Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 59. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição
Games Parte II- Programação RAD de jogos em Delphi Continuando nosso trabalho com desenvolvimento de jogos iniciado na edição 58, vamos focar agora o conceito RAD mencionado no artigo anterior. Pretendo explicar detalhadamente o funcionamento dos componentes GameDev. Vamos viajar através de programas que são na realidade mini-exemplos para a criação de seus jogos.Ao final das etapas você poderá juntar todos os conhecimentos adquiridos e desenvolver seu próprio jogo com o GameDev,em tempo recorde. Está preparado para encarar o desafio? Então vamos nessa! Conhecendo o GameDev O GameDev é um pacote de componentes que facilita as rotinas mais utilizadas no desenvolvimento de jogos. Ele pode ser definido como um Engine, usando técnicas RAD para a criação de jogos e com alta qualidade de código, sem precisar descer aos níveis mais baixos de programação. Ele incorpora diversos conceitos e fundamentos do desenvolvimento de jogos com alta performance, dando uma interface fácil e organizada para o programador criar o jogo, que pode agora se preocupar mais com as "regras do negócio" e não com a infra-estrutura da aplicação. O GameDev utiliza o espaço abstrato de desenho Canvas junto com uma série de outras técnicas, como Threadse Usts, para suportar os jogos mais exigentes e complicados. Seus componentes implementam diversas funcionalidades por meio de propriedades e eventos, permitindo a total abstração dos complicados algoritmos internos. O framework é desenvolvido 100%em Delphi, por isso não precisa de nenhuma biblioteca externa, como arquivos DLL ou de qualquer outro framework para funcionar. Isso também garante 100%de compatibilidade com qualquer componente da VCL. A seguir veremos em detalhes os componentes do GameDev. GameScreen Componente principal do Engine. Principais funcionalidades: .Representa a área de impressão das imagens em memória; .Loop principal através de Thread; .Ajuste de velocidade de atualização de tela através de RefreshRate; .Evita o efeito FIicker através de DoubleBuffering; .Organiza todo o código por meio de eventos; .Retoma para o ClockMove o TimeElapsed entre as iterações do Loop; .Permite ajustar o timer do jogo através de contagem progressiva e regressiva; .Exporta várias rotinas do Canvas para procedimentos mais exigentes. GameImage Componente "ator" doEngine. Principais funcionalidades: .Representa o Sprite do Engine; .Armazena diversas informações de "estado" sobre uma imagem; .Permite manipular a imagem de várias maneiras sobre a tela; .Disponibiliza o evento OnColision para os tratamentos de colisão; .Permite referenciar diversas imagens através de suas propriedades ActiveSlot e ImageIndex; ...
Artigo Clube Delphi 59 - Games
Artigo da Revista Clube Delphi Edição 59.
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<Perguntas frequentes>
Nossos casos de sucesso
Eu sabia pouquíssimas coisas de programação antes de começar a estudar com vocês, fui me especializando em várias áreas e ferramentas que tinham na plataforma, e com essa bagagem consegui um estágio logo no início do meu primeiro período na faculdade.
Estudo aqui na Dev desde o meio do ano passado!
Nesse período a Dev me ajudou a crescer muito aqui no trampo.
Fui o primeiro desenvolvedor contratado pela minha
empresa. Hoje eu lidero um time de desenvolvimento!
Minha meta é continuar estudando e praticando para ser um
Full-Stack Dev!
Economizei 3 meses para assinar a plataforma e sendo sincero valeu muito a pena, pois a plataforma é bem intuitiva e muuuuito didática a metodologia de ensino. Sinto que estou EVOLUINDO a cada dia. Muito obrigado!
Nossa! Plataforma maravilhosa. To amando o curso de desenvolvimento front-end, tinha coisas que eu ainda não tinha visto. A didática é do jeito que qualquer pessoa consegue aprender. Sério, to apaixonado, adorando demais.
Adquiri o curso de vocês e logo percebi que são os melhores do Brasil. É um passo a passo incrível. Só não aprende quem não quer. Foi o melhor investimento da minha vida!
Foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida e tenho aprendido bastante com a plataforma. Vocês estão fazendo parte da minha jornada nesse mundo da programação, irei assinar meu contrato como programador graças a plataforma.
Wanderson Oliveira
Comprei a assinatura tem uma semana, aprendi mais do que 4 meses estudando outros cursos. Exercícios práticos que não tem como não aprender, estão de parabéns!
Obrigado DevMedia, nunca presenciei uma plataforma de ensino tão presente na vida acadêmica de seus alunos, parabéns!
Eduardo Dorneles
Aprendi React na plataforma da DevMedia há cerca de 1 ano e meio... Hoje estou há 1 ano empregado trabalhando 100% com React!
Adauto Junior
Já fiz alguns cursos na área e nenhum é tão bom quanto o de vocês. Estou aprendendo muito, muito obrigado por existirem. Estão de parabéns... Espero um dia conseguir um emprego na área.