Neste artigo veremos
· Principais dicas sobre o controle GridView do ASP.NET 2.0;
· Visualização de imagens no GridView;
· Rodapé com totalização;
· Master/Detail e Master/Detail Template.
Qual a finalidade
· Visualizar e conhecer as principais novidades do GridView.
Quais situações utilizam esses recursos?
· Em todo tipo de web site é possível usar o GridView, pois é um componente excelente para visualizar e editar dados.
Resumo do DevMan
O GridView é o componente mais importante do ASP.NET 2.0, utilizado para mostrar dados em forma de Grid. Aprenda neste artigo várias dicas de como manipular este poderoso componente.
Desde a minha primeira experiência com o ASP.NET, um dos controles que mais utilizei foi o Grid, pela sua facilidade em mostrar os dados no formato de tabela. Primeiramente, usei o DataGrid da versão 1.x do .NET Framework e agora uso GridView para o .NET 2.0 no RAD Studio 2007.
A primeira idéia de quem começa com ASP.NET é fazer aplicações Web iguais a aplicações Desktop, mas claro, nem tudo é possível. Especificamente, em relação ao Grid, adicionar imagens, controles e agrupamento, são as primeiras funcionalidades que desejamos.
O DataGrid é muito customizável, mas o GridView trouxe muito mais facilidades ao desenvolvedor, como inserção, atualização, exclusão e seleção de dados, de forma muito simples. Neste artigo, veremos algumas dicas úteis para a utilização desse controle para customizá-lo em suas aplicações Web.
Construindo o exemplo e adicionando controles
A funcionalidade de templates do ASP.NET ajuda em muito a customização do GridView para a adição de controles. Basta criar um coluna do controle do tipo TemplateField e adicionar os controles necessários.
Neste exemplo, vamos trabalhar com o CheckBox, onde simularemos um WebMail. Para quem está acostumado a usar WebMail, sabe que os e-mails aparecem
Crie uma nova aplicação Web no RAD Studio 2007, com suporte ao AJAX (Figura 1), através do menu File>New>Other>Delphi for .NET Projects>AJAX-Enabled ASP.NET Web Application. Usaremos AJAX para que algumas dicas fiquem de fácil entendimento, já que não teremos refresh total da página.
Figura 1. Criando o projeto Web com suporte ao AJAX
Nota do DevMan
...