Introdução



Asterisk é um sistema PABX (Private Automatic Branch Exchange) que substitui uma central telefônica convencional com várias funcionalidades que vão além de sua arquitetura padrão, devido sua plataforma ter sido desenvolvida baseando-se na licença GPL (Gnu Public Licence).

Seu criador, Mark Spencer, é proprietário da empresa Digium, detentora do código-fonte e realizadora de
inovações e correções de bugs que venham a ocorrer.

Seu código-fonte e configurações podem ser alterados conforme a necessidade de cada organização. O sistema serve para recepcionar e efetuar ligações de operadoras convencionais ou VOIP (Voice Over IP) de diversas formas. Suas principais funcionalidades vêm atender todos os portes de organizações, pois seu baixo custo com grandes funcionalidades atraem as áreas de tecnologia.

Neste artigo será demonstrado como é fácil instalar e configurar este software, suas exigências mínimas e capacidades de utilização, ao final será visto como a tecnologia pode trazer maior economia para organização com baixo custo de investimento.




Funcionalidades



O software Asterisk tem as mesmas funcionalidades de uma central digital convencional com um custo aceitável para uma empresa que preza economia na área de tecnologia de comunicação.

Abaixo seguem algumas de suas funcionalidades:




  • Gerenciar chamadas de linhas VoIP (sem necessidade de ATA);

  • Gerenciar chamadas da linha pública (necessidade placa E1 ou FXO);

  • Manipular URA (Unidade de resposta audível) de forma prática (arquivos wav);

  • Criar várias rotas de saídas conforme DDD (Discagem direta a distancia) discado, para economia do custo da ligação;

  • Recepção de fax via arquivos com extensão pdf e envio de fax via software;

  • Monitorar em tempo real as ligações;

  • Gráficos de utilização das linhas de entrada e saída;

  • Caixas postais ilimitadas;

  • Gravação das chamadas de entrada e saída;

  • Disponibilizar número para conferência entre ligações;

  • Interconexão entre filiais e matriz sem custo;

  • Unificação de gastos com telecomunicação;

  • Automatizar horário de atendimento URA;

  • Manipular informações sobre fila de espera;

  • Bloqueio de ligações a cobrar;

  • Controle com senha para ligações fora de horário;

  • Callback.

E muito mais...


 


Como funciona o Asterisk



O Asterisk é muito flexível no seu funcionamento, uma de suas formas será demonstrada na figura 1, qual possui somente um servidor, gerencia linhas VoIP e telefonia de uma rede convencional.

Este servidor terá acesso a internet protegido por um firewall, pois como sua comunicação é sobre IP, podemos ter ramais fora da rede local, possibilitando realizar ligações de qualquer lugar onde se possua uma conexão internet. Também há muitos aparelhos de celular que possuem softwares SIP, os quais servem para comunicação com Asterisk.

Para os ramais na rede interna é possível utilizar softphones gratuitos, como por exemplo o xLite ou telefonesIP, que tem um custo mais elevado.

Para receber e realizar ligações utilizando uma operadora VoIP não são necessários os velhos ATAs de autenticação, o Asterisk faz este papel com muita eficiência, e para redes convencionais de telefonia a interligação entre a rede e o servidor é feita sobre placas FXO para redes analógicas e E1 para digitais.


Linux: Asterisk Central IPBX - Debian



 



Sinalizadores


Para toda chamada realizada ou recebida é estabelecida um canal de comunicação, este possui um sinalizador e um transportador. Existem vários protocolos de sinalização, mas os mais utilizados são SIP ou IAX2 devido sua facilidade de uso e qualidade. SIP é baseado em um código aberto e IAX criado pela própria Digium, criadora da Asterisk.



Protocolo de transporte



Após criado o canal de comunicação pelos sinalizadores, entra o papel do protocolo RTP, que realiza o transporte do áudio de um lado a outro, sua forma de transferência é UDP para que haja velocidade no transporte.


Codecs


Quando é estabelecida uma comunicação entre dois pontos, Chamador - Recebedor, é estipulado um acordo entre ambos sobre qual codec será utilizado para envio do áudio.


 

Existem vários codecs que Asterisk trabalha com qualidades diferentes. Abaixo será mostrada uma tabela MOS responsável pela qualificação dos codecs e a banda utilizada para transporte.
Codec Bit Rate MOS
G.711 64  4.3
iLBC 15.2  4.14
AMR 12.2  4.14
G.723 6.3  3.9
G.726 32  3.8
GSM EFR 12.2  3.8
GSM FR 12.2  3.5
G.729 8  3.7


A tabela MOS é composta por 5 definições:




























MOS Definição Descrição
5 Excelente Áudio perfeito
4 Bom Áudio natural, como uma chamada telefônica convencional
3 Razoável Comunicação possível, mas com certo esforço
2 Ruim Baixa qualidade, com dificuldade de compreensão
1 Péssimo Chamada com áudio picotando




Extensions.conf


 


Este arquivo é basicamente o ponto vital do Asterisk, nele são configurados os planos de discagem, recepção de chamadas, funcionalidades diversas como correio de voz, gravações de ligações, entre outras.


Ramais


 


Asterisk tem como um de seus benefícios a quantidade de ramais ilimitados, tudo dependerá da carga de chamadas simultâneas realizadas pela central.