Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML.
Arquivos Texto e Dados
importação e Expotação para DataSets, InterBase/Firebird e MySQL
sabemos que o XML é hoje o formato padrão o intercâmbio de dados entre aplicações (veja, por exemplo, o artigo sobre transformações XML na edição 36). No entanto, muitas empresas ainda utilizam, e vão continuar utilizando por muito tempo, arquivos textos simples, que não seguem o padrão XML. Quem nunca precisou importar dados de uma aplicação legada, feita em Clipper ou COBOL?
Um exemplo no qual é necessário manupuar arquivos de texto não-XML pe o intercâmbio de informações com agências bancárias. Nesse caso, somos responsáveis por fazer o processamento dos aruqivos recebiso de tmbém por gerar os aruigos para envo usando o formato específico pela agência.
Neste artigo veremos como importar dados de um arquivo texto para um DataSet e como exportá-los dos DataSets de volta para arquivos texto, respeitando a formatação original dos campos. Construiremos uma solução reutilizável, para Delphi/Kylix, e baseada em CLX e dbExpress, com uma arquiterura que permite facilmente integrá-la às suas aplicações;
Criando o arquivo texto
Vamos à prática. Crie um arquivo texto chamado “clientes.txt” (Figura 1) com alguns “getistros” seguindo o formato especificado na Tabela 1.