Esse artigo faz parte da revista Engenharia de Software 22 edição especial. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição


Processo

ITIL: Por onde começar?

Como dar os primeiros passos na implementação desse framework

 

 

De que trata o artigo:

Veremos como se pode dar os primeiros passos para implementar os processos ITIL com o objetivo de adotar o gerenciamento de serviços de TI proposto por esse framework, que é um dos pilares da Governança de TI.

 

Para que serve:

O propósito do ITIL é implementar o gerenciamento de serviços de TI com o objetivo de garantir a manutenção dos processos de negócio e o alinhamento entre a área de TI e as demais áreas fins da empresa ou cliente externo. Sem o ITIL fica difícil visualizar os serviços providos pela área de TI e garantir o atendimento dos níveis de serviço demandados pelo cliente.

 

Em que situação o tema é útil:

Empresas que vêm enfrentando dificuldades em garantir a disponibilidade de seus serviços e problemas para alinhar seus esforços com as áreas negociais devem considerar a implementação parcial ou total desse framework.

 

Nos últimos três anos, o ITIL virou uma febre nas áreas de TI. Em uma pesquisa realizada em 2007 pelo ITSMF Internacional, em parceria com o capítulo Brasil, revelou que, no universo das empresas que investem em gerenciamento de serviços de TI, cerca de 23% disponibiliza recursos para ITIL – Cobit é o framework que vem em segundo lugar, com 16%. Nesse período, a demanda por treinamento aumentou vertiginosamente. Os serviços de consultoria para implementação desse framework (veja o ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo