end é a parte do software que o usuário consegue ver e interagir. A tela do site ou aplicativo, os botões, formulários, ícones e imagens que aparecem na tela, além do comportamento, ou seja, o que vai acontecer quando o usuário clicar no botão é responsabilidade do programador front-end. Por exemplo, é no front-end do Spotify que você visualiza uma lista de música.
O front-end pode ser web, um site como por exemplo g1.globo.com.br ou mobile, um aplicativo de celular como por exemplo WhatsApp.
Back-end
O back-end é o motor do software, ou seja, é a parte do software que lida com os dados e com o processamento desses dados. Por exemplo, é no back-end do aplicativo do Itaú que fica salvo o saldo da sua conta e é no back-end do aplicativo do MercadoLivre que fica salvo os produtos que você comprou.
Full Stack
Existe um programador para cada um dos casos, ou seja, um programador front-end, que cuida da parte onde o usuário vai interagir com o software e um programador back-end, que cuida do motor do software, ou seja, que cria códigos para processar os dados.
Essas duas camadas, front-end e back-end, podem ser feitas por um único programador chamado Full Stack. Em resumo, um programador Full Stack domina a programação front-end e back-end.