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- Entrega da Release - Aplicando eXtreme Programming (XP) na prática - Vídeo 7 Vídeo
Por fim, após várias interações, a release é concluída. Assim, apresentaremos a última etapa da XP que é a entrega da release, onde cliente e desenvolvedor se reencontram para testes e para as atividades de aceitação do projeto.
- Entrega da iteração - Aplicando eXtreme Programming (XP) na prática - Vídeo 6 Vídeo
Ao final da Iteração muito código já foi desenvolvido, então é hora de fazer o fechamento antes de iniciar a próxima iteração. Neste vídeo, a equipe se reúne para fazer observações e destacar as lições aprendidas.
- Implementando a Iteração - Aplicando eXtreme Programming (XP) na prática - Vídeo 5 Vídeo
Agora os desenvolvedores apresentarão as práticas da XP utilizadas para desenvolver um projeto de rede social para programadores. Será demonstrado o dia a dia deles e práticas como reuniões em pé, TDD e Programação em Par.
- Planejar Iteração - Aplicando eXtreme Programming (XP) na prática - Vídeo 4 Vídeo
Sempre que uma iteração nova começa na XP é necessária uma reunião de planejamento para distribuir as atividades entre os desenvolvedores. Apresentaremos como esse processo é realizado e quais atitudes devem ser observadas.
- Planejamento Inicial - Aplicando eXtreme Programming (XP) na prática - Vídeo 3 Vídeo
Uma vez feito um contrato com o cliente, a equipe que utiliza XP deve se reunir com o mesmo para conhecer melhor o sistema. Assim, esta vídeo demonstra como coletar requisitos, fazer as estimativas, dar um prazo inicial e dividir os requisitos.
- Conceituação do Projeto - Aplicando eXtreme Programming (XP) na prática - Vídeo 2 Vídeo
Nesta aula será abordado como tudo começa em um projeto que utiliza XP. Será demonstrado a proposta do cliente e as condições contratuais que são aceitas pelas equipes que utilizam a metodologia.
- Introdução - Aplicando eXtreme Programming (XP) na prática - Vídeo 1 Vídeo
Apresentaremos a proposta e objetivo do curso, que envolve um formato mais prático e dinâmico para que o aluno possa absorver melhor a metodologia ágil. Abordaremos objetivo, participantes envolvidos, os papéis assumidos por cada um e muito mais.
- Dublês de teste - O que é teste unitário? - Vídeo 4 Vídeo
Nessa aula, o programador vai aprender o que são dublês de teste e como isso pode ajudar a testar unidades que dependem de outros módulos.
- Assegurando funcionamento do código - O que é teste unitário? - Vídeo 3 Vídeo
Aqui veremos como o teste unitário consegue assegurar a qualidade do código, mesmo após ele ter sido alterado. Uma vez que escrevemos um teste para um código, o mesmo pode ser executado diversas vezes garantindo a funcionalidade do código.
- Criando seu primeiro teste - O que é teste unitário? - Vídeo 2 Vídeo
Nessa aula criaremos um exemplo prático de Teste Unitário em PHP utilizando o framework mais difundido na comunidade, o PHPUnit. Dentro de um teste, será chamado um dos métodos assert da classe TestCase que verifica o resultado do método.
- Introdução - O que é teste unitário? - Vídeo 1 Vídeo
Teste unitário é uma metodologia de testes automatizados que leva em consideração a menor unidade do software. O programador cria uma estrutura que executa as unidades do código sendo testado garantindo que cada trecho se comporte adequadamente.
- Elaborando a documentação - Levantamento de Requisitos - Exemplo prático de entrevista - Vídeo 5 Vídeo
Além de documentar a aplicação, o documento de requisitos serve como apoio para os programadores que irão desenvolver a aplicação. Neste vídeo veremos como os diagramas da UML podem nos ajudar no entendimento da aplicação.
- Verificando a necessidade de aplicações de apoio - Levantamento de Requisitos - Exemplo prático de entrevista - Vídeo 4 Vídeo
Após a reunião de levantamento de requisitos, os analistas identificaram que para desenvolver o aplicativo, existe outras aplicações de apoio que precisam ser desenvolvidas. Neste vídeo veremos mais informações a respeito delas.
- Analisando os requisitos - Levantamento de Requisitos - Exemplo prático de entrevista - Vídeo 3 Vídeo
Após a entrevista é necessário uma reunião entre os analistas para organizar as ideias. Neste vídeo veremos como trabalhar com essas informações a fim de encontrar os requisitos.
- Conversando com o cliente - Levantamento de Requisitos - Exemplo prático de entrevista - Vídeo 2 Vídeo
Neste vídeo veremos na prática como funciona uma reunião com cliente, a fim de abstrair todas as informações necessárias para o desenvolvimento da aplicação.
- Introdução - Levantamento de Requisitos - Exemplo prático de entrevista - Vídeo 1 Vídeo
O levantamento de requisitos é essencial para o desenvolvimento correto das funcionalidades do cliente. Neste vídeo veremos mais informações sobre a proposta do curso, onde os autores se dividem em dois papéis: analista e cliente.
- Elaborando a documentação - O que é Levantamento de Requisitos? - Vídeo 3 Vídeo
A documentação é o registro de todo levantamento de requisitos feito através das técnicas durante as reuniões. Essa documentação deve ser revisada com os responsáveis antes de ser concluída, a fim de organizar o levantamento de requisitos.
- Técnicas usadas - O que é Levantamento de Requisitos? - Vídeo 2 Vídeo
Depois de falar quais são os requisitos do sistema e quais os tipos, seguimos para as técnicas do levantamento de requisitos. Elas servem para auxiliar nas reuniões para definir um escopo, criando um documento claro, conciso e completo.
- Introdução - O que é Levantamento de Requisitos? - Vídeo 1 Vídeo
Se você está pensando em desenvolver um sistema, antes de escolher em qual linguagem escrever, comece com o levantamento de requisitos. Como primeiro passo veremos como escrever os requisitos e identificá-los.
- Ferramenta para diagramação - O que é UML? - Vídeo 3 Vídeo
Para auxiliar na criação dos diagramas UML existem diversas ferramentas disponíveis na internet. Neste vídeo veremos mais informações a respeito de uma delas, chamada Astah, na sua versão community.
- Principais tipos de Diagrama UML - O que é UML? - Vídeo 2 Vídeo
Para desenhar um software, antes da codificação, a UML nos fornece 13 modelos de diagramas. Neste vídeo veremos mais detalhes a respeito de três desses diagramas que são um dos mais utilizados no dia a dia de um programador.
- Introdução - O que é UML? - Vídeo 1 Vídeo
UML é um acrônimo para Unified Modeling Language, que se trata de uma linguagem para modelagem do software. Neste vídeo veremos mais informações a respeito dela.
- Conclusão- Levantamento de requisitos: Planejando uma aplicação de lembretes - Vídeo 7 Vídeo
Veremos agora quais são os requisitos finais e como se encerra a reunião de levantamento de requisitos.
- Aplicando Design Thinking - Levantamento de requisitos: Planejando uma aplicação de lembretes - Vídeo 6 Vídeo
Após termos definido os requisitos iniciais da aplicação de acordo com a visão dos três programadores envolvidos, teremos neste vídeo a participação das equipes de design e marketing da DevMedia para colaborarem com o planejamento.
- Listando os lembretes com data futura - Levantamento de requisitos: Planejando uma aplicação de lembretes - Vídeo 5 Vídeo
Neste vídeo veremos que os novos requisitos a serem definidos incluem que a tela inicial da aplicação deve listar os lembretes com data futura.