nt-family: Arial">
Clique aqui para ler todos os artigos desta edição
Tuning de SQL: a importância da otimização em comandos SQL
Eduardo Gonçalves
O tuning de SQL tem o objetivo de auxiliar na escrita execução adequada de comandos SQL para permitir que a manipulação dos dados seja realizada com maior desempenho. O monitoramento e o ajuste destes comandos irão proporcionar ganhos para o sistema, evitando problemas de falta de performance. O tuning de SQL é apenas uma parte de um conjunto de fatores que deve ser analisado para que todo o ambiente de banco de dados possa contribuir para o melhoramento da aplicação. Podem ser citados como outros ajustes: o tuning de PL/SQL (linguagem procedural da Oracle), tuning relacionado a rotinas de backup, acessos aos discos, relacionado a ajustes de memória e a outros aspectos do banco, incluindo o sistema operacional.
Monitoramento da performance
O ajuste da performance faz parte do ciclo de vida de toda aplicação. Deve-se pensar em adquirir a ótima performance já na fase de análise, procurando a melhor forma de estruturar o sistema.
Contudo, é importante saber até quando a busca pela performance é interessante. Ao trabalhar em determinado processo, pode-se estar tirando o desempenho de outro.