Clique aqui para ler esse artigo em PDF.
Clique aqui para ler todos os artigos desta edição
Resenha - Introdução a Sistemas de Banco de Dados
Na disciplina “Banco de Dados”, da qual sou professor na UnB, utilizo o livro “Introdução a Sistemas de Banco de Dados” - Tradução da 7a Edição Americana, do autor C.J.Date. Trata-se de um livro tradicional na área (foi editado pela primeira vez há mais de 25 anos e vem sendo atualizado desde então), e cada nova edição traz direcionamentos atuais e futuros. Na sétima versão,o foco é mais direcionado a banco de dados relacionais e pós-relacionais. Houve também um acréscimo de conteúdo na linha de Data Warehouse (DW), Processamento Analítico On-Line (OLAP), Banco de Dados Orientado a Objetos e Banco de Dados Distribuídos. Istodemonstra a intenção do autor – especialista respeitado nessa tecnologia - de manter o livro atualizado.
Destina-se a qualquer pessoa que tenha interesse profissional em informática e que deseje adquirir uma base sólida em tecnologia de banco de dados. Utiliza linguagem mediana, mas em alguns tópicos o autor trabalha com um enfoque mais acadêmico.
O livro é dividido em seis partes principais:
I. Conceitos Básicos (4 capítulos): fornece uma introdução abrangente aos conceitos de sistemas de bancos de dados em geral e aos sistemas relacionais em particular. Apresenta também a linguagem padrão de banco de dados, a SQL.
II. O modelo relacional (5 capítulos): descreve de forma detalhada e cuidadosa o modelo relacional, que não somente é o alicerce teórico dos sistemas de banco de dados relacionais como também a base teórica da área de banco de dados como um todo.
III. Projeto de banco de dados (4 capítulos): faz uma análise genérica sobre projetos de banco de dados. Os três primeiros capítulos são dedicados à teoria do projeto, e o quarto apresenta considerações a respeito da modelagem semântica e do Modelo de Entidades e Relacionamentos (MER). Na verdade, esse tópico (MER) é o ponto fraco do livro e poderia ser melhor explorado.
IV. Gerenciamento de transações (2 capítulos): descreve vários aspectos do gerenciamento de transações, abordando temas como recuperação de dados e controle de concorrência.
V. Temas avançados (8 capítulos): aborda vários temas da atualidade e analisa as diretrizes futuras. De modo geral, mostra como os conceitos do modelo relacional são importantes para diversos aspectos complementares da tecnologia de banco de dados, tais como segurança, bancos de dados distribuídos, dados temporais, apoio à decisão, entre outros.
VI. Banco de dados de objetos e objeto/relacional (2 capítulos): descreve o impacto da tecnologia de objetos sobre os sistemas de banco de dados. Em particular, o último capítulo analisa a aproximação entre as tecnologias orientadas a objeto e relacional e examina os sistemas de banco de dados objeto/relacional.
O livro conta ainda com três apêndices, que apresentam a sintaxe e a semântica de expressões SQL (SQL/92), uma visão geral da SQL3 (também conhecida como SQL/99) e algumas abreviações, siglas e símbolos comuns à área de banco de dados.
A constante atualização dos temas, o vasto conteúdo sobre banco de dados (e assuntos correlatos), a explanação didática dos argumentos, a inclusão de diversos exercícios resolvidos e a boa qualidade da editoração e da tradução contribuem para incluir o livro na lista das bibliografias obrigatórias.