AMILY: Verdana">

Cafeína

 

Ícones livres

Suas aplicações Java podem ficar mais bonitas. A equipe de designers da Ximian (criadora do desktop GNU/Linux GNOME) disponibiliza sob licença LGPL, mais de 1.000 ícones de qualidade profissional. As imagens foram criadas para a edição Xi­mian do OpenOffice.org. Faça o download em developer.ximian.com/themes/icons/ooo-icons.html.

Algoritmos visuais

Para visualizar as células de cobertura de telefones celulares, por exemplo, para definir o melhor positcionamento para novas antenas, pode ser usado um algorit­mo interessante (e com centenas de outras aplicações). Chamado Voronoi, esse algo­ritmo pode ser testado visualmente com um applet Java, em www.pi6.fernuni-hagen.de/GeomLab/VoroGlide.

 

A implementação tem gráficos muito sua­ves. Mesmo que a computação geométrica não seja a sua praia, vale a pena analisar o código do applet para conhecer técnicas em Java para a criação de elementos gráficos e animações interativas, ou mesmo para se distrair com os efeitos visuais.

 

Executando o applet, localmente ou direta­mente no site, será aberta uma janela vazia. Clique para criar as “antenas”; as células serão criadas dinamicamente; para remover uma antena clique nela com o botão direito. Mova as antenas, e as células serão rede­senhadas interativamente (esta é a melhor parte).

Maven + Eclipse

O Apache Maven chegou à versão 1.0 (depois de quase 3 anos em desenvolvi­mento) e a aguardada versão 3.0 do Eclip­se foi liberada pouco tempo antes. Mesmo sendo estes lançamentos recentes, já há dois plug-ins para o novo Eclipse atualiza­dos para o Maven 1.0. O mais conhecido é o MevenIDE (mevenide.codehaus.org) criado pelo mesmo grupo que iniciou o desenvolvimento do Maven. Correndo por fora, o Maven Workshop (binamics.com/mavenworkshop) deve agradar aos ini­ciantes: ele permite a edição visual do POM (Project Object Model), o principal arquivo de configurações de um projeto “maveni­zado” – além da execução direta do Maven dentro do Eclipse.

 

PDF com iText

Notas fiscais, boletos, mapas de alta pre­cisão... Gerar material desse tipo em HTML de forma confiável é praticamente inviável. Nesses casos recorre-se geralmente a documentos PDF.

 

Pois bem, uma das APIs Java mais populares para a geração de PDFs em Java é o iText, um projeto livre bastante maduro, e usado em muitas aplicações por todo o mundo. Você pode fazer o download do instalador completo em lowagie.com/iText, ou usar uma alternativa prática: baixe o buildfile Ant em lowagie.com/iText/build.xml, copie esse arquivo para um diretório local e execute ant install. Essa operação faz o download do código fonte, bibliotecas, documentação, imagens e exemplos dire­tamente do site do produto. Para começar com o iText, vale a pena conhecer o tutorial (um pouco desatualizado) acessível a partir do índice de funcionalidades em lowagie.com/iText/docs.html.

 

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo