POO: Objetos Auto-Instanciáveis
Utilizando cláusulas opcionais da Unit para criar objetos dinamicamente
A programação Orientação a Objetos é uma tecnologia que vêm sendo amplamente difundida e utilizada, pois a mesma proporciona maior facilidade e praticidade na manutenção de objetos
Esta técnica é muito útil quando precisamos utilizar um objeto onde não há a certeza de que uma instância já se encontra alocada na memória, porém no momento do uso exige-se que ela seja instanciada para chamadas posteriores. Podemos dizer então que o objeto será dinamicamente criado no momento oportuno para que seja possível utilizar seus métodos e propriedades e ao fim ele é destruído e liberado o espaço de memória em que ele ocupava.
Entendendo a criação de Objetos e a problemática
Quando necessitamos instanciar um objeto é preciso fazer uma chamada ao método Create para que seja alocado o espaço necessário na memória e o objeto realmente existirá. No primeiro momento quando vamos instanciar um objeto na memória, o valor de sua variável é igual à nil, ou seja, nada. A partir do momento que é efetuada uma atribuição da chamada Create o programa associa a variável ao novo endereço de memória alocado que contém toda a classe instanciada. Na Listagem 1 temos um exemplo de uma classe que chamamos de TMinhaClasse, salva em um arquivo chamado UMinhaClasse.pas, veremos a classe a seguir de forma mais detalhada:
...