Clique aqui para ler esse artigo em PDF.imagem_pdf.jpg

img

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Criando um Gadget que acessa dados

Crie uma consulta com Web Services no Vista

 

Gadgets são aqueles mini-aplicativos que executam na SideBar do Windows Vista, aquela barra transparente que fica na lateral direita do desktop (Figura 1). Como você pode ver o Windows Vista possui alguns Gadgets interessantes, como por exemplo, o que mostra em tempo real a temperatura, da cidade que você escolher.

Mas e afinal, como criar um Gadget? Um Gadget é praticamente um arquivo HTML, com a possibilidade de rodar código script. A partir daí, com a ajuda do ASP.NET AJAX podemos criar aplicações muito interessantes. Neste exemplo, veremos como desenvolver um Gadget para a pesquisa de preços de produtos.

 

Hello World Gadget!

Vamos começar criando um Gadget de exemplo bem simples, vamos fazer um Hello World! Como já foi dito, um Gadget é um aplicativo HTML. Isso quer dizer que toda a interação que vemos nos Gadgets existentes no Windows Vista é conseguida através de scripts.

Algumas pessoas encaram isso como um ponto positivo. Essas pessoas são aquelas que conhecem a fundo Javascript ou VBScript. Eu, particularmente, gostaria muito de poder utilizar código C# para a criação de Gadgets, mas infelizmente essa não é a realidade atual. Porém, mais adiante no artigo veremos como utilizar ASP.NET AJAX para resolver essa questão.

Para criar um Gadget você precisa basicamente de dois arquivos: Um arquivo manifest que deve obrigatoriamente se chamar Gadget.xml, e o arquivo HTML onde teremos o código HTML e script do Gadget.

Esses dois arquivos precisam ser criados (ou copiados) dentro de uma pasta específica do seu Windows Vista, para que seja reconhecido como um Gadget. Sendo assim abra a seguinte pasta: %userprofile%\ appdata\local\microsoft\windows sidebar\gadgets.

Dentro dessa pasta crie uma nova pasta chamada “HelloWorld.gadget”. Isso mesmo, a pasta deve ter a extensão gadget. Crie sempre nomes fáceis de identificar do que se trata o Gadget. Porém, para o sistema operacional o que importa é a extensão, com ela o Vista identifica que esse é um Gadget.

 

Arquivo manifest

Como já falamos, um Gadget é composto de dois arquivos e um deles é o arquivo manifest. Esse arquivo é um XML que precisa ter o nome Gadget.xml. Você pode criá-lo noNotepad, e para o nosso exemplo esse arquivo deve ter o conteúdo da Listagem 1.

Como você pode notar o manifest é responsável por identificar as informações básicas do Gadget. Na Tabela 1 você encontrao significado das principais tags que devem ser preenchidas no arquivo Gadget.xml.

Na Figura 2 você pode identificar onde cada uma dessas informações aparece na janela de pesquisa de Gadgets do Vista, que você acessa através do ícone com sinal de adição (+) que está na parte superior  da Side Bar (confira na Figura 1 ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo