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mso-fareast-font-family: 'Lucida Sans Unicode'; mso-bidi-font-family: Tahoma">Nosso trabalho propõe o desenvolvimento de uma aplicação real e utilizável na maioria das empresas, um sistema para controle de equipamentos e recursos materiais que será desenvolvido em ASP.Net com VB.Net e banco de dados padrão SQL.

Na primeira parte do artigo, discutimos alguns conceitos fundamentais e criamos um projeto de desenvolvimento para a construção do sistema proposto. Iniciamos pelo planejamento do trabalho, a elaboração da declaração de escopo, a construção do plano de iterações e o cronograma do projeto.

Nessa segunda parte do artigo, utilizaremos o plano de iterações do projeto para selecionar a iteração que será priorizada. Além disso, a iteração escolhida servirá como prova de conceito das técnicas de modelagem. Veremos que para desenvolver um novo software, precisamos conhecer primeiro o processo de negócio que será automatizado, para garantir a aderência da ferramenta às necessidades da empresa.

Nas próximas partes do artigo, continuaremos em nossa navegação pelos meandros da engenharia de software, caminhando pelas fases de elaboração, construção e transição do projeto.

 

A Fase de Concepção do Produto – Entendimento do Negócio

O projeto de desenvolvimento do sistema de controle de recursos materiais (SCRM) está organizado em cinco iterações. A primeira iteração teve o objetivo de planejar e organizar a execução do projeto. O produto do sistema será progressivamente construído da segunda a quinta iteração, seguindo a ordem: Cadastro de Usuário, Cadastro de Recursos Materiais, Controle de Movimentação de Recursos Móveis e Reserva de Recursos.

A implantação de um novo software busca a automatização de um ou mais processos (ou partes de processos) manuais ou semi-manuais, que, normalmente, já são realizados na empresa e estão carentes de uma nova abordagem. O novo sistema será tão melhor assimilado quanto maior for o nível de aderência aos processos que estão sendo automatizados. No entanto, não devemos esquecer que o esforço para desenvolver e implantar um novo software é tão impactante para a empresa que é aconselhável aproveitar o movimento de mudança para revisar e otimizar os processos em automação. A simples automação de um processo deficitário pode até conseguir torná-lo mais rápido, mas não conseguirá torná-lo melhor, com menos erros e com menor custo operacional.

A primeira fase do desenvolvimento de um produto é o entendimento do processo de negócio que o produto pretende atender, seguido da respectiva revisão e otimização. Ao analisarmos o processo atual poderemos identificar pontos de falha, gargalos, retrabalhos e outras perdas de produtividade, que podem ser melhoradas pela simples revisão do processo ou pela revisão e automação. O ideal é que o novo sistema automatize os processos, proporcionando maior eficácia nas atividades que o compõe.

 

Modelando o Processo de Negócio

Modelar um processo significa descrever, textualmente ou por meio de diagramas, a coleção de documentos, informações e tarefas inter-relacionadas, iniciadas em resposta a um evento, que visam atingir um determinado valor agregado para o cliente e os demais interessados no processo.

Existem várias técnicas que possibilitam descrever e controlar um processo de negócio. Atualmente, a técnica mais adotada é a de BPM (Business Process Management), que é uma metodologia para gerenciamento de processos. A UML, através do Diagrama de Atividades, também vem sendo muito utilizada para a modelagem de processo.

O levantamento de dados a respeito do processo que se deseja mapear pode ser realizado em reuniões formais, sessões de brainstorming e/ou por observação direta da rotina de trabalho dos envolvidos. Independente da técnica de levantamento adotada é uma boa prática que o levantamento seja realizado sempre do nível macro para o nível micro. Começamos olhando o problema como um todo, de forma holística, e depois nos aprofundamos nas partes individuais do processo, descendo até o nível das atividades e regras.

Em nosso artigo, considerando a simplicidade do problema proposto, optamos por utilizar a técnica de descrição textual do processo atual, registrando os elementos identificados na ata da reunião de levantamento de dados, conforme exemplificada no Quadro 1.

 

Ata de Reunião

Local:

Data e Horário:

Prédio Matriz – Sala de Reunião do 5º Andar

01/04/2008 das 14:00 às 16:00

PARTICIPANTES

Anabella Flores – Pesquisa & Desenvolvimento

Maria Stela Barros – Produção

Felipe da Costa e Silva – Marketing

Luiza Castro – Treinamento

Ana Paula Allende – Escritório de Projetos

OBJETIVO

Levantar as características do processo de alocação das salas de reunião, salas de videoconferência, notebooks, projetores e outros recursos materiais da empresa.

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