Por que eu devo ler este artigo:Independentemente da área de atuação no desenvolvimento de software, o diagrama de classes possui muitas informações que podem estar ocultas sob seus elementos para pessoas que não estão treinadas em observá-las. E o problema principal é que muitas vezes essas informações podem passar despercebidas não só por desenvolvedores, mas também por analistas de negócio, que são os responsáveis pela construção desses diagramas e não sabem trabalhar mais profundamente sobre eles. Vale ressaltar que é muito importante a correta interpretação deste para gerar classes e atributos corretos e, principalmente, para a utilização dos construtores das classes na construção das regras de negócio de um software a partir das obrigatoriedades existentes nas associações entre as classes. Com base nisso, este artigo visa explorar a interpretação desses aspectos com um exemplo prático de um sistema de compras de bilhetes aéreos, cujo projeto Java será gerado a partir de um diagrama de classes.
Na primeira parte deste artigo foram apresentados os
conceitos relacionados à interpretação de um diagrama de classes UML. Foi visto
que uma associação entre classes contém quatro características básicas: Navegabilidade, que define a direção de
uma associação, podendo ser unidirecional ou bidirecional; Multiplicidade, que indica quantos objetos de uma classe destino
estão presentes em uma classe origem; Conectividade,
que é a união dos dois sentidos da Navegabilidade, formando a representação da
leitura da associação, que pode ser do tipo OneToOne,
OneToMany, ManyToOne e ManyToMany; e
Obrigatoriedade, que indica a
necessidade básica de uma classe para ser instanciada como, por exemplo, para
criar uma instância de uma Casa é necessário que exista um Terreno. Além dos aspectos
básicos de uma associação, foram apresentados conceitos sobre as camadas Model,
Business, View e DAO, que ajudam a organizar a arquitetura de um software.
Com base nisso, nesta segunda parte do artigo iremos
realizar a codificação do diagrama de classes apresentado no próximo tópico. Deste
modo, serão assimilados os conceitos abordados na parte um com a implementação de
cada classe projetada no diagrama. Antes, porém, vale ressaltar que o mesmo
possui várias situações que certamente serão encontradas em outros diagramas, o
ajudando a se preparar para os desafios enfrentados diariamente na carreira de
um desenvolvedor profissional.
O diagrama de classes do sistema de bilhetes aéreos
Além do texto de requisitos do sistema de Bilhetes Aéreos, a
título de melhor visualização dos requisitos, o analista de sistema do projeto
deixou um diagrama de classes UML para ser codificado na linguagem Java,
conforme a Figura 1. Esse diagrama
contém 14 classes e três enums, que serão explicitados com mais detalhes durante
a parte prática deste artigo. Antes disso, é interessante que você o observe e
tente imaginar como seria a codificação das classes, enums e suas associações. Além
disso, também é interessante que você tente antecipar problemas que podem
aparecer durante a codificação. Isto certamente lhe ajudará a entender melhor o
conteúdo apresentado nos próximos tópicos.
Figura 1. Diagrama de classes representando o sistema de bilhetes aéreos.
Codificação da camada Model
Além da qualidade em um projeto de software, é válido
destacar que a codificação de um diagrama de classes é uma tarefa que exige uma
atenção muito grande. Nesta etapa é interessante lembrar de um ditado bastante
conhecido na área da computação: Dividir para Conquistar. Esse “lema” sinaliza
que quando existe um grande problema, por exemplo, codificar o diagrama de
classes desse projeto, a melhor forma de resolvê-lo é através da sua divisão
por partes. Sendo assim, vamos dividir o nosso diagrama de classes para tornar
mais fácil a sua codificação.
Codificação da classe Endereco
A primeira atividade a ser realizada sobre um diagrama de
classes UML é a busca por classes que sejam somente de destino, ou seja, que
possuam somente associações unidirecionais com outras classes e que todas essas
associações terminem nela (a classe destino). No caso do diagrama do projeto, a
classe Endereco, situada no canto
inferior direito, satisfaz essa condição. Repare que existem duas associações
com a classe Endereco (Pessoa e Aeroporto), mas em ambas, Endereco
é a classe destino. Assim, essa classe é uma excelente candidata para iniciar a
codificação da camada model, conforme a Listagem
1.
Em Java, a divisão por camadas é auxiliada pelos pacotes (packages). Com o intuito de manter essa
padronização/organização, para o nosso projeto de tickets aéreos iremos criar
um pacote para a camada model com o nome br.com.devmedia.bilhetesAereos.model.
Listagem 1.
Código da classe Endereco.
01 package br.com.devmedia.bilhetesAereos.model;
02
03 public class Endereco {
04 private Long id;
05 private String rua, complemento, bairro, cidade, estado, pais;
06 private Integer numero;
07
08 //não é necessário construtor default
09
10 //Métodos getters e setters para todos os atributos
11
12 }
Como é possível perceber, todos os atributos do diagrama de
classes foram representados utilizando a palavra-chave private. Isto se deve ao fato de no diagrama de classes esses
atributos estarem representados com um sinal de menos (“-”). Portanto, quando
houver esse símbolo na frente de atributos ou métodos em um diagrama, ele
sempre será private. Caso o símbolo
seja um sinal de adição (“+”) esse atributo ou método deve ser codificado como public. E caso o símbolo seja um sinal
de Hash (“#”), esse atributo ou método deve ser codificado como protected.
Essa definição também tem relação com o conceito da
orientação a objetos chamado encapsulamento. Tal conceito declara que todos os
atributos de uma classe devem estar protegidos de outras classes. Uma forma de
acesso a esses atributos seria através dos métodos ge ...
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos dois tipos de planos: o plano recorrente e o plano anual. No plano recorrente, a cobrança é lançada mensalmente no cartão de crédito, necessitando apenas do limite para uma parcela. No plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX ou no Boleto parcelado (sujeito à analise de crédito)
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias, tanto no plano anual quanto no plano recorrente. Após esse período, se você estiver no plano recorrente e optar por cancelar antes de completar 12 meses, há uma taxa de 10% sobre o valor total. No plano anual, não há multas adicionais, mas o valor pago não é reembolsável.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
A renovação é automática?
Sim, nosso plano anual renova automaticamente após 12 meses, proporcionando conveniência e continuidade no seu aprendizado. Na renovação automática não é debitado do seu cartão as 12 parcelas. Para facilitar e não prejudicar o seu limite, a renovação é feita no modelo recorrente, cobrando uma mensalidade a cada mês.
Além disso, a renovação não tem fidelidade, oferecendo total flexibilidade. Você também tem a liberdade de desativar a renovação automática a qualquer momento, garantindo controle absoluto sobre sua assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
Eu sabia pouquíssimas coisas de programação antes de começar a estudar com
vocês, fui me especializando em várias áreas e ferramentas que tinham na plataforma, e com essa
bagagem consegui um estágio logo no início do meu primeiro
período na faculdade.
Estudo aqui na Dev desde o meio do ano passado!
Nesse período a Dev me ajudou a crescer muito aqui no trampo. Fui o primeiro desenvolvedor contratado pela minha
empresa. Hoje eu lidero um time de desenvolvimento! Minha meta é continuar estudando e praticando para ser um
Full-Stack Dev!
Economizei 3 meses para assinar a plataforma e sendo sincero valeu muito a
pena, pois a plataforma é bem intuitiva e muuuuito
didática a metodologia de ensino. Sinto que estou EVOLUINDO a cada dia. Muito
obrigado!
Nossa! Plataforma maravilhosa. To amando o curso de desenvolvimento
front-end, tinha coisas que eu ainda não tinha visto. A
didática é do jeito que qualquer pessoa consegue aprender. Sério, to apaixonado,
adorando demais.
Adquiri o curso de vocês e logo percebi que são os melhores do Brasil. É
um passo a passo incrível. Só não aprende quem não quer.
Foi o melhor investimento da minha vida!
Foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida e tenho aprendido
bastante com a plataforma. Vocês estão fazendo parte da minha jornada nesse mundo da
programação, irei assinar meu contrato como programador
graças a plataforma.
Wanderson Oliveira
Comprei a assinatura tem uma semana,
aprendi mais do que 4 meses estudando outros cursos. Exercícios práticos que não tem
como não aprender, estão de parabéns!
Obrigado DevMedia, nunca presenciei uma plataforma de ensino tão presente na vida acadêmica de
seus alunos, parabéns!
Eduardo Dorneles
Aprendi React na plataforma da DevMedia há cerca de 1 ano e meio... Hoje estou há 1 ano empregado trabalhando 100% com
React!
Adauto Junior
Já fiz alguns cursos na área e nenhum é tão bom quanto o de vocês. Estou aprendendo
muito, muito obrigado por existirem. Estão de parabéns... Espero um dia conseguir um emprego na
área.