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Visualize e documente requisitos com diagramas.

 

Neste artigo, vamos demonstrar como usar a técnica de casos de uso para realizar a análise de requisitos funcionais, descrevendo os principais elementos produzidos: os diagramas e documentos de casos de uso. Utilizaremos um estudo de caso baseado na especificação de um sistema de controle de reembolsos.

 

Conceitos iniciais

A análise de requisitos tem como objetivo identificar e especificar as características – ou requisitos – de um sistema de software. Tais características englobam suas funcionalidades (requisitos funcionais), além de questões de infra-estrutura, segurança, documentação etc. (que são chamadas geralmente de requisitos não-funcionais).

  • Procure realizar a entrevista pessoalmente, ao invés de enviar um questionário para ser respondido. Em um questionário, as respostas podem gerar outras dúvidas, que terão de ser sanadas via questionários adicionais, gerando um grande vai-e-vem de perguntas e respostas ao longo do tempo. As novas questões poderiam ser elucidadas de maneira mais eficiente em uma única entrevista pessoal (ou em um número reduzido de entrevistas).
  • Prepare a entrevista antecipadamente, em vez de definir as perguntas na hora. (Mas não deixe essa formalidade impedi-lo de criar algumas novas perguntas durante a entrevista, se necessário, para esclarecer eventuais dúvidas que surgirem).
  • Ao realizar a entrevista, procure manter a neutralidade, não influenciando as respostas do entrevistado.
  • Prepare perguntas que englobem não somente as funcionalidades do sistema. Pergunte também sobre requisitos nãofuncionais, como exigências de segurança, limites em tempos de resposta etc. Apresentamos as perguntas e respostas de uma entrevista simples para nosso estudo de caso, no quadro “Exemplo de entrevista”.

É importante notar que, em várias situações, um único cliente não terá a resposta para todas as perguntas. É comum que sejam feitas entrevistas com várias pessoas, ou várias entrevistas com uma mesma pessoa. (Neste último caso, a pessoa se encarrega de levantar as informações que não possuía em uma entrevista anterior.)

Após o levantamento dos requisitos, é necessário organizá-los, separando requisitos funcionais, regras de negócio, detalhes sobre estruturas de dados etc. Para documentação dos requisitos Conceitualmente, as atividades de análise de requisitos podem ser subdivididas em três grupos principais:

  • Levantamento ou captura dos requisitos – consiste na descoberta e identificação das características do sistema.
  • Análise de requisitos propriamente dita – verificação e aprofundamento das informações obtidas na etapa de captura de requisitos, determinando se os dados obtidos estão completos e identificando quais informações adicionais são necessárias.
  • Documentação dos requisitos – consiste em registrar os requisitos levantados e suas características em um documento padronizado (ex.: documento de caso de uso).

Levantamento de requisitos

O levantamento ou captura de requisitos consiste em descobrir, junto ao cliente, quais são as características necessárias ao sistema. Existem diversas técnicas que podem ser utilizadas. Uma das mais básicas e intuitivas é a entrevista. ...

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