Recursos especiais neste artigo:
Conteúdo sobre Arquitetura.
Autores: Douglas Miranda da Silva, Renan Domingues de Siqueira e Rodrigo Martins Pagliares
Alguma das principais preocupações no desenvolvimento de um software é garantir que ele funcione de maneira correta cumprindo todas as regras pelo qual ele foi desenvolvido. Uma vez que requisitos mudam consideravelmente durante o desenvolvimento, é necessário que o desenvolvedor seja capaz de fazer as alterações necessárias sem medo de que elas possam causar erros inesperados. Com isso, testes são inseridos no processo de desenvolvimento para a garantia da sua qualidade.
Teste de software é o processo de execução de um produto para determinar se ele atingiu suas especificações e funcionou corretamente no ambiente para o qual foi projetado. O seu objetivo é revelar falhas em um produto, para que as causas dessas falhas sejam identificadas e possam ser corrigidas pela equipe de desenvolvimento antes da entrega final. Por conta dessa característica das atividades de teste, dizemos que sua natureza é “destrutiva”, e não “construtiva”, pois visa ao aumento da confiança de um produto através da exposição de seus problemas, porém antes de sua entrega ao usuário final.
Este artigo estuda técnicas e ferramentas que auxiliam no desenvolvimento de testes automatizados e aplica em um estudo de caso, mostrando como implementar esses testes, as vantagens de utilizá-los e as dificuldades encontradas no decorrer da implementação.
Muitos conceitos fundamentais de como testar um sistema orientado a objetos utilizando testes unitários serão apresentados. Os testes unitários focam em uma única classe. Existem para certificar de que o código funciona. Eles controlam todos os aspectos no contexto em que a classe é testada, através de substituição de colabores reais por dublês.
Em que situação o tema é útil
Algumas das principais preocupações no desenvolvimento de um
software são aumentar a garantia da sua qualidade e confiabilidade com menores
custos. Uma das maneiras de aumentar as garantias de que um software funciona
corretamente é através de testes. Testes não automatizados são normalmente
dispendiosos por serem repetitivos, é necessário que o desenvolvedor ou
testador execute todo o processo de teste passo a passo para certificar que o
software estará funcionando corretamente. Assim, essa é uma tarefa muito
propensa a erros.
Testes de software podem ser definidos como o processo de avaliar um sistema ou um componente de um sistema por meios manuais ou automáticos para verificar se ele satisfaz os requisitos especificados ou identificar diferenças entre resultados esperados e obtidos. O objetivo é identificar as falhas de um projeto de software, possibilitando às equipes de desenvolvimento corrigirem as não conformidades antes da entrega do produto final e poder estimar a confiabilidade e a qualidade do produto.
Testes manuais são normalmente dispendiosos por serem repetitivos. É necessário que o desenvolvedor ou testador execute todo o processo de teste passo a passo. Com isso, frameworks para testes foram desenvolvidos em várias linguagens de programação para automatizar o processo que era feito de forma manual através de depuradores. Estes frameworks permitem que os testes sejam escritos apenas uma vez e executados inúmeras vezes. Como os testes automatizados são executados pelo computador, então os resultados são verificados sem falha, e como principal vantagem, executam milhares deles em um curto período de tempo.
Este artigo demonstra como aplicar técnicas de testes unitários para testar sistemas orientados a objetos, isolando suas classes de suas dependências. Para a aplicação dessas técnicas, foi adotado como estudo de caso um sistema de ponto de venda. Este sistema é o PDV ProxyGER. Um sistema PDV é uma aplicação usada (em parte) para registrar vendas e cuidar de pagamentos; é tipicamente usada por lojas de varejo.
O que são testes unitários com dublês de testes?
Testes unitários focam em uma única classe. Eles existem para certificar que o código funciona. Eles controlam todos os aspectos no contexto em que a classe é testada através da substituição de colaboradores reais por dublês. O teste unitário não tem conhecimento de nenhum sistema externo ou outras camadas do próprio sistema. Cada parte deve ser testada de maneira isolada.
A maneira correta de garantir que uma classe está apresentando um comportamento correto é testar seus métodos de maneira isolada. Porém, em sistemas construídos em linguagens orientadas a objetos, diversas classes se relacionam e seus métodos dependem de serviços realizados por métodos de outras classes, o que dificulta o isolamento da mesma de dependências externas. Essas dependências causam as chamadas entradas e saídas indiretas.
As dependências vão afetar diretamente o modo como os testes serão desenvolvidos e para isto, dois conceitos serão apresentados segundo:
· SUT (System Under Test): a parte do sistema que está sendo testada (sistema sobre teste).
· DOC (Depend On Component): qualquer componente exigido pelo SUT para cumprir as suas funções, ou seja, as suas dependências.
Os dublês de testes são adicionados no código para aumentar o controle sobre as entradas e saídas indiretas. Eles fingem serem os colaboradores e seu comportamento é determinado pelo programador de maneira mais conveniente para a realização dos testes. Assim é mais fácil garantir a eficácia dos testes e a confiabilidade do sistema.
Porque utilizar testes automatizados?
Certificar que sistemas de software estão cumprindo todas as regras e o propósito pelo qual ele foi desenvolvido é um grande desafio devido à alta complexidade dos sistemas e às inúmeras dificuldades relacionadas ao processo de desenvolvimento. Tais dificuldades envolvem questões humanas, técnicas e de regras de negócio.
...Confira outros conteúdos:
Programação x Concurso Público
Osvaldo aprendeu programação
DevMedia x Netflix: Onde investir meu...
Black November
Desconto exclusivo para as primeiras 200 matrículas!
Pagamento anual
12x no cartão
De: R$ 69,00
Por: R$ 54,90
Total: R$ 658,80
Garanta o desconto
- Formação FullStack Completa
- Carreira Front-end I e II, Algoritmo e Javascript, Back-end e Mobile
- +10.000 exercícios gamificados
- +50 projetos reais
- Comunidade com + 200 mil alunos
- Estude pelo Aplicativo (Android e iOS)
- Suporte online
- 12 meses de acesso
Pagamento recorrente
Cobrado mensalmente no cartão
De: R$ 79,00
Por: R$ 54,90 /mês
Total: R$ 658,80
Garanta o desconto
- Formação FullStack Completa
- Carreira Front-end I e II, Algoritmo e Javascript, Back-end e Mobile
- +10.000 exercícios gamificados
- +50 projetos reais
- Comunidade com + 200 mil alunos
- Estude pelo Aplicativo (Android e iOS)
- Suporte online
- Fidelidade de 12 meses
- Não compromete o limite do seu cartão
<Perguntas frequentes>
Nossos casos de sucesso
Eu sabia pouquíssimas coisas de programação antes de começar a estudar com vocês, fui me especializando em várias áreas e ferramentas que tinham na plataforma, e com essa bagagem consegui um estágio logo no início do meu primeiro período na faculdade.
Estudo aqui na Dev desde o meio do ano passado!
Nesse período a Dev me ajudou a crescer muito aqui no trampo.
Fui o primeiro desenvolvedor contratado pela minha
empresa. Hoje eu lidero um time de desenvolvimento!
Minha meta é continuar estudando e praticando para ser um
Full-Stack Dev!
Economizei 3 meses para assinar a plataforma e sendo sincero valeu muito a pena, pois a plataforma é bem intuitiva e muuuuito didática a metodologia de ensino. Sinto que estou EVOLUINDO a cada dia. Muito obrigado!
Nossa! Plataforma maravilhosa. To amando o curso de desenvolvimento front-end, tinha coisas que eu ainda não tinha visto. A didática é do jeito que qualquer pessoa consegue aprender. Sério, to apaixonado, adorando demais.
Adquiri o curso de vocês e logo percebi que são os melhores do Brasil. É um passo a passo incrível. Só não aprende quem não quer. Foi o melhor investimento da minha vida!
Foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida e tenho aprendido bastante com a plataforma. Vocês estão fazendo parte da minha jornada nesse mundo da programação, irei assinar meu contrato como programador graças a plataforma.
Wanderson Oliveira
Comprei a assinatura tem uma semana, aprendi mais do que 4 meses estudando outros cursos. Exercícios práticos que não tem como não aprender, estão de parabéns!
Obrigado DevMedia, nunca presenciei uma plataforma de ensino tão presente na vida acadêmica de seus alunos, parabéns!
Eduardo Dorneles
Aprendi React na plataforma da DevMedia há cerca de 1 ano e meio... Hoje estou há 1 ano empregado trabalhando 100% com React!
Adauto Junior
Já fiz alguns cursos na área e nenhum é tão bom quanto o de vocês. Estou aprendendo muito, muito obrigado por existirem. Estão de parabéns... Espero um dia conseguir um emprego na área.
Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.