Desenvolvimento
Linhas de Produtos de Software
Introdução, conceitos e desafios para sua adoção
De que trata o artigo:
Linhas de Produtos de Software é um novo paradigma da Engenharia de Software voltado à extrema utilização do reuso para a construção de famílias de produtos. A ênfase do artigo é dada aos conceitos iniciais da abordagem e a análise de domínio de características, uma das etapas principais para o estabelecimento das plataformas de produção.
Para que serve:
As Linhas de Produtos permitem que se estabeleça a infra-estrutura necessária para que uma família de produtos, aplicações que fornecem serviços parecidos, contudo, diferenciados, seja constituída para a construção rápida das aplicações.
Em que situação o tema é útil:
Para empresas que atuam em um segmento específico de mercado e, dentro dele, querem oferecer produtos mais diferenciados de acordo com o perfil de consumidores que possuem.
Não seria legal se para desenvolver uma aplicação de software precisássemos apenas escolher artefatos para que no final tivéssemos a aplicação funcionando? Um dos temas em maior evidência nos últimos anos é a Engenharia de Linhas de Produtos de Software (LPS), um paradigma para o desenvolvimento de aplicações, que traz como bandeira uma filosofia audaciosa para o conceito amplo de reuso. Aqui são apresentados conceitos introdutórios sobre este assunto e mencionados os desafios existentes nesse complexo universo. Neste artigo será tratado com mais ênfase a análise de domínio orientada a features.
A origem das Linhas de produtos