Firemonkey é uma plataforma para desenvolvimento de aplicativos visualmente atraentes usando os recursos do processador gráfico. Usando essa plataforma, você pode desenvolver aplicativos para Mac OS X, Win32, Win64 e iOS. Além disso, é importante dizer que Firemonkey é não compatível com VCL (biblioteca componente Visual). Se você começar a desenvolver seu aplicativo com a VCL, você não poderá usar componentes de Firemonkey (FMX) e vice-versa.
No total existem mais de 50 efeitos visuais no Firemonkey que são divididos em várias categorias, como exemplo podemos citar: alteração de contraste, efeito de desfoque, desenvolver uma suave transição de uma imagem para outra, efeito de iluminação, efeito 3D, rotação, entre outros. Hoje iremos trabalhar com 2 componentes do Firemonkey que são eles TReflectionEffect e o BloodTransitionEffect.
Crie o projeto "Firemonkey HD Application" e então, inclua o componente TText e um TReflectionEffect.
Alterando propriedades do TText:
Text digite Firemonkey
Font.Size 30
Font.Style.fsBold para True
Alterando eventos do TText:
Listagem 1. No evento MouseEnter digite o codigo abaixo:
procedure TForm1.Text1MouseEnter(Sender: TObject);
begin
ReflectionEffect1.AnimateFloat('Length', 0.7, 0.5);
end;
Listagem 2. No evento MouseLeave digite o codigo abaixo:
procedure TForm1.Text1MouseLeave(Sender: TObject);
begin
ReflectionEffect1.AnimateFloat('Length', 0.3, 0.5);
end;
Para continuarmos, execute o projeto e passe o cursor do mouse sobre o Text e veja o resultado.
Talvez alguns de vocês não tenham sucesso na execução, não tendo o resultado esperado. Confira então a observação abaixo, e então entenderá a razão disso acontecer.
Observação Importante:
Lembre-se, que cada componente Firemonkey é recipiente para outros componentes, você pode colocar um TImage dentro do componente TButton e irá tornar-se pai do componente TImage.
Observe na imagem abaixo a janela de Estrutura (Structure) o nó do Image1 (TImage) pertence ao nó pai que é o Button1(TButton), se clicarmos no botão que está no formulário e arrastarmos ele para outra posição, a imagem irá junto, isso ocorre porque agora o Image1 está dentro do Button1.

Figura 1. Observação Importante
Então para que nosso projeto funcione corretamente, o componente ReflectionEffect1 (filho) deve estar dentro do componente Text1 (pai), conforme a imagem da estrutura(Structure) mostra-nos abaixo:

Figura 2. Estrutura coreta
Agora, vamos ver como funciona um efeito de transição de imagens com componente BloodTransitionEffect, para isso adicione um componente Timage primeiramente, e vamos configurar as propriedades do mesmo.
Alterando propriedades do TImage:
Bitmap.edit escolha uma imagem qualquer
Bitmap Create New TBitmapAnimation com esta opção executada é criado um componente BitmapAnimation1.
Alterando propriedades do BitmapAnimation1.
StartValue.edit Escolha uma imagem qualquer.
StopValue.edit Escolha uma imagem qualquer.
Trigger IsMouseOver=true
Trigger Inverse IsMouseOver=true
Observe as propriedades do BitmapAnimation1 na imagem abaixo:

Figura 3. Propriedades BitmapAnimation1
Se executarmos o projeto com todo o procedimento que aprendemos, ao passar o mouse sobre a imagem já conseguiremos ter um efeito de transição de imagem. Caso queira algo mais aperfeiçoado, podemos fazer uma animação nessa transição, tudo o que temos que fazer é incluir o componente BloodTransitionEffect no formulário, lembrando que o BloodTransitionEffect (filho) deve estar dentro do componente Timage(Pai) conforme o modelo abaixo:

Figura 4. Estrutura final do Projeto.
Temos só que implementar dois eventos do componente Timage.
Alterando eventos do TImage.
Listagem 3. No evento MouseEnter digite o código abaixo:
procedure TForm1.Image1MouseEnter(Sender: TObject);
begin
if BloodTransitionEffect1.Enabled = False then
BloodTransitionEffect1.Enabled := True;
BloodTransitionEffect1.AnimateFloat('Progress', 100, 0.8);
end;
Listagem 4. No evento MouseLeave digite o código abaixo:
procedure TForm1.Image1MouseLeave(Sender: TObject);
begin
BloodTransitionEffect1.AnimateFloat('Progress', 0, 0.8);
end;
E com sucesso, teremos um projeto como mostra a imagem abaixo:

Figura 4. Resultado Final.
Temos vários outros efeitos na paleta Effects além do BloodTransitionEffect, e que em breve, possamos usá-los através de mais artigos que pretendo postar.
Espero que tenham gostado afinal o efeito é muito bonito e não tão complexo de realizar.
Abraços. Fico por aqui, e até a próxima!