De que se trata o artigo: Este artigo objetiva a apresentação de padrões para construção de Documento de Especificação de Requisitos de Software (DERS) e também mostrar boas práticas para sua elaboração, de forma a facilitar a comunicação entre os stakeholders.
Para que serve:
Obedecendo a padrões para desenvolvimento do DERS, esse documento apresentará melhor qualidade, representando,
consequentemente, o que os stakeholders esperam do projeto de software que está sendo desenvolvido, tornando
possível que o projeto seja implementado com maior possibilidade de sucesso, abrangendo as necessidades dos
usuários.
Em que situação o tema é útil:
Em projetos de software, a Engenharia de Requisitos é normalmente empregada como uma das fases preliminares. É
através da Engenharia de Requisitos que os analistas descobrem as reais necessidades do cliente e transferem-nas
para o DERS. Utilizando os padrões mostrados neste artigo, é possível criar um DERS com maior qualidade.
Com os avanços tecnológicos que vem ocorrendo nas últimas décadas e a visível diminuição do custo do hardware, a informação passa a ser um recurso estratégico das empresas. O software se tornou, então, a força motora desta nova era. A integridade das informações oferecidas por um software pode diferenciar uma empresa de suas concorrentes.
O software é capaz de manipular o produto mais importante para uma empresa – a informação, e por isso é tão caro. Para evitar que a parte mais cara dos sistemas computadorizados fosse desenvolvida com baixa qualidade e pouca previsibilidade de custo e recursos, surgiram técnicas de Engenharia de Software. A Engenharia de Software surgiu com o objetivo de definir e aplicar métodos que pudessem ajudar no processo de construção, manutenção e implantação de software.
A Engenharia de Software pode ser entendida, então, como a disciplina de engenharia aplicada ao desenvolvimento de software, compreendendo um conjunto de etapas que envolvem métodos, ferramentas e procedimentos que possibilitam o controle do processo de desenvolvimento de software, ocupando-se de todos os aspectos, desde os estágios iniciais de especificação do sistema até a manutenção desse sistema, oferecendo ao profissional uma base para a construção de software de alta qualidade produtivamente.
A Engenharia de Requisitos pode ser vista como uma sub-área da Engenharia de Software, cujo principal objetivo é a obtenção de uma especificação correta e completa dos requisitos.
Este artigo propõe apresentar a Engenharia de Requisitos e seu principal produto, o Documento de Especificação de Requisitos de Software (DERS), e mostrar boas práticas para a construção do mesmo.
A Engenharia de Requisitos
O principal objetivo da Engenharia de Requisitos é criar e manter documentos de requisitos de sistemas, chamado de Documento de Especificação de Requisitos de Software (DERS) [2]. O processo de engenharia de requisitos, como um todo, contém quatro grandes sub-processos que são: em quais aspectos o sistema é útil ao negócio (estudo de viabilidade), descoberta de requisitos (elicitação e análise), conversão de tais requisitos em um formato padrão (especificação) e descoberta se tais requisitos realmente definem o sistema tal como o usuário deseja (validação).
Na Figura 1 pode ser visto um processo de Engenharia de Software como um todo, conhecido como Ciclo de Vida Clássico, que também pode ser executado várias vezes como parte integrante de um ciclo de vida iterativo e incremental.
Esse modelo representa o processo de Engenharia de Software como um todo e envolve as atividades [3]:
- Análise de requisitos do software: É nessa fase que a Engenharia de Requisitos é aplicada. Os requisitos do sistema são coletados baseados no conhecimento de domínio do software, assim como funções requeridas, comportamento, desempenho e interface.
- Projeto: projeto de software é na verdade um processo de vários passos que foca em quatro atributos distintos: estrutura de dados, arquitetura do software, representação de interface e detalhes de procedimentos (algorítmicos).
- Codificação: o projeto é traduzido em linguagem de máquina através de uma linguagem de programação.
- Testes: Os testes focam em descobrir erros e definir que determinadas entradas irão realmente produzir os resultados esperados.
- Suporte: O software certamente irá precisar de modificações após ser entregue ao cliente. Essas modificações podem ocorrer por causa de erros que tenham sido encontrados, novas funcionalidades, melhoria de desempenho ou adaptação de funcionalidades existentes. ...
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<Perguntas frequentes>
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Eu sabia pouquíssimas coisas de programação antes de começar a estudar com vocês, fui me especializando em várias áreas e ferramentas que tinham na plataforma, e com essa bagagem consegui um estágio logo no início do meu primeiro período na faculdade.
Estudo aqui na Dev desde o meio do ano passado!
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empresa. Hoje eu lidero um time de desenvolvimento!
Minha meta é continuar estudando e praticando para ser um
Full-Stack Dev!
Economizei 3 meses para assinar a plataforma e sendo sincero valeu muito a pena, pois a plataforma é bem intuitiva e muuuuito didática a metodologia de ensino. Sinto que estou EVOLUINDO a cada dia. Muito obrigado!
Nossa! Plataforma maravilhosa. To amando o curso de desenvolvimento front-end, tinha coisas que eu ainda não tinha visto. A didática é do jeito que qualquer pessoa consegue aprender. Sério, to apaixonado, adorando demais.
Adquiri o curso de vocês e logo percebi que são os melhores do Brasil. É um passo a passo incrível. Só não aprende quem não quer. Foi o melhor investimento da minha vida!
Foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida e tenho aprendido bastante com a plataforma. Vocês estão fazendo parte da minha jornada nesse mundo da programação, irei assinar meu contrato como programador graças a plataforma.
Wanderson Oliveira
Comprei a assinatura tem uma semana, aprendi mais do que 4 meses estudando outros cursos. Exercícios práticos que não tem como não aprender, estão de parabéns!
Obrigado DevMedia, nunca presenciei uma plataforma de ensino tão presente na vida acadêmica de seus alunos, parabéns!
Eduardo Dorneles
Aprendi React na plataforma da DevMedia há cerca de 1 ano e meio... Hoje estou há 1 ano empregado trabalhando 100% com React!
Adauto Junior
Já fiz alguns cursos na área e nenhum é tão bom quanto o de vocês. Estou aprendendo muito, muito obrigado por existirem. Estão de parabéns... Espero um dia conseguir um emprego na área.
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