Business Intelligence 2.0 chega ao mercado com conceitos idênticos aos de Business Intelligence tradicional, porém com inovações na tomada de decisão, partindo não somente dos dados históricos das organizações, e sim a partir da integração desses dados com os dados que o mundo partilha hoje nas mídias sociais em tempo real. Essa é a principal inovação que o BI 2.0 quer demonstrar para as organizações, que nem somente os dados brutos vindos de um DW (Data Warehouse) ou de um DM (Data Mart) são suficientes para fazer o negócio dar certo, mas sim com a junção de ideias provenientes de redes sociais, unindo o útil ao agradável.
Mediante essa nova abordagem de BI, espera-se uma grande ascensão no mercado, com novas necessidades impulsionadas pela volumosa quantidade de dados que permeiam toda empresa nos dias de hoje, surgem novas práticas e métodos para revolucionar o processo de tomada de decisão, com relatórios em tempo real e com a integração com as mídias sociais e diversos fóruns, descentralizando as decisões tomadas anteriormente somente pela alta gestão da organização. O BI 2.0 surge com um foco a mais para organização, que é ouvir e buscar informações de milhares de usuários espalhados na web. Trazendo também ao mercado características inovadoras, soluções mais rentáveis e econômicas para a organização, além de ferramentas que disponibilizam informações em tempo real.
O BI 2.0 funciona como um orientador aos negócios da organização, otimizando o processo decisório, tendo como essência o conceito por trás das redes sociais dentre outros recursos on-line, que são medidos e filtrados, gerando assim, uma informação valiosa, auxiliando na estratégica e na decisão certa na hora certa, beneficiando o negócio com rapidez, eficiência e eficácia. Verifica-se que as mídias sociais funcionam como um intermediador, na qual envia informações que podem auxiliar os negócios de forma inteligente num ambiente Web 2.0. A partir dessa nova abordagem, espera-se uma ascensão de aplicações de BI 2.0 no mercado, uma vez que ofereça ganhos de desempenho na disponibilidade das informações em tempo real, e torne possível melhorar ainda mais o processo de tomada de decisão, seja qual for o negócio da organização.
Pode-se citar, como principais melhorias do BI 2.0 em relação a novas técnicas de otimização da informação:
- Compartilhamento imediato das informações
- Disponibilidade de informações dinâmicas e interativas permitindo que o usuário final modifique seus relatórios.
- Relatórios interativos e em tempo real baseados na web 2.0, o que permite visualizações, pesquisas dinâmicas e livre exploração de dados facilitando a análise e impactando diretamente na resolução de problemas críticos ou operacionais.
Com a utilização do Business Intelligence 2.0, torna-se possível disponibilizar uma visão mais ampla do negócio, pois com a interação das mídias sociais e as contribuições de diversos usuários interferem de forma direta na tomada de decisão, fornecendo informações ricas e precisas em tempo real.
Dessa forma, adotando as aplicações de BI 2.0, a organização poderá ter um algo a mais e um diferencial em relação aos demais concorrentes, pois com o retorno ágil, dinâmico e interativo poderá facilitar a descoberta dos pontos cruciais do negócio, consequentemente criando oportunidade para que os gestores melhorem seus investimentos com base na real necessidade do cliente, evitando ou minimizando assim diversos problemas, o que poderá gerar ganhos expressivos para a organização.
Desde o início da década de 90, a Internet tem feito parte do nosso dia-a-dia. O acesso às informações através de e-mails, YouTube, Twitter, Orkut e Facebook nos mantém ligados e informados praticamente 24 horas por dia. A partir disso fomos mudando fundamentalmente nosso jeito de acessar, pesquisar, comprar e até mesmo de interagir uns com os outros. Com o decorrer do tempo e com a evolução da web em relação a páginas estáticas para conteúdos mais dinâmicos voltados para a partilha, contribuição de dados e arquivos online, viu-se que o Business Intelligence (BI) e a comunidade de fornecedores (usuários) evoluíram aproveitando essa mudança de cenário. Pode-se dizer que na primeira parte da web, HTML's e PDF's foram utilizados como saídas ou destinos. Pouco depois surgiram os portais e os dispositivos alternativos, como WAP em telefones celulares. Infelizmente, as colaborações da comunidade de software simplesmente evoluíram de forma e maneira que nós mesmos usamos as informações, ou seja, não revolucionando o paradigma de tomada de decisão. A visão de uma aplicação de Business Intelligence ideal é menos interface e portais e mais expectativas influenciadas por lições a partir da web e mídias. A visão de aplicações de BI 2.0 é moldada pela web 2.0, mídias sociais e entretenimento, gerando assim várias possibilidades de explorar o negócio, focando no que o mundo em geral está buscando.
Business Intelligence 2.0 (BI 2.0) refere-se também a ferramentas de negócios e tecnologias que fornecem recursos novos, exclusivos e com alta capacidade. Ela difere de dados de outras consultas, pois são métodos de inteligência dos negócios que na medida em que incorporam uma arquitetura orientada a serviços (SOA) e Web 2.0, trazem uma abordagem mais dinâmica e baseada em navegadores para a coleta de informações.
A possibilidade que foi criada por trás da tecnologia Web 2.0 é de que a web está sendo transformada em um enorme banco de dados (Data Warehouse on-line) a partir das redes sociais e outros recursos on-line que estão crescendo e evoluindo a cada dia que passa. Essas são algumas tendências on-line que as organizações estão utilizando para interagir com outras organizações e clientes, o que permite uma experiência mais rica de engajamento B2B (Business to Business - Negócios entre Empresas) e B2C (Business to Consumer - Negócios com o Consumidor). Medir os dados do usuário não é o único meio para conseguir mais conhecimentos sobre as tendências e oportunidades.
Com milhares de dados on-line, partilha de milhões de usuários de todo o mundo, e com a possibilidade de aproveitar essa riqueza de informações e criar medidas significativas, o BI 2.0 incorporou e aderiu ao conceito das mídias sociais.
Para finalizar este artigo uma breve visão das mídias sociais (Tabela 1) que resultam em lições para o BI.
Mídia Social | Definição/Características | Lição para o BI |
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Propriedade de destino web que permite as pessoas ficarem ligadas no que acontece no mundo em tempo real. O que eu estou fazendo agora? Permite a participação de maneira passiva, apenas observando o que acontece, ou ativa postando informações e participando de debates em tempo real. | Obrigar as pessoas a acessarem e participarem para não ficarem desatualizadas ou paradas no tempo. Utilizando fluxo contínuo de informações, fornecendo ambiente para os desenvolvedores criarem seus próprios aplicativos. Publicações (relatórios, gráficos, interpretações) à página pessoal. | |
Mensagens curtas, atualizações concisas, informações que fluem continuamente e que podem chamar a atenção das pessoas num curto espaço de tempo, transpassando informações através de re-tweet e codificando quando necessário. Os usuários do Twitter evoluíram a plataforma para torná-la mais útil (por exemplo, hash tags). Informalidade que leva à rápida disseminação. | Mensagens curtas em tempo real gerando fluxo contínuo de decisões, status sobre o negócio, processamento de eventos complexos. Plataforma que evoluiu através de uso não planejado. Explicando de forma sucinta o estado do negócio, levando a pesquisa de comentários para colher feedbacks, gerar nuvens de palavras que forneçam uma visualização da "vibração" ou sentimento do negócio. Comentários e Tags dos usuários, enviando nota de informação (qualquer coisa na web que você acha que é novidade), podendo associá-lo com os dados ou objetos. | |
Wikis, Google Earth, GeoCommons | Comunidade com conteúdo desenvolvido permitindo ao usuário criar, evoluir e inovar. | Conhecimento coletivo, permitindo aos contribuintes enriquecimento de informação. Conceito inserido dentro do contexto da aplicação, página widget, ou dados. |
YouTube/ FlickR | Usuário contribui com mídia (vídeos). Nova saída para a mídia, capaz de remover as barreiras à entrada de videomakers, usuários determinam o ranking. | Relações interessantes, padrões, resultados publicados. Classificação dos resultados ajudam a gerar uma "vibe" ou sentimento dentro de uma organização. |
Conectando pessoas através de ligações profissionais ou pessoais. Rede profissional de currículos. | Como encontrar pessoas ou dados. Sistemas que podem fornecer a resposta a algo em sua organização. | |
Blogs | Usuários criam conteúdos e atraem seguidores através de textos específicos. Permite uma conversa através de comentários. | As informações podem ser interpretadas e informalmente publicadas a um grupo de partes interessadas. |
Comunicação formal ou informal. Ciclo de tomada de decisão implícita possibilitando a distribuição da informação. Cria ligações entre as pessoas e comunica você a outras pessoas. | Forma natural de transmitir informação. Decisões podem ser pesquisadas. A informação pode ser recuperada rapidamente, pois um registro é criado. | |
Fóruns, Discussion Groups, e Rooms | Cria um tema ou projeto, com base em ambiente de captura de informações e decisões. Tem a capacidade de criar sinergias entre um grupo diversificado de pessoas. | Ambiente para criação e arquivamento do conhecimento possibilitando a discussão, ou seja, de um problema ou métrica. |
Tabela 1: BI 2.0 e as mídias sociais
Mediante conceitos vistos na Tabela 1 nota-se que o BI 2.0 preocupa-se em agregar os conceitos das mídias sociais para aperfeiçoar seus métodos, possibilitando assim auxiliar de forma mais tempestiva as organizações e consequentemente as decisões organizacionais.
Com isso finalizo mais um artigo e até o próximo.
Um abraço.