Processo
Gestão da Qualidade
Introdução ao Seis Sigma
De que trata o artigo:
Neste artigo veremos o conceito sobre o que é Seis Sigma, seus objetivos, vantagens, importância e conceitos estatísticos.
Para que serve:
O Seis Sigma significa, para uma organização, oferecer produtos de excelente qualidade, ao mesmo tempo em que elimina todas as ineficiências internas. Em processos de fabricação, Seis Sigma significa não somente oferecer um produto sem defeitos, mas também oferecer produtos de excelente qualidade e aumentar a produtividade, mantendo um rendimento do processo de 99,9999998%, taxas de defeituosos abaixo de 0,002 ppm (parte por milhão) e praticamente erradicando defeitos, reparos no produto e sucata.
Em que situação o tema útil:
O Seis Sigma proporciona a tomada de decisão com base em fatos e dados ao invés da intuição, uma vez que as variáveis do processo passam a ser mapeadas e mensuradas. Outras características benéficas de processos Seis Sigma são:
· Processos são simplificados, reduzindo o número de passos e tornando-os mais rápidos e eficientes;
· Ciclos de processos são otimizados, reduzindo a possibilidade de geração de defeitos e de oportunidades de erros;
· A produtividade e a lucratividade aumentam, uma vez que defeitos, falhas ou erros aumentam os custos, tornam os produtos mais caros e deixam os clientes insatisfeitos.
O Seis Sigma foi criado pela Motorola com o objetivo de aproximar todas as áreas da empresa (serviços, produtos, processos e administração) ao padrão de zero defeito. É uma metodologia estruturada para fornecimento de produtos e serviços melhores, mais rápidos com custos mais baixos, com uma forte base em conhecimento de processos e através da redução da variabilidade dos processos. Esta metodologia foca na redução do tempo de ciclo, redução drástica de defeitos e satisfação dos clientes.
Abrantes (2001, p.162) diz que “o Seis Sigma é muito mais do que um método de melhoria de qualidade e aumento de produtividade baseado na estatística. Ele em verdade causa uma verdadeira revolução e mudanças em toda a empresa, atingindo desde o topo da alta administração até a base. Mais do que quebrar paradigmas, ele mexe com mudanças de hábitos e comportamentos, exigindo total comprometimento e não apenas ‘envolvimento’. Exatamente por isso é que se torna um desafio sua implantação.”
O Seis Sigma proporciona a tomada de decisão com base em fatos e dados ao invés da intuição, uma vez que as variáveis do processo passam a ser mapeadas e mensuradas. Tem como meta de desempenho, calculada estatisticamente, operar com apenas 3,4 defeitos para cada milhão de atividades ou oportunidades. É uma meta que poucas empresas ou processos podem afirmar ter conseguido.
Onde Aplicar o Seis Sigma e quanto tempo para alcançá-lo?
O Seis Sigma pode ser aplicado tanto em processos de fabricação quanto em processos administrativos, tanto em produtos quanto em serviços. Empresas como a General Electric, Motorola, AlliedSignal, Asea Brown Boveri já conseguiram sucesso com aplicação do Seis Sigma e obtiveram ganhos de bilhões de dólares.
A aplicação do Seis Sigma exige uma transformação cultural para lidar com fatos, dados e pessoas. Para algumas empresas esta transformação exige mudanças radicais em suas práticas de gestão. Por esta razão, é natural que surjam resistências.