eeds web foram criados para permitir que as atualizações geradas por um sistema, pudessem ser disponibilizadas para outros sistemas processarem. Dentre os vários tipos de processamento possíveis, o mais usado é aquele que permite separar o conteúdo de um site atualizado com freqüência, blogs por exemplo, de sua apresentação em HTML. É esta a idéia que iremos discutir até o fim deste artigo.
Com certeza acessando blogs, ou sites de notícias em geral, você já deve ter se deparado com a imagem da Figura 1. Essa figura significa que o site em questão oferece uma maneira alternativa de acessar o seu conteúdo utilizando o formato de feed web.
Figura 1. Ícone usado em sites para informar conteúdo em formato feed web
Na internet você encontrará sites usando os mais variados padrões e versões de feeds web. Os mais usados e suportados pelo .NET Framework 3.5 são o RSS 2.0 e o Atom 1.0. Vamos fazer dar uma breve explicação sobre cada uma destes padrões.
O padrão RSS encontra-se hoje na versão 2.0. Seu formato baseai-se em implementações proprietárias e abertas e apesar de ser o mais utilizado hoje em dia, teve uma concepção confusa. A sigla RSS significa RDF Site Summary, mas a empresa criadora da versão 2.0, a Userland Software,empresa que comercializa blogs com serviços de feeds, popularizou o significado da sigla como Really Simple Syndication.
Já o padrão Atom é um projeto totalmente baseado em padrões abertos, consistentes e com uma sintaxe bem mais limpa. Mas neste artigo, daremos preferência ao padrão RSS por ser o mais usado hoje em dia, como já foi mencionado. Você pode ver um exemplo de feed RSS na Listagem 1.
Listagem 1. Exemplo de um feed
<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<rss version="2.0" xmlns:dc="http://purl.org.dc/elements/1.1/" xmlns:xhtml="http://www.w3.org/1999/xhtml">
<channel>
<title>Arquitetura</title>
<link>http://www.msdnbrasil.com.br/Microsoft.RSS/RssDestaques.aspx?ID_CENTER=3</link>
<description>Esta seção é voltada para arquitetos de TI em geral (arquitetos de soluções e infra-estrutura) e aborda vários tópicos relacionados, como arquiteturas para Conexão entre sistemas (SOA, ESB e outros), administração de identidades, arquiteturas para o desenvolvimento de sistemas complexos, bem como escalabilidade e desempenho.</description>
<language>pt-br</language>
<pubDate>24/11/2008</pubDate>
<item>
<id>149</id>
<title>Artigos de Virtualização na TechNet Magazine – Outubro 2008</title>
<description>Aprenda sobre Hyper-V no Windows Server 2008, Management, Application Virtualization, Planning, High Availability, e Disaster Recovery. Veja os guias das tecnologias de virtualização no TechNet.</description>
<link>http://technet.microsoft.com/pt-br/magazine/cc905743.aspx</link>
<target>_self</target>
<image>http://www.microsoft.com/brasil/msdn/images/destaques/headline.gif</image>
<Date>10/09/2008</Date>
<Expire>31/12/2200</Expire>
<type>Destaques</type>
</item>
<item>
<id>150</id>
<title>Conheça o Zermatt</title>
<description>Experimente o Zermatt: um framework para criar e usar federação baseada
<link>https://connect.microsoft.com/content/content.aspx?ContentID=9025&SiteID=642&wa=wsignin1.0</link>
<target>_self</target>
<image>http://www.microsoft.com/brasil/msdn/images/destaques/headline.gif</image>
<Date>10/09/2008</Date>
<Expire>31/12/2200</Expire>
<type>Destaques</type>
</item>
</channel>
</rss>
As tags do arquivo são auto-explicativas. Há uma seção que descreve o objetivo do feed em si, quem é o seu autor, qual a url na qual ele pode ser acessado, etc. Logo abaixo, temos algumas atualizações disponibilizadas no site original, a data em que foram publicadas, seu autor, e o link a partir do qual eles podem acessados.
Como você percebeu na Listagem 1, apesar de o conceito de feeds web ser interessante, esse formato em texto puro é complicado de se ler – lembre-se, este padrão foi criado para ser lido e processado por sistemas. Então é necessário fazermos uso de softwares e serviços específicos, gratuitos, em sua maioria, para assinar os feeds dos sites de nossa preferência que disponibilizam seu conteúdo neste formato. Tais programas e serviços são chamados de ...