ht=34 alt=imagem_pdf.jpg src="/imagens/imagem_pdf.jpg" width=34 border=0>
Programação em Par
Explorando uma Prática Essencial do Extreme Programming
Conheça a fundo uma das práticas mais produtivas e divertidas do XP, verificando vantagens, desvantagens e estratégias para adoção
Vinícius Manhães Teles
A Programação em Par (Pair Programming) é uma prática adotada no Extreme Programming, na qual dois programadores trabalham lado a lado diante do mesmo computador, colaborando continuamente. Um dos parceiros, chamado de condutor, tem as mãos sobre o teclado e digita o código. O outro, o navegador, é responsável por diversas atividades, dentre as quais está revisar o trabalho do condutor procurando por defeitos táticos ou estratégicos ou por soluções alternativas.
Os defeitos táticos são falhas de sintaxe, erros de digitação, chamadas a métodos incorretos, e assim por diante. Defeitos estratégicos acontecem quando o condutor começa a seguir na direção errada; por exemplo, se o código que está sendo produzido não for capaz de atender às necessidades da funcionalidade. O condutor foca na atividade atual de programação, e o navegador atua como pensador estratégico, preocupando-se com os resultados de médio e longo prazo.
A programação em par ajuda a elevar a qualidade do código e a reduzir o tempo de desenvolvimento, e traz vários outros benefícios como vários estudos já demonstraram:
· A produtividade dos pares é substancialmente mais elevada que a de programadores trabalhando sozinhos.
· A taxa de erros é reduzida drasticamente.
· O design dos programas produzidos em par normalmente explora melhor aspectos de orientação a objetos; obtém-se maior encapsulamento e coesão entre classes, com um melhor alinhamento entre classes e suas responsabilidades.
· Os pares demonstram mais satisfação com o processo de criação dos programas e maior confiança nas soluções.
· Percebe-se maior concentração, resolução de problemas mais eficaz e maior motivação.
· O trabalho dos pares é mais consistente e tende a ser entregue no prazo com maior freqüência.