Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download.
Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML.

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Princípios de Análise e Projeto de Sistemas com UML

 

 

 

Atualmente, existe uma grande disponibilidade de livros que falam sobre UML. Entretanto, a maioria detalha as notações da UML deixando de abordar o lado prático. Isto dificulta o entendimento de como aplicar os conceitos a quem está iniciando na área de projeto de sistemas. O grande diferencial deste livro vai de encontro justamente a este problema. Os conceitos são apresentados de maneira prática possibilitando ao leitor perceber sua aplicabilidade no desenvolvimento de software através, principalmente, dos estudos de casos.

O livro aborda os seguintes tópicos: orientação a objetos; processo de desenvolvimento de software; desenvolvimento dirigido a casos de uso; descrição da notação e semântica utilizadas nos diagramas da UML; modelagem e utilização de regras do negócio durante o desenvolvimento; identificação de classes dirigida a responsabilidades; cartões CRC (classes-responsabilidades-colaboradores); desenvolvimento baseado em componentes e persistência de objetos em um SGBD relacional.

Considerando estes tópicos, o livro pode ser dividido em três grupos principais. No primeiro é apresentada uma visão geral dos conceitos de orientação a objetos, UML e processo de desenvolvimento de software. Para o leitor que já possui experiência com orientação a objeto e já leu sobre UML, recomenda-se a leitura a partir do capítulo 4, onde se dá início o grupo 2. Este é o mais extenso e pode ser considerado o mais importante dos grupos. Nele são apresentados os diversos diagramas da UML. Inicialmente é apresentada a fase de análise onde são abordados a modelagem de casos de uso e diagrama de classes. Neste ponto, o leitor poderá perceber que: (1) há uma relação entre os casos de uso e os métodos acrescentados nas classes do diagrama de classes e, (2) que a partir da descrição textual dos casos de uso, podem-se derivar as classes dos sistemas. Tendo discutido estes tópicos, o livro passa para a fase de projeto onde são apresentadas as modelagens de: (1) interação (diagramas de seqüência e colaboração), (2) estados e, (3) atividade.

Ao terminar de ler o grupo 2, o leitor terá percebido que a UML não é composta de vários diagramas isolados mas sim, que eles possuem conceitos em comum a partir dos quais se relacionam tornando possível uma auto-validação e complementação constante entre eles. Por exemplo, o diagrama de seqüência é criado a partir do cenário do caso de uso. Finalizando o grupo 2, são expostos a decomposição do sistema e o projeto arquitetural do sistema.

Por fim, o terceiro grupo apresenta ao analista/projetista algumas das possíveis opções para efetuar o mapeamento do modelo de objetos para o relacional.

O conteúdo deste livro pode ser ministrado em disciplinas como Análise e Projeto de Sistemas ou semelhantes que abordem o tema Orientação a Objetos com UML. Ele é um guia obrigatório para estudantes e profissionais da área que desejam utilizar a UML em Análise e Projeto de Sistemas. Isto por que possibilita o esclarecimento de dúvidas durante todas as fases do desenvolvimento de um software e é de fácil entendimento.

 

Princípios de Análise e Projeto de Sistemas com UML

Autor: Eduardo Bezerra

Editora: Campus

Preço: R$ 74,00

Número de Páginas: 304

ISBN: 85-352-1032-6