O “mission statement” ou “declaração de missão” da Microsoft em seus primeiros anos de vida era “um computador em cada escrivaninha”. Por mais incrível que isso parecesse no início dos anos oitenta, a verdade é que essa “missão” foi essencialmente realizada no início do século XXI. O número de usuários de computadores nos países desenvolvidos cresceu pouco nos últimos dez anos; essencialmente quem tinha que estar usando computador já está. Evidentemente um mercado saturado é um mercado altamente competitivo, de preços e margens de lucro baixas.
Por esta razão os países em desenvolvimento e, especialmente os BRIC (Brasil , Rússia, Índia e China), foram alvos de muita atenção nos últimos anos por parte das empresas de informática: são países grandes e nos quais havia ainda o potencial de crescimento comparável aos “anos de ouro” dos países desenvolvidos. Os BRIC ainda têm algum potencial inexplorado, mas são mercados com algumas complicações, como pouco respeito à propriedade intelectual, problemas de infrastrutura ou até mesmo um “capitalismo oligárquico” difícil para estrangeiros navegarem. Será que ainda não existe algum grande mercado de informática inexplorado?
...