Já com o banco de dados criado, iremos
agora criar uma tabela:
O processo básico consiste em simplesmente atribuir tipos de dado e
tamanho para cada um dos atributos que foram identificados. Antes de criar as
tabelas no nosso banco de dados, temos que definir quais são as características de cada um dos campos.
As características que o sql exige são o tipo de dado e o tamanho
de cada campo.
Tabelas são objetos de grande importantes
de um bando de dados. Cuja a importância para o funcionamento do sistema
justifica a sua criação, tabela é um objeto de
grande importância, pois é nela que vamos
inserir ou melhor armazenar dados relevantes de uma empresa de maneira
organizada e acessivel ao usuario final.
Criando tabela cliente:
(
id_cliente int primary key,
nome varchar(30),
estado int,
cidade int,
)
Acima, temos uma pequena tabela criada
para teste. Nela contém seus campos e
respectivos tipos de dados, tais: int (inteiro), Varchar. Devemos
tomar cuidado com o tipo de dado e o tamanho definido.
Após inserir dados, não podemos redefinir mais
os campos (coluna), pois o mesmo já se encontra
preenchido, . O aconselhavél é anaslisar
a estrutura da tablela identificando qual a finalidade da tabela, assim sabemos o que definir.
Acima, já temos uma tabela criada. Mas, esquemos de acrescentar alguns campos, e
agora? Podemos alterar a estrutura e adicionar.
Executamos o seguinte comando:
Alter table (alterar tabela)
Add (adicionar)
Alter table nome_tabela add nome_campo tipo_de_dado
Exemplo:
Alter table
cliente add email varchar(50)
Alter table
cliente add cpf numeric(11) unique
Alter table
cliente add sexo char(1) check (upper (sexo) = 'm' or upper (sexo) = 'f')
Unique > indica que não pode
haver repetição no conteúdo da coluna. Isso é diferente do conceito de chave primária. A chave primária,
além de não permitir repetição, não pode conter
nulos. Ao especificarmos que uma coluna deve
conter valores únicos, indicamos que todos os
valores não nulos devem ser exclusivos. Exemplo
disso é o campo cpf, pode existir repetições?
Check > é uma expressão de
valores possíveis para o conteúdo de uma coluna.
Ao criarmos uma coluna, especificar quais os
valores que poderão ser utiliados para preencher a coluna.
Upper > Indica que o registro deverá ser
maiusculo.
Lower > Indica que o registro deverá ser minusculo.
Excluir coluna, caso esse campo não seja necessário,
podemos excluir.
Precisamos excluir a coluna de uma tabela, levando em consideração que essa coluna não deva fazer parte de um relacionamento.
Alter table
cliente drop column
email
Alter table cidade drop column estado
Ao excluir uma coluna, o primeiro passo é analisar se essa coluna faz
referencia com outra coluna de uma outra tabela (Contraint Foreign Key). O importante é mais
uma vez analisar o banco de dados, chegando a uma conslusão do que deva conter
ou não.
Conclusão: Podemos ter uma ideia o quanto é importante uma tabela no bando
de dados. Vimos também, que podemos incluir e excluir o campo, caso seja
inrelevante.