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Trabalhando com eventos no Delphi

Você sabe realmente para que serve um evento?

 

Quando programamos no Delphi ou em qualquer outra linguagem que seja orientada a objetos, sempre procuramos usufruir dos recursos que ela nos oferece. Temos a liberdade de criar nossos próprios objetos (classes), nossos componentes etc.. Trabalhar com eventos é outro recurso muito interessante e bastante utilizado pelos desenvolvedores do mundo inteiro em orientação a objetos. Mas, afinal de contas, o que é um evento?

Um evento é, na verdade, a capacidade que um componente tem de responder ou reagir em razão de alguma situação especial. Por exemplo: o evento OnClose do form será sempre executado quando o form de uma aplicação for fechado. Outro exemplo é o evento OnCreate, que é executado sempre que uma classe de objeto ou componente é criada.

Os eventos devem ser criados para atender a uma solicitação em alguma parte do aplicativo. Nós vemos a grande necessidade de trabalharmos com eventos quando, em algum ponto da aplicação, temos que enviar uma notificação de um acontecimento a alguma outra parte do sistema. Por exemplo:

 

Imagine uma aplicação com três forms. O Form1 é o principal na hierarquia das telas (veja figura abaixo), e o Form2 e Form3 são acessados pelo Form1.

 

 

Sabemos muito bem que para acessarmos os forms 2 e 3, temos que colocar na cláusula uses, abaixo da cláusula interface ou implementation do Form1, o nome das units dos forms que serão acessados pelo mesmo.

 

Ex.: interface

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