Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML.
Validando E-mails
É muito comum, atualmente, a criação de programas que armazenam endereços de e-mail em um banco de dados, como parte dos dados de clientes, empresas, fornecedores, etc.. Quando solicitamos a entrada de um endereço de e-mail em um sistema, como sabemos se o valor fornecido está formalmente correto? Neste artigo, mostrarei como validar endereços de e-mail, usando uma variação do RFC 822. (Um RFC – Request for Comment – é um documento técnico que define padrões na Internet).
Regras
O RFC 822 define um "Padrão para o formato de mensagens de texto na ARPANET" (do original: "Standard for the Format of ARPA Internet Text Messages"). Pode ser encontrado em www.isi.edu/in-notes/rfc822.txt. De acordo com as regras definidas nesse RFC, os seguintes podem ser considerados como endereços de e-mail válidos:
John Doe johndoe@server.com
John Doe <johndoe@server.com>
"John Doe" johndoe@server.com
"John Doe" <johndoe@server.com>
O código mostrado neste artigo não pretende validar endereços completos como estes, mas apenas o que é estritamente necessário para fazer uma mensagem chegar a um destinatário (como endereços do tipo "joaosilva@servidor.com"). Esse tipo simples de endereço é referenciado no RFC como "addr-spec", e tem a seguinte forma:
local-part@domain
Na Tabela 1, são apresentados os elementos e sub-elementos desse tipo de endereço de e-mail.
...