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- Criando o banco de dados Vídeo
Nesta aula iremos criar um banco de dados para o projeto Copa Libertadores utilizando o MySQL Workbench. Veremos o processo de criação tanto por meio de códigos SQL quanto pela interface gráfica do Workbench.
- Criando um exemplo de menu sanduíche Vídeo
Nesta aula vamos criar um exemplo prático, que servirá como base para aplicar o que aprendemos até aqui sobre o State Hook, evento onClick e como aplicar lógica no código de interface. Criaremos uma aplicação que exibe um menu quando um botão for clicado.
- Etapa 3 - Lógica Vídeo
Nesta aula vamos dar sequência no Jogo da Velha iniciando a implementação da lógica do jogo. Nesse momento, a ideia é criar apenas uma estrutura simples, cujo objetivo é fazer a integração entre a camada de serviço e a interface do jogo.
- O que são APIs Vídeo
Veremos o que são as APIs (Application Programming Interface, ou, em português, Interface de Programação de Aplicações), o que significa consumir uma API e o que é o padrão de implementação REST.
- Criando a camada de interface Vídeo
Nesta aula vamos criar a parte do projeto que é responsável por exibir o sistema para o usuário, para isso vamos criar um arquivo que possui apenas essa responsabilidade.
- Criando a camada de lógica - funções utilitárias Vídeo
Existem algumas responsabilidades que não pertencem a camada de interface e por isso nesta aula vamos isolá-las em um arquivo chamado funcoesLogicas.
- Características: Componentes Vídeo
No Angular todos os elementos da sua interface serão componentes. Essa característica nos permite criar interfaces complexas com total reaproveitamento e sem arquivos HTML gigantes e de difícil manutenção.
- Criando o componente do contador Vídeo
Nesse vídeo, para entendermos como exibir dados na interface, construiremos este contador: a cada clique, o valor do contador é incrementado.
- Introdução Vídeo
Angular é um framework JavaScript para a criação de interfaces de usuário, em especial de SPAs, ou Single-Page Applications, como também é conhecido esse tipo de aplicação front-end.
- Criando um projeto com a CLI Vídeo
Nesta aula veremos que as diversas tarefas para o desenvolvimento de uma aplicação são realizadas no prompt de comando através de comando da CLI - Interface de linha de comando.
- Introdução e pré-requisitos Vídeo
Nesse curso veremos como manipular dados em memória e exibi-los na interface de uma aplicação Angular.
- Características: Declarativo Vídeo
Manipular o DOM diretamente nunca mais. No Angular programamos de forma declarativa: nos preocupamos apenas com a lógica de negócios, quem atualiza a interface é o framework.
- Características: Orientado a objetos Vídeo
Uma das características que torna Angular tão atrativo é que ele é Orientado a Objetos. Isso quer dizer que podemos utilizar nosso conhecimento em programação back-end para desenvolver interfaces web.
- Interface Lembrete - Consumindo uma API RESTful com Angular - Vídeo 3 Vídeo
Nessa aula criaremos nosso projeto utilizando o Angular CLI e, além disso, construiremos o primeiro elemento da nossa aplicação: a interface Lembrete, que definirá a estrutura da entidade de mesmo nome.
- Criando uma interface com Constraint Layout - Meu primeiro aplicativo Android - Vídeo 7 Vídeo
Constraint Layout nos permite criar desde pequenas até grandes interfaces de usuário, composta por diversos componentes, sem que para isso tenhamos que lidar com componentes aninhados.
- Definindo a interface do resumo - Minha Primeira Single Page Application com React - Vídeo 8 Vídeo
Na interface gráfica do componente de resumo vamos usar o sistema de grid do Bootstrap, além de cards e tables. Esses elementos serão usados para exibir as informações para o usuário de forma clara e responsiva.
- Definindo a interface das Consultas - Minha Primeira Single Page Application com React - Vídeo 12 Vídeo
Tendo criado o componente Consultas, definido seu state e como ele deve consumir o web service, podemos montar a estrutura de HTML e CSS na qual os dados das consultas devem ser exibidos.
- Criação e conexão do Managed Bean com a interface - Primeiros passos na JSF com Ajax - Vídeo 13 Vídeo
O Managed Bean é onde reunimos as classes responsáveis pela execução de alguma tarefa específica do back-end. É a classe que responde aos eventos disparados na view e será codificado nesta classe o método que consumirá o serviço de persistência.
- Programando o DAO PlaylistDao - Criando aplicações web com Spring Boot - Vídeo 4 Vídeo
Nesta aula será apresentado o código do DAO relacionado à entidade Playlist. Para isso será criada uma interface, PlaylistDao, então ela será implementada. Isso nos possibilitará programar para a interface ao invés de programar para a implementação.
- MusicaService e a camada de serviço - Criando aplicações web com Spring Boot - Vídeo 7 Vídeo
Para concluir a implementação da camada de serviço, programaremos nesta aula a interface PlaylistService e sua implementação, PlaylistServiceImpl.
- Introdução - Construindo uma aplicação mestre detalhe em PHP - Vídeo 1 Vídeo
Ao longo deste curso veremos como implementar um formulário mestre detalhe, nos concentrando nos aspectos principais desse relacionamento e como ele é representado no código e na interface do sistema.
- Programando o DAO MusicaDao - Criando aplicações web com Spring Boot - Vídeo 5 Vídeo
Para finalizar a camada de acesso a dados, nesta aula programaremos a interface MusicaDao e sua implementação, MusicaDaoImpl. Ao final teremos as funcionalidades de um CRUD de playlists e músicas.
- Camada de repositórios - Criando uma API Restful com Lumen - Vídeo 5 Vídeo
Para abstrair toda a regra referente as buscas que serão feitas na aplicação criamos uma camada de repositórios. Neste vídeo veremos informações da interface que define os métodos de acesso ao banco, além de informações sobre a classe a implementa.
- Avançando as questões - Meu primeiro aplicativo Android - Vídeo 10 Vídeo
Passaremos agora para a implementação do botão que nos permitirá navegar entre as questões no repositório do aplicativo. Com isso podemos concluir as funcionalidades da interface de usuário e depurar o funcionamento aplicativo.
- Instanciando as views no código Java - Meu primeiro aplicativo Android - Vídeo 8 Vídeo
Agora que já temos a interface de usuário finalizada precisamos acessá-la no código Java a fim de criar interatividade, respondendo aos clicks nos botões. Veremos como fazer isso neste vídeo.