Esse artigo faz parte da revista .NET Magazine edição 61. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

eeds web foram criados para permitir que as atualizações geradas por um sistema, pudessem ser disponibilizadas para outros sistemas processarem. Dentre os vários tipos de processamento possíveis, o mais usado é aquele que permite separar o conteúdo de um site atualizado com freqüência, blogs por exemplo, de sua apresentação em HTML. É esta a idéia que iremos discutir até o fim deste artigo.

Com certeza acessando blogs, ou sites de notícias em geral, você já deve ter se deparado com a imagem da Figura 1. Essa figura significa que o site em questão oferece uma maneira alternativa de acessar o seu conteúdo utilizando o formato de feed web.

 

 

Figura 1. Ícone usado em sites para informar conteúdo em formato feed web

 

Na internet você encontrará sites usando os mais variados padrões e versões de feeds web. Os mais usados e suportados pelo .NET Framework 3.5 são o RSS 2.0 e o Atom 1.0. Vamos fazer dar uma breve explicação sobre cada uma destes padrões.

O padrão RSS encontra-se hoje na versão 2.0. Seu formato baseai-se em implementações proprietárias e abertas e apesar de ser o mais utilizado hoje em dia, teve uma concepção confusa. A sigla RSS significa RDF Site Summary, mas a empresa criadora da versão 2.0, a Userland Software,empresa que comercializa blogs com serviços de feeds, popularizou o significado da sigla como Really Simple Syndication.

Já o padrão Atom é um projeto totalmente baseado em padrões abertos, consistentes e com uma sintaxe bem mais limpa. Mas neste artigo, daremos preferência ao padrão RSS por ser o mais usado hoje em dia, como já foi mencionado. Você pode ver um exemplo de feed RSS na Listagem 1.

 

Listagem 1. Exemplo de  um feed

<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>

<rss version="2.0" xmlns:dc="http://purl.org.dc/elements/1.1/" xmlns:xhtml="http://www.w3.org/1999/xhtml">

  <channel>

    <title>Arquitetura</title>

  <link>http://www.msdnbrasil.com.br/Microsoft.RSS/RssDestaques.aspx?ID_CENTER=3</link>

    <description>Esta seção é voltada para arquitetos de TI em geral (arquitetos de soluções e infra-estrutura) e aborda vários tópicos relacionados, como arquiteturas para Conexão entre sistemas (SOA, ESB e outros), administração de identidades, arquiteturas para o desenvolvimento de sistemas complexos, bem como escalabilidade e desempenho.</description>

    <language>pt-br</language>

    <pubDate>24/11/2008</pubDate>

    <item>

      <id>149</id>

      <title>Artigos de Virtualização na TechNet Magazine – Outubro 2008</title>

      <description>Aprenda sobre Hyper-V no Windows Server 2008, Management, Application Virtualization, Planning, High Availability, e Disaster Recovery. Veja os guias das tecnologias de virtualização no TechNet.</description>

      <link>http://technet.microsoft.com/pt-br/magazine/cc905743.aspx</link>

      <target>_self</target>

      <image>http://www.microsoft.com/brasil/msdn/images/destaques/headline.gif</image>

      <Date>10/09/2008</Date>

      <Expire>31/12/2200</Expire>

      <type>Destaques</type>

    </item>

    <item>

      <id>150</id>

      <title>Conheça o Zermatt</title>

      <description>Experimente o Zermatt: um framework para criar e usar federação baseada em Security Token Services (STS).</description>

      <link>https://connect.microsoft.com/content/content.aspx?ContentID=9025&amp;SiteID=642&amp;wa=wsignin1.0</link>

      <target>_self</target>

      <image>http://www.microsoft.com/brasil/msdn/images/destaques/headline.gif</image>

      <Date>10/09/2008</Date>

      <Expire>31/12/2200</Expire>

      <type>Destaques</type>

    </item>

  </channel>

</rss>

 

As tags do arquivo são auto-explicativas. Há uma seção que descreve o objetivo do feed em si, quem é o seu autor, qual a url na qual ele pode ser acessado, etc. Logo abaixo, temos algumas atualizações disponibilizadas no site original, a data em que foram publicadas, seu autor, e o link a partir do qual eles podem acessados.

Como você percebeu na Listagem 1, apesar de o conceito de feeds web ser interessante, esse formato em texto puro é complicado de se ler – lembre-se, este padrão foi criado para ser lido e processado por sistemas. Então é necessário fazermos uso de softwares e serviços específicos, gratuitos, em sua maioria, para assinar os feeds dos sites de nossa preferência que disponibilizam seu conteúdo neste formato. Tais programas e serviços são chamados de ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo