FONT-FAMILY: Verdana; mso-ansi-language: PT-BR">.net Web Easy

Web Sites modernos com CSS, TableLess e .net 2.0

Entenda algumas das mais novas tecnologias no desenvolvimento de Web Sites

 

Neste artigo veremos

·     Como usar CSS (Cascading Style Sheets);

·     Criação de páginas com TableLess;

·     Criação de MasterPage;

Qual a finalidade

·     Utilizar algumas das mais novas tecnologias e conceitos para desenvolvimento de sites;

Quais situações utilizam esses recursos?

·     Com os recursos que veremos, podemos desenvolver todo e qualquer site utilizando o que há de mais moderno;

 

Resumo do DevMan

         Com a evolução cada vez mais rápida da Web e o surgimento de tantas tecnologias e conceitos, as vezes é difícil acompanhar a velocidade das tecnologia. Veremos nesse artigo o que há de mais moderno no desenvolimento de web sites.

 

Quem não se lembra do tão conhecido estouro da bolha em 1999/2000? Naquela época a internet estava começando a se tornar uma mania mundial. Quem sobreviveu ao estouro dessa bolha certamente lucrou bastante. O grande diferencial da época era baseado no conceito de e-commerce ou comércio eletrônico. Foi o comércio eletrônico quem moveu a Internet e fez com que muitas empresas passassem a vender e comprar mais em vista da facilidade que a rede proporcionava.

Com o e-commerce em alta, empresas fabricantes de softwares para desenvolvimento passaram a integrar em suas IDE’s recursos necessários para o desenvolvimento rápido de aplicações Web. Rapidamente começaram a surgir diversas linguagens, técnicas, tecnologias e conceitos de programação voltados ao mundo Web.

De lá para cá o que se tem visto é uma quantidade imensa de siglas que começaram a surgir, tais como HTML, JSP, CSS, DHTML, XML, XAML, AJAX entre outras. A grande verdade é que a Internet não pára, assim como a tecnologia de modo geral.

Hoje o que se mais fala é na tal da Web 2.0, que promete revolucionar o mundo. A Web 2.0 na verdade significa proporcionar ao usuário final, também chamado de internauta, o máximo de interatividade, ou seja, agora quem manda na Internet é o internauta e conseqüentemente quem produz o conteúdo. Até bem pouco tempo, estava nas mãos de grandes portais a responsabilidade de colocar no ar as notícias mais quentes sobre os mais variados assuntos.

A interatividade é, sem dúvida, o grande trunfo da Web 2.0. Não ter mais sites paradões foi o maior dos avanços que pudemos alcançar. Poder ter nossos próprios sites publicados na world wide web e saber que nossas opiniões estão sendo lidas por milhares de pessoas foram premissas básicas para o desenvolvimento da rede em todo mundo.

A prova disso é a quantidade de Blogs, comunidades, sites pessoais, fãn-clubes on-line, jogos e tudo que é possível conseguir interatividade.

E para que tudo isso seja possível a tecnologia não parou de avançar nem um segundo. Quando falamos em desenvolvimento de Web Sites, falamos em .net, CSS, TableLess e uma série de outras tecnologias. Mas como e onde utilizar tudo isso? Muito bem, a idéia desse artigo é mostrar um pouco das principais tecnologias em um só Web Site. Usaremos um pouco do que há de mais moderno em um pequeno site. Mão na massa!

 

O que usar?

O que usar para criar um bom Web Site? É dificílimo falar sobre esse assunto, pois existem milhares de boas ferramentas no mercado, em nosso exemplo usaremos as soluções da Microsoft.

A primeira coisa é a escolha da ferramenta, nesse caso usaremos o Microsoft Visual Web Developer 2008 Express Edition em conjunto com o Microsoft SQL Server Express 2005 como gerenciador de banco de dados. Utilizaremos também CSS e TableLess para criação de um layout bem moderno e elegante.

Para que tenhamos o ambiente de desenvolvimento correto e adequado aos nossos testes, vamos fazer o download e instalação das ferramentas necessárias. Vamos iniciar efetuando o download do Visual Web Developer 2008 Express Edition e do SQL Server Express 2005. Ambos estão disponíveis no site www.microsoft.com/express/download/. Perceba que há exatamente cinco produtos disponíveis para download. Os únicos que nos interessam são os que já mencionamos anteriormente (Figura 1).

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo