Veja nesse artigo como utilizar o framework MVC para criar um sistema financeiro simples.
Artigos.NETASP.NET MVC: Criando um sistema financeiro
Por que eu devo ler este artigo:Um Sistema Financeiro é um módulo que praticamente todo o desenvolvedor de sistemas um dia terá pela frente, por
isso neste artigo veremos como funciona um sistema básico com Contas a Pagar e Contas a Receber. No desenvolvimento do
artigo será feito o uso do framework ASP.NET MVC, além do padrão de projeto DAO para o acesso a dados e uso do banco de
dados SQL Server 2014, além de Razor na camada de apresentação.
O sistema financeiro de uma empresa consiste em um dos mais importantes setores, pois é vital para a sua
sobrevivência. A gestão financeira é uma das mais tradicionais e se encontra em qualquer empresa, seja ela de
grande, médio ou pequeno porte, onde são feitas análises e decisões permanentemente, visando sempre maximizar os
resultados econômicos.
Um sistema financeiro de uma empresa consiste basicamente em dois módulos básicos:
Contas a Pagar;
Contas a Receber.
Contas a Pagar
O modulo de Contas a Pagar consiste nas obrigações assumidas pela empresa e que devem ser cumpridas dentro do prazo
estipulado no ato da compra. Muitas destas obrigações assumidas na hora da compra são feitas a prazo, devendo o
sistema de contas a pagar prover esta opção de registro.
É muito importante para a empresa cumprir com todas as obrigações dentro do prazo para não ser prejudicada em
futuras comprar e evitar ter o seu nome negativado junto aos órgãos de controle de créditos.
Para organizar todas estas obrigações, de modo que não aja nenhum esquecimento e evitando transtornos, existem os
controles de contas a pagar que nos devem manter informados de todas as contas, valores totais, vencimentos e totais
das dívidas.
Havendo um sistema organizado e com informações claras e objetivas, o administrador da empresa consegue fazer uma
previsão de caixa para quitação dos débitos e prever possíveis dificuldades financeiras, podendo assim fazer
negociações com credores com antecedência evitando transtornos.
Contas a Receber
A maioria das empresas realizam vendas a prazo, atraindo mais os clientes para adquirem suas mercadorias e assim
conseguindo maiores lucros.
Mas para que as vendas a prazo possam ser efetuadas com segurança, algumas medidas devem ser tomadas pelas empresas
na concessão de créditos aos clientes, para que não exista um número muito grande de
inadimplências, criando dificuldades financeiras para a empresa.
Ao conceder vendas a prazo para seus clientes, a empresa deve elaborar um controle dessas vendas, de modo que ela
possa ter informações sobre valores a receber e clientes inadimplentes.
O registro de contas a receber deve ser feito individualmente e diariamente, de modo que os empresários tenham um
controle sobre o cadastro dos clientes, saldo pendente de cada cliente e o resultado global dos valores a receber em
determinados intervalos de tempo.
Modelando uma Conta
Em nosso modelo proposto, teremos uma classe base que irá representar toda e qualquer conta, seja ela a pagar ou
receber, conforme Listagem 1.
Por essa razão criamos uma classe chamada Conta, que irá possuir um identificador único, um número do documento que
servirá na hora da quitação da conta, a data de vencimento, o valor total da conta e a situação.
Para a situação, criamos uma enumeração (linha 5) que irá representar as duas situações possíveis para a
dívida, se ela está em aberto ou foi paga.
Listagem 1. Classe Conta a Pagar
using System;
namespace SistemaFinanceiro.Models
{
public enum Situacao { Aberto = 'A', Pago = 'P' }
public abstract class Conta
{
public int Id { get; set; }
public int Documento { get; set; }
public DateTime DataVencimento { get; set; }
public double ValorTotal { get; set; }
public Situacao Situacao { get; set; }
}
}
Por se tratar de uma classe base que não fará sentido ser instanciada em nossa aplicação, a tornamos abstrata, pois
somente servirá como base para as suas duas classes descendentes.
Classe ContaPagar
Após a modelagem da conta, vamos criar uma classe que estende a classe Conta, de modo que esta classe herde todos os
atributos, métodos e propriedades da classe Conta, conforme podemos ver na Listagem 2.
Listagem 2. Classe ContaPagar
namespace SistemaFinanceiro.Models
{
public class ContaPagar : Conta
{
public string Fornecedor { get; set; }
}
}
Como podemos observar (linha 5), a única informação complementar da classe ContaPagar em relação à classe
Conta é a adição de uma nova propriedade chamada Fornecedor, onde registramos para qual empresa estamos devendo
determinado valor.
Classe ContaReceber
Da mesma forma que a classe ContaPagar, vamos criar uma classe que estende a classe Conta, de modo que esta classe
herde todos os atributos, métodos e propriedades da classe Conta, conforme podemos ver na Listagem 3. Porém
desta vez irá se chamar ContaReceber.
Listagem 3. Classe ContaReceber
namespace SistemaFinanceiro.Models
{
public class ContaReceber : Conta
{
public string Cliente { get; set; }
}
}
Como podemos observar (linha 5, a única informação complementar da classe ContaReceber em relação a classe
Conta é a adição de uma nova propriedade chamada Cliente, onde registramos qual cliente está nos devendo determinada
importância.
Banco de Dados SQL Server
Para realizarmos o armazenamento persistente dos dados, faremos uso do banco de dados Microsoft SQL Server 2014,
porém versões anteriores como SQL Server 2012 e 2008 também podem ser utilizadas sem qualquer modificação na
estrutura da base de dados. O script para criação da base encontra-se na Listagem 4.
Listagem 4. Script de criação da base de dados no Microsoft SQL Server 2014
CREATE DATABASE [dbfinanceiro]
CREATE TABLE [dbo].[ContasPagar](
[IdContaPagar] [int] IDENTITY(1,1) NOT NULL,
[NumeroDocumento] [varchar](50) NOT NULL,
[DataVencimento] [date] NOT NULL,
[ValorTotal] [float] NOT NULL,
[Situacao] [char](1) NOT NULL,
[NomeFornecedor] [varchar](50) NOT NULL,
CONSTRAINT [PK_ContasPagar] PRIMARY KEY C ...
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos dois tipos de planos: o plano recorrente e o plano anual. No plano recorrente, a cobrança é lançada mensalmente no cartão de crédito, necessitando apenas do limite para uma parcela. No plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX ou no Boleto parcelado (sujeito à analise de crédito)
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias, tanto no plano anual quanto no plano recorrente. Após esse período, se você estiver no plano recorrente e optar por cancelar antes de completar 12 meses, há uma taxa de 10% sobre o valor total. No plano anual, não há multas adicionais, mas o valor pago não é reembolsável.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
A renovação é automática?
Sim, nosso plano anual renova automaticamente após 12 meses, proporcionando conveniência e continuidade no seu aprendizado. Na renovação automática não é debitado do seu cartão as 12 parcelas. Para facilitar e não prejudicar o seu limite, a renovação é feita no modelo recorrente, cobrando uma mensalidade a cada mês.
Além disso, a renovação não tem fidelidade, oferecendo total flexibilidade. Você também tem a liberdade de desativar a renovação automática a qualquer momento, garantindo controle absoluto sobre sua assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
Eu sabia pouquíssimas coisas de programação antes de começar a estudar com
vocês, fui me especializando em várias áreas e ferramentas que tinham na plataforma, e com essa
bagagem consegui um estágio logo no início do meu primeiro
período na faculdade.
Estudo aqui na Dev desde o meio do ano passado!
Nesse período a Dev me ajudou a crescer muito aqui no trampo. Fui o primeiro desenvolvedor contratado pela minha
empresa. Hoje eu lidero um time de desenvolvimento! Minha meta é continuar estudando e praticando para ser um
Full-Stack Dev!
Economizei 3 meses para assinar a plataforma e sendo sincero valeu muito a
pena, pois a plataforma é bem intuitiva e muuuuito
didática a metodologia de ensino. Sinto que estou EVOLUINDO a cada dia. Muito
obrigado!
Nossa! Plataforma maravilhosa. To amando o curso de desenvolvimento
front-end, tinha coisas que eu ainda não tinha visto. A
didática é do jeito que qualquer pessoa consegue aprender. Sério, to apaixonado,
adorando demais.
Adquiri o curso de vocês e logo percebi que são os melhores do Brasil. É
um passo a passo incrível. Só não aprende quem não quer.
Foi o melhor investimento da minha vida!
Foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida e tenho aprendido
bastante com a plataforma. Vocês estão fazendo parte da minha jornada nesse mundo da
programação, irei assinar meu contrato como programador
graças a plataforma.
Wanderson Oliveira
Comprei a assinatura tem uma semana,
aprendi mais do que 4 meses estudando outros cursos. Exercícios práticos que não tem
como não aprender, estão de parabéns!
Obrigado DevMedia, nunca presenciei uma plataforma de ensino tão presente na vida acadêmica de
seus alunos, parabéns!
Eduardo Dorneles
Aprendi React na plataforma da DevMedia há cerca de 1 ano e meio... Hoje estou há 1 ano empregado trabalhando 100% com
React!
Adauto Junior
Já fiz alguns cursos na área e nenhum é tão bom quanto o de vocês. Estou aprendendo
muito, muito obrigado por existirem. Estão de parabéns... Espero um dia conseguir um emprego na
área.